quarta-feira, 21 de abril de 2010

Anna (uma comédia musical)


 Não é porque o filme tem o meu nome que eu vou puxar sardinha não, mas é um filme ótimo e eu descobri sozinha porque sempre me indicam filmes que tem personagens chamadas Ana, mas quando eu fui na exposição do Serge Gainsbourg, no Sesi, eu vi a capa do vinil da trilha sonora e fiquei interessada em vê-lo, eu sou mimada demais,quando eu quero uma coisa nem o diabo me suporta. Eu busquei no Google informações em português e não achei, o filme foi um parto para achar, não existe em lugar nenhum na terra brasilis. No filme, tem a musa da Nouvelle Vague, a Anna Karina que interpreta a Anna, o Jean-Claude Brialy que trabalhou com Truffaut, Godard, Chabrol, Buñuel, interpreta o Serge, além de duas participações super especiais: do Serge Gainsbourg que cantou e fez a trilha do filme e também a participação da Marianne Faithful. A direção é do Pierre Koralnik.
Além das músicas ótimas, uma coisa que eu fiquei de queixo caído foi o figurino de dar inveja à Lady Gaga, o filme é de 1967, mas as roupas são futuristas, nem piscava vendo tudo aquilo.
Você acha que só música e moda já é o bastante? Que nada! Eles colocaram a fotografia, a publicidade, Pop Art, HQ's, consumo da cultura americana, como filmes de faroeste e de guerra.
A trama é a seguinte: Anna sai acidentalmente em uma foto publicitária, ela estava na estação de trem, lá tinha uma sessão de fotos e puxaram ela para sair em uma. Serge trabalha na agência publicitária, viu a foto de Anna e se apaixonou, moveu céus e terra para o pessoal encontrá-la. O mais interessante é que ela estava ali, na mesma agência que ele trabalhava, era colorista da revista, pintava com azul e vermelho se fizesse direito poderia ser admitida no laranja tb. Ela usava um óculos redondo de aros pretos e era um tipo de Betty, a feia.
É muito interessante que o filme aborda  a cultura da imagem, já diz o provérbio, uma imagem vale mais que mil palavras e no meio de tantas imagens e informações, a gente não presta a atenção no que está ao nosso lado. A imagem da Anna real e a Anna da publicidade era muito diferente, mostra como a gente se ilude com coisas que não é nada daquilo. Através da mídia, você cria fantasias, a pessoa não é o que você vê, é o que você imagina.
Vou postar abaixo a letra da música Un jour comme un autre (uma dia como qualquer outro), para ver o vídeo no Youtube com essa  + a música Roller girl, clique no link http://www.youtube.com/watch?v=Yk7kMNzzrNs&NR=1

C'est un jour comme un autre
Et pourtant tu t'en vas
Tu t'en vas vers une autre
Sans me dire un seul mot
Et je ne comprends pas

C'est un jour comme un autre
Mais nous sommes déjà éloignés l'un de l'autre
De nous deux, il ne reste que moi, mais pour quoi

Toi, tu étais pour moi tout
Ce que j'espérais
Toi tu étais ma vie et même un peu plus
Tu étais l'amour

C'est un jour comme un autre
Et pourtant tu t'en vas
Tu t'en vas vers une autre
Sans me dire un seul mot
Et je ne comprends pas

C'est un jour comme un autre
Mais moi j'ai mal de toi
Moi qui riais des autres aujourd'hui c'est vous deux qui devez rire de moi

Toi, tu prends à jamais tout ce que j'espérais
Toi tu me prends la vie et même un peu plus
Tu me prends l'amour

C'est un jour comme un autre
Et pourtant tu t'en vas
Et pourtant tu t'en vas

2 comentários:

  1. Fiquei interessada em assistir o filme, você conseguiu encontrar no final das contas? Onde? Andei procurando, mas realmente é um parto. haha

    ResponderExcluir
  2. Eu achei ele em torrent. Ainda não baixei, mas tem as legendas em PT tbm

    http://www.kat.ph/anna-1967-t3208689.html

    ResponderExcluir