quarta-feira, 30 de março de 2011

Desafio Literário: A divina comédia - Dante Alighieri

Foi proposto no desafio literário ler um romance épico, li "A divina comédia", de Dante Alighieri, é divido em 100 cantos e em três lugares: inferno, purgatório e céu. Virgílio, um poeta que o guia. Beatriz, a musa inspiradora, na vida real, Beatriz foi uma mulher que ele amou e dedicou todo esse amor neste livro, já que ela casou com outro. Há muitos outros personagens que também foram pessoas reais com quem ele tinha afeto e desafeto. Os que ele tinha afeto encontra-se no purgatório ou no céu, já os desafetos, no inferno.
É uma literatura medieval, do séc. XIV, porém riquíssima em detalhes, quase uma matemática. Entenda melhor a explicação aqui. O que se perde na tradução é a terza rima porque não soa como no original.
Na descrição do inferno é terrível, em compensação o purgatório é um tédio e o céu é muito calmo.
O inferno é divido em 9 círculos, cada círculo representa um pecado: 1º círculo: limbo onde ficam os que não conheceram o cristianismo, mas tinham virtudes, 2º luxúria, 3º os que cometeram o pecado da gula, 4º avarentos, 5º iracundos, 6º hereges, 7º homossexuais, 8º crimes hediondos no geral, 9º traidores

O purgatório tem 7 círculos, cada um representa os 7 pecados capitais, lá Dante se separa de Virgílio e prossegue com Beatriz.
O céu é divido tem  céus móveis e céus fixos, lá Dante encontra Deus por intermédio da Virgem Maria

Apesar da grandiosidade da obra, eu não estava com o espírito aberto para recebê-la, levei um mês lendo arrastada, mas fui até o final. Eu li este livro da foto acima, mas é possível pegar a versão e-book no Domínio Público.

Para quem é otaku, tem o filme de anime "Dante's inferno", assisti com o Samuca e adorei

Um comentário:

  1. Também concordo que seja uma obra que requer um estado de ânimo propício a recebê-la. Fico feliz de que tenhas cumprido o desafio.

    Beijos

    ResponderExcluir