quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Meme Literário de 1 mês: 13º dia


13ª pergunta: Se você pudesse trocar de lugar com o personagem de um livro, qual seria? Que história dessa personagem você gostaria de viver?

Capitu - Minisserie- Rede Globo - Dez/2008
 Eu seria a Capitu (Livro: Dom Casmurro - Machado de Assis), é uma mulher enigmática, com olhos de ressaca, de cigana dissimulada, ela era uma mulher forte, alegre, livre, com toques de sensualidade, misteriosa e isso incomodava, principalmente o marido, afinal, temos só a versão dele da história, será que realmente ela traía-o? Para mim, ele é um Othelo, tinha um ciúmes doentio que o transtornava, mas ela sim, era uma diva.

A minha segunda opção de personagem seria a Nora, da peça "Casa de bonecas", do Ibsen, já falei dela aqui. Era uma mulher que viu que a liberdade e a emancipação feminina era muito importante, que sacrifícios por amor tem limites e que ser você mesma, amar-se e respeitar-se são opções valiosas para vida, melhor que viver sufocada, só doando e nunca recebendo nada em troca. Filhos são uns ingratos, nunca reconhecem o que você faz por eles e na primeira oportunidade vão embora. Marido, se um dia ver uma menininha mais jovem dando mole, nunca vai pensar em tudo o que você fez por ele, porque ele pensa com a outra cabeça. Mulher é sempre sozinha e se não tiver amor-próprio, quando for abandonada vai ficar perdida e deprimida, mas quando se é realista e tem controle da situação, pode até sofrer as perdas, mas vai saber se reerguer e se virar.
"A woman cannot be herself in the society of the present day, which is an exclusively masculine society, with laws framed by men and with judicial system that judges feminine conduct from a masculine point of view." (from Ibsen's Workshop, 1912) 
A Mulher de 30 anos, de Balzac, não é um personagem, mas é uma descrição de uma mulher que eu também queria ser. Enquanto a de 20 anos está no auge da beleza e se descobrindo sexualmente, a de 30 já é poderosa, sabe o que quer e isso intimida de certa forma os homens, eles preferem ensinar uma menos experiente a ter que lidar com uma mais exigente e confiante.
PS: As mulheres, personagens da Literatura são muito sofredoras (vide Anna Karenina, Madame Bovary, Lolita, etc.), é só tragédia pro lado delas, elas tem que se sentir culpadas por amar alguém, tem que morrer, suicidar-se, enlouquecer ou sofrer abusos. Os homens sempre saem ilesos, mas a mulher, desde o pecado original de Eva em ter dado o fruto para Adão, segundo a mitologia bíblica, já é culpada por todos os males do mundo e assim, todas as mulheres que vieram depois dela.
Bem, deixa eu parar por aqui, o que era para ser só uma resposta simples, acabou sendo um manifesto feminista. ;)

Para saber mais do Meme Literário de Um Mês, clique aqui.

2 comentários:

  1. Também estou no Meme!
    Bacana poder visitar os blogs e encontrar tantas dicas de livros!

    Sabe que também adoraria ser Capitu para conhecer sua versão? No colégio fui Capitu, numa peça de teatro! Gosto bastante dessa personagem e desse livro do Machado de Assis.

    Boa pedida!

    ResponderExcluir
  2. Capitu!!

    Ah, Capitolina para mim é a maior criação feminina da Literatura brasileira, Diadorim é bárbara também, mas nada supera os olhos de ressaca da mocinha de Dom Casmurro!

    ResponderExcluir