quarta-feira, 27 de junho de 2012

1 semana no Canada

Depois de muito chorôrô no aeroporto de GRU, chegamos com 6 malas grandes, mais mochilas e bolsas no aeroporto Jean-Lesage que é menor que o aeroporto de Ilhéus- Bahia, só tinha a gente na fila da imigraçao. Fui pro apartamento que aluguei provisoriamente. Gosh, que francês é esse que os quebecois falam? Fiquei asustada, pedi consolo no grupo de brasileiros do Google groups, eles me ajudaram dando dicas, comecei a resolver as coisas, deu tudo certo. Aqui faz muito calor sim, 30°C, no verao escurece so às 21h e 4h da matina ja está claro. Ja vi o show do Cirque de Soleil de graça, fui ao show da Fête Nationale du Quebec, que além de uma vasta programaçao cultural, tem um forte discurso separatista, um cara que estava no palco, falava do Quebec e do resto do Canada como se fossem duas coisas distintas. Para quem nao sabe, o Quebec é a unica provincia francófona do Canadá, o sistema politico aqui é Monarquia Parlamentar, ou seja, a Rainha da Inglaterra que é a autoridade maxima e escolhe o 1° Ministro daqui. O lado francês nao gosta desta submissao e de outros problemas e quer separar. Eu, peregrina em terra estranha, nao entendo nada disso, essa luta nao é minha por enquanto, por isso vou me abster de comentarios mais profundos. Ja paguei meus micos, fui ao show da Festa Nacional com camiseta do Guns 'n Roses, enquanto tava galera em peso de azul e branco (cores da bandeira da provincia). Tambem vi a manifestaçao dos estudantes contra o aumento das taxas escolares e achei linda, muito organizada, os policiais cooperando com eles, com os motoristas e pedestres, ngm xinga por ter que mudar a rota. Fiquei pensando nos estudantes do Brasil com uma educaçao tao tosca e nao levantam a bunda da cadeira para lutarem por melhorias. Ