Foi proposto no desafio literário ler um romance épico, li "A divina comédia", de Dante Alighieri, é divido em 100 cantos e em três lugares: inferno, purgatório e céu. Virgílio, um poeta que o guia. Beatriz, a musa inspiradora, na vida real, Beatriz foi uma mulher que ele amou e dedicou todo esse amor neste livro, já que ela casou com outro. Há muitos outros personagens que também foram pessoas reais com quem ele tinha afeto e desafeto. Os que ele tinha afeto encontra-se no purgatório ou no céu, já os desafetos, no inferno.
É uma literatura medieval, do séc. XIV, porém riquíssima em detalhes, quase uma matemática. Entenda melhor a explicação aqui. O que se perde na tradução é a terza rima porque não soa como no original.
Na descrição do inferno é terrível, em compensação o purgatório é um tédio e o céu é muito calmo.
O inferno é divido em 9 círculos, cada círculo representa um pecado: 1º círculo: limbo onde ficam os que não conheceram o cristianismo, mas tinham virtudes, 2º luxúria, 3º os que cometeram o pecado da gula, 4º avarentos, 5º iracundos, 6º hereges, 7º homossexuais, 8º crimes hediondos no geral, 9º traidores
O purgatório tem 7 círculos, cada um representa os 7 pecados capitais, lá Dante se separa de Virgílio e prossegue com Beatriz.
O céu é divido tem céus móveis e céus fixos, lá Dante encontra Deus por intermédio da Virgem Maria
Apesar da grandiosidade da obra, eu não estava com o espírito aberto para recebê-la, levei um mês lendo arrastada, mas fui até o final. Eu li este livro da foto acima, mas é possível pegar a versão e-book no Domínio Público.
Para quem é otaku, tem o filme de anime "Dante's inferno", assisti com o Samuca e adorei
quarta-feira, 30 de março de 2011
terça-feira, 29 de março de 2011
cara-metade
Faz tempo que não coloco uma letra de música aqui, escolhi a "Origin of love" trilha do filme "Hedwig and the Angry Inch" do John Cameron Mitchel, que é baseada no mito "Andróginos" de Aristófones. Segundo Aristófanes, a origem do amor remonta ao mito dos seres andróginos e completos. O seu discurso no Banquete de Platão, é tido como a primeira referência á androginia, na Antiguidade Clássica.
Segundo o mito de Aristófanes, os seres humanos eram essencialmente duplos, constituídos por duas metades, existindo três tipificações: a primeira era constituída por duas metades homem, a segunda por duas metades mulher e a terceira era constituída de metade homem e metade mulher. Resolvidos a desafiar os deuses, tiveram como castigo a divisão de cada uma das suas partes, sendo condenados a vagarem errantes pelo mundo. O amor seria então a tentativa de cada uma dessas metades retomarem a unidade perdida.
O amor deseja o que não possui e deseja não perder o que possui. É um intermediário, passagem. No mito de Aristófanes cada um é a metade de si mesmo (e o amor é a união das partes separadas).
The Origin Of Love
Hedwig And The Angry Inch
Composição : Rufus Wainwright
When the earth was still flat
And clouds made of fire
And mountains stretched up to the sky
Sometimes higher
Folks roamed the earth like big rolling kegs
They had two sets of arms
They had two sets of legs
They had two faces peering
Out of one giant head
So they could watch all around them
As they talked; while they read
And they never knew nothing of love
It was before the origin of love
The origin of love
And there were three sexes then,
One that looked like two men
Glued up back to back
Called the children of the sun
And similiar in shape and girth
Were the children of the earth
They looked like two girls rolled up in one
And the children of the moon
Were like a fork shoved on a spoon
They were part sun, part earth, part daughter, part son
The origin of love
When the gods grew quite scared
Of our strength and defiance
And Thor said "I'm gonna kill them all with my hammer
Like I killed the giants"
But Zeus said "No
You better let me use my lightning like scissors
Like I cut the legs off the whales
And dinosaurs into lizards"
Then he grabbed up some bolts
And he let out a laugh
Said "I'll split them right down the middle
Gonna cut them right up in half"
And the storm clouds gathered above
Into great balls of fire.
