quarta-feira, 5 de maio de 2010

O ciclista



É um filme do diretor iraninano Mohsen Makhmalbaf, eu quis muito assistir a este filme depois que assisti Close up, do Abbas Kiarostami, em que o personagem principal adorava esse filme, pois mudou a vida dele. Eu, particularmente adoro quando um filme te indica outro filme. Isso já aconteceu quando assisti Vivre sa vie, de Godard,  a personagem da Anna Karina foi ao cinema assistir o filme "A paixão de Joana d'Arc", aí fui à caça dele também.
Voltando ao ciclista, é um filme triste, porém poético. Um homem, imigrante afegão, está com sua esposa doente, sem emprego, com um filho, precisa colocá-la em um hospital, mas não tem dinheiro, a única coisa que ele conseguiu foi participar de um freak show, ficar pedalando durante uma semana, sem descer da bicicleta, sem dormir, o coitado topava tudo por dinheiro. É tão difícil sobreviver como imigrante, ser um peregrino em terra estranha, ainda ter que passar por toda espécie de infortúnios, privações e humilhações.
Pedalando, de repente ele começa a sentir sono, coloca palito no olho para não fechar, o olho fica vermelho, o filho começa a dar tapas na cara dele para despertá-lo, outros jogam água, a imprensa sensacionalista chega. É uma reflexão de até que ponto nos humilhamos para manter a unidade familiar, o que fazemos para sobreviver, parece que o ser humano tem prazer em ver a desgraça do próximo, é a ridicularização da espécie. Ver aquele homem tentando vencer, enquanto sua esposa tenta se curar, o médico disse que ela é uma coleção de doenças, quando pagam a diária, ela recebe o medicamento, quando não pagam, ela fica agonizando.
Os filmes iranianos, além de mostrar a miséria social, falam muito sobre o comportamento humano que de uma certa forma, você se identifica por ser um tema universal.

3 comentários:

  1. Muito interessante seu blog.
    Faço CInema e também sou apaixonado por filmes.
    Como você conseguiu esse daí?

    ResponderExcluir
  2. Eu também to procurando ele, mas não achei em locadora e nem pra baixar!
    Que trágico, onde tu conseguiu ele?

    ResponderExcluir
  3. consegui uma cópia com um amigo pq não vi nem em locadora

    ResponderExcluir