And then fire shot down from the sky in bolts
Like shining blades of a knife
And it ripped right through the flesh
Of the children of the sun and the moon
And the earth
And some Indian god sewed the wound up
Into a hole
Pulled it 'round to our bellies
To remind us the price we pay
And Osiris and the gods of the Nile
Gathered up a big storm
To blow a hurricane
To scatter us away
A flood of wind and rain
A sea of tidal waves
To wash us all away
And if we don't behave
They'll cut us down again
We'll be hopping around on one foot
And looking through one eye
The last time I saw you
We had just split in two
You was looking at me
I was looking at you
You had a way so familiar
But I could not recognize
'cause you had blood in your face
And I had blood in my eyes
But I could swear by your expression
That the pain down in your soul
Was the same as the one down in mine
That's the pain
That cuts a straight line down through the heart
We call it love
So we wrapped our arms around each other
Trying to shove ourselves back together
We were making love
Making love
It was a cold dark evening such a long time ago
When by the might hand of Jove
It was a sad story how we became
Lonely two-legged creatures
It's the story
The origin of love
That's the origin of love.
Segundo o mito de Aristófanes, os seres humanos eram essencialmente duplos, constituídos por duas metades, existindo três tipificações: a primeira era constituída por duas metades homem, a segunda por duas metades mulher e a terceira era constituída de metade homem e metade mulher. Resolvidos a desafiar os deuses, tiveram como castigo a divisão de cada uma das suas partes, sendo condenados a vagarem errantes pelo mundo. O amor seria então a tentativa de cada uma dessas metades retomarem a unidade perdida.
O amor deseja o que não possui e deseja não perder o que possui. É um intermediário, passagem. No mito de Aristófanes cada um é a metade de si mesmo (e o amor é a união das partes separadas).
The Origin Of Love
Hedwig And The Angry Inch
Composição : Rufus Wainwright
When the earth was still flat
And clouds made of fire
And mountains stretched up to the sky
Sometimes higher
Folks roamed the earth like big rolling kegs
They had two sets of arms
They had two sets of legs
They had two faces peering
Out of one giant head
So they could watch all around them
As they talked; while they read
And they never knew nothing of love
It was before the origin of love
The origin of love
And there were three sexes then,
One that looked like two men
Glued up back to back
Called the children of the sun
And similiar in shape and girth
Were the children of the earth
They looked like two girls rolled up in one
And the children of the moon
Were like a fork shoved on a spoon
They were part sun, part earth, part daughter, part son
The origin of love
When the gods grew quite scared
Of our strength and defiance
And Thor said "I'm gonna kill them all with my hammer
Like I killed the giants"
But Zeus said "No
You better let me use my lightning like scissors
Like I cut the legs off the whales
And dinosaurs into lizards"
Then he grabbed up some bolts
And he let out a laugh
Said "I'll split them right down the middle
Gonna cut them right up in half"
And the storm clouds gathered above
Into great balls of fire.
And then fire shot down from the sky in bolts
Like shining blades of a knife
And it ripped right through the flesh
Of the children of the sun and the moon
And the earth
And some Indian god sewed the wound up
Into a hole
Pulled it 'round to our bellies
To remind us the price we pay
And Osiris and the gods of the Nile
Gathered up a big storm
To blow a hurricane
To scatter us away
A flood of wind and rain
A sea of tidal waves
To wash us all away
And if we don't behave
They'll cut us down again
We'll be hopping around on one foot
And looking through one eye
The last time I saw you
We had just split in two
You was looking at me
I was looking at you
You had a way so familiar
But I could not recognize
'cause you had blood in your face
And I had blood in my eyes
But I could swear by your expression
That the pain down in your soul
Was the same as the one down in mine
That's the pain
That cuts a straight line down through the heart
We call it love
So we wrapped our arms around each other
Trying to shove ourselves back together
We were making love
Making love
It was a cold dark evening such a long time ago
When by the might hand of Jove
It was a sad story how we became
Lonely two-legged creatures
It's the story
The origin of love
That's the origin of love.
quarta-feira, 23 de março de 2011
Stop bullying me!
Depois que o mundo assistiu o sofrimento do jovem australiano ao tentar se defender das agressões que sofria só porque é gordo, resolvi falar de alguns filmes que tratam desse assunto (veja video com a entrevista)
A solidão dos números primos
Fragmento do filme:
Mattia tem uma irmã gêmea com problemas mentais, desde pequeno é responsável em ficar "de olho" nela, às vezes ele sente vergonha porque ela começa a surtar na sala de aula, ele era muito inteligente, mas gostava de se isolar e de se cortar. Na escola conhece Alice, uma menina que sofreu um acidente e ficou manca, ela sofre bullying por isso, os dois tornam-se amigos, mas nunca conseguirão relacionar-se, encontrar-se verdadeiramente porque são números primos, porque tem marcas do passado, só conhecem o desprezo e o isolamento.
Alone
Esse filme é de terror coreano, tirando o frio na espinha que senti quando vi, aprendi uma palavra que até então não tinha ouvido: "Hikikomori" que em japonês quer dizer "isolado em casa". Neste filme a menina era vítima de bullying e resolveu não mais sair do quarto. No Japão isso é muito comum, quando a pessoa não consegue lidar com a pressão social, torna-se um sociopata, muitos desenvolvem depressão, síndrome do pânico e outras desordens mentais, alguns tornam-se agressivos mutilando o próprio corpo ou agredindo pessoas da família. O filme trata deste tema de uma forma bem punk, afinal é um terror oriental. Meda!
Carrie, a estranha
Esse é um clássico do Brian de Palma. Terror também. A Sissy Spacek tão lindinha, até virar o bicho, néam!
Além de sofrer bullying na escola, era oprimida por uma mãe religiosa, até que se interessou por poderes paranormais e após ser humilhada ao extremo na festa de formatura, ela colocou em prática o que aprendeu.
"Que se mueran los feos" y "Gordos"
Dois filmes espanhóis de comédia . Que se mueran los feos é protagonizado pelo o ator Javier Camara que trabalhou em Habla con ella (enfermeiro), Lucia y el sexo, La mala educacion, etc. Apesar de ser uma comédia, muito engraçada por sinal, na pele do feio era uma tragédia.
Gordos é uma forma bem provocativa de mostrar o mercado das dietas, o que as pessoas são capazes de fazer para ficar em forma, a humilhação que as pessoas passam por serem gordas
Vou parar por aqui, assuntos assim me deixam deprimida!
A solidão dos números primos
Fragmento do filme:
Números primos podem ser divididos somente por eles e por 1. Eles são números especiais, duvidosos e solitários. Alguns números primos ainda mais especiais: são chamados de "gêmeos",um par de números primos que subtraídos resultam em dois, como 11 e 13 ou 17 e 19, mas os números primos gêmeos nunca se tocam pois eles sempre estão separados por um número par.
Mattia tem uma irmã gêmea com problemas mentais, desde pequeno é responsável em ficar "de olho" nela, às vezes ele sente vergonha porque ela começa a surtar na sala de aula, ele era muito inteligente, mas gostava de se isolar e de se cortar. Na escola conhece Alice, uma menina que sofreu um acidente e ficou manca, ela sofre bullying por isso, os dois tornam-se amigos, mas nunca conseguirão relacionar-se, encontrar-se verdadeiramente porque são números primos, porque tem marcas do passado, só conhecem o desprezo e o isolamento.
Alone
Esse filme é de terror coreano, tirando o frio na espinha que senti quando vi, aprendi uma palavra que até então não tinha ouvido: "Hikikomori" que em japonês quer dizer "isolado em casa". Neste filme a menina era vítima de bullying e resolveu não mais sair do quarto. No Japão isso é muito comum, quando a pessoa não consegue lidar com a pressão social, torna-se um sociopata, muitos desenvolvem depressão, síndrome do pânico e outras desordens mentais, alguns tornam-se agressivos mutilando o próprio corpo ou agredindo pessoas da família. O filme trata deste tema de uma forma bem punk, afinal é um terror oriental. Meda!
Carrie, a estranha
Esse é um clássico do Brian de Palma. Terror também. A Sissy Spacek tão lindinha, até virar o bicho, néam!
Além de sofrer bullying na escola, era oprimida por uma mãe religiosa, até que se interessou por poderes paranormais e após ser humilhada ao extremo na festa de formatura, ela colocou em prática o que aprendeu.
"Que se mueran los feos" y "Gordos"
Dois filmes espanhóis de comédia . Que se mueran los feos é protagonizado pelo o ator Javier Camara que trabalhou em Habla con ella (enfermeiro), Lucia y el sexo, La mala educacion, etc. Apesar de ser uma comédia, muito engraçada por sinal, na pele do feio era uma tragédia.
Gordos é uma forma bem provocativa de mostrar o mercado das dietas, o que as pessoas são capazes de fazer para ficar em forma, a humilhação que as pessoas passam por serem gordas
Vou parar por aqui, assuntos assim me deixam deprimida!
terça-feira, 15 de março de 2011
Exílios
Durante o carnaval, um dos 20 filmes que vi foi o francês "Exílios", sobre um casal francês, descendentes de argelinos, mas não conhecem a Argélia, nem a língua e nem a cultura. Decidem sair da França e irem para lá na base da carona, passam pela Espanha, conhecem pessoas e o principal, vão em busca de conhecer a eles próprios, suas origens, etc.
Por consequência, o filme despertou em mim o interesse em saber de onde vim, mas notei que minha família é constituída de retirantes e imigrantes, nenhuma geração ficou inerte em um lugar. Minha bisavó materna era índia que casou com um branco, minha bisavó paterna era negra que casou com branco, minha avó paterna saiu da Bahia a pé e se instalou no Mato Grosso, meu pai saiu de lá e veio para São Paulo, minha mãe saiu de Minas Gerais e veio para Sampa, conheceram-se e casaram, agora é minha vez de começar minha andança, vou de mala e cuia para o Canadá, só passagem de ida e sem previsão de retorno nem para as férias. Diferente do filme, não vou em busca das minhas raízes, mas vou seguir os passos dos meus antepassados, sempre em busca de um lugar melhor para se viver (exceto os negros que vieram à força), ter êxito no êxodo, é não pertencer a lugar nenhum e a todos ao mesmo tempo. Tem um fragmento do filósofo francês Michel Serres que diz:
Eu acredito que só me mexendo eu aprendo alguma coisa, não consigo deixar crescer raíz, porque quanto maior a raiz fincada à terra, mais difícil será o rompimento.
Voltando ao filme, é muito bom, tem o ator que está muito em alta nos mais recentes filmes franceses, o Romain Duris, a trilha sonora é muito rica com músicas espanholas e árabes, além do roteiro fantástico.
Por consequência, o filme despertou em mim o interesse em saber de onde vim, mas notei que minha família é constituída de retirantes e imigrantes, nenhuma geração ficou inerte em um lugar. Minha bisavó materna era índia que casou com um branco, minha bisavó paterna era negra que casou com branco, minha avó paterna saiu da Bahia a pé e se instalou no Mato Grosso, meu pai saiu de lá e veio para São Paulo, minha mãe saiu de Minas Gerais e veio para Sampa, conheceram-se e casaram, agora é minha vez de começar minha andança, vou de mala e cuia para o Canadá, só passagem de ida e sem previsão de retorno nem para as férias. Diferente do filme, não vou em busca das minhas raízes, mas vou seguir os passos dos meus antepassados, sempre em busca de um lugar melhor para se viver (exceto os negros que vieram à força), ter êxito no êxodo, é não pertencer a lugar nenhum e a todos ao mesmo tempo. Tem um fragmento do filósofo francês Michel Serres que diz:
“De fato, nada aprendi sem que tenha partido, nem ensinei ninguém sem convidá-lo a deixar o ninho. Partir exige um dilaceramento que arranca uma parte do corpo á parte que permanece aderente à margem do nascimento, à vizinhança do parentesco, à casa e à aldeia dos usuários, à cultura da língua e à rigidez dos hábitos. Quem não se mexe, nada aprende.”
Eu acredito que só me mexendo eu aprendo alguma coisa, não consigo deixar crescer raíz, porque quanto maior a raiz fincada à terra, mais difícil será o rompimento.
Voltando ao filme, é muito bom, tem o ator que está muito em alta nos mais recentes filmes franceses, o Romain Duris, a trilha sonora é muito rica com músicas espanholas e árabes, além do roteiro fantástico.
terça-feira, 1 de março de 2011
Momento Literário:Trilogia tebana
"A Trilogia Tebana", são três peças dramáticas de Sófocles: Édipo Rei, Édipo em Colono e Antígona.
Para entender as peças é necessário entender um pouco da mitologia grega. Na tragédia, o que está ruim pode ficar bem pior. Tudo começa com uma maldição hereditária, Laio, pai de Édipo, era homossexual e nutria uma paixão mórbida por Crísipo, passado um tempo, Édipo casa com a Jocasta. Ao consultar o oráculo, ele fica sabendo que seu castigo por ter amado um homem é que quando tiver um filho, este filho iria matá-lo, quando Édipo nasceu, para fugir da maldição, ele deu seu filho ao rei Pôlibo que não podia ter filhos. Com o passar do tempo, Édipo encontrou em seu caminho um velho folgado, ele matou o homem porque não suportou a chatice, esse homem era seu pai, mas ele não sabia. Chegando em Tebas, ele conseguiu decifrar os enigmas propostos pela Esfinge, como recompensa o povo tebano declara que Édipo é Rei e ele se casa com Jocasta, sua mãe, mas ele também não sabia disso e muito menos ela. O casal teve 4 filhos.
Édipo Rei
A peça começa a partir do momento em que Édipo já é rei e tenta descobrir porque a cidades está sofrendo um castigo, foram assolados pela peste. Então começam a consultar oráculos, profetas, adivinhadores, aí ele descobre o que aconteceu, mas custa a acreditar e quando descobre que matou o pai e casou com a mãe ele renuncia, pede para sair e fura os olhos porque não quer mais ver.
Édipo em Colono
Narra o vida dele na mendicância, andando sem rumo, guiado por sua filha Antígona, finalmente se instalam nas imediações de Colono. Neste período, seus filhos disputam o poder e um mata o outro.
Antígona
Após a morte de Édipo, Antígona volta para Tebas, ela tenta dar um enterro digno ao irmão, mesmo sendo proibida de fazê-lo, para ela, os sentimentos ou lei natural está acima da lei do Estado. Ela é condenada à morte. Também tem o suicídio de Hêmom que é muito ao estilo Romeu e Julieta, claro que Shakespeare vem bem depois disso.... rs
Assim acaba a tragédia grega, nenhum personagem sobrevive para contar a história.
Para entender as peças é necessário entender um pouco da mitologia grega. Na tragédia, o que está ruim pode ficar bem pior. Tudo começa com uma maldição hereditária, Laio, pai de Édipo, era homossexual e nutria uma paixão mórbida por Crísipo, passado um tempo, Édipo casa com a Jocasta. Ao consultar o oráculo, ele fica sabendo que seu castigo por ter amado um homem é que quando tiver um filho, este filho iria matá-lo, quando Édipo nasceu, para fugir da maldição, ele deu seu filho ao rei Pôlibo que não podia ter filhos. Com o passar do tempo, Édipo encontrou em seu caminho um velho folgado, ele matou o homem porque não suportou a chatice, esse homem era seu pai, mas ele não sabia. Chegando em Tebas, ele conseguiu decifrar os enigmas propostos pela Esfinge, como recompensa o povo tebano declara que Édipo é Rei e ele se casa com Jocasta, sua mãe, mas ele também não sabia disso e muito menos ela. O casal teve 4 filhos.
Édipo Rei
A peça começa a partir do momento em que Édipo já é rei e tenta descobrir porque a cidades está sofrendo um castigo, foram assolados pela peste. Então começam a consultar oráculos, profetas, adivinhadores, aí ele descobre o que aconteceu, mas custa a acreditar e quando descobre que matou o pai e casou com a mãe ele renuncia, pede para sair e fura os olhos porque não quer mais ver.
Édipo em Colono
Narra o vida dele na mendicância, andando sem rumo, guiado por sua filha Antígona, finalmente se instalam nas imediações de Colono. Neste período, seus filhos disputam o poder e um mata o outro.
Antígona
Após a morte de Édipo, Antígona volta para Tebas, ela tenta dar um enterro digno ao irmão, mesmo sendo proibida de fazê-lo, para ela, os sentimentos ou lei natural está acima da lei do Estado. Ela é condenada à morte. Também tem o suicídio de Hêmom que é muito ao estilo Romeu e Julieta, claro que Shakespeare vem bem depois disso.... rs
Assim acaba a tragédia grega, nenhum personagem sobrevive para contar a história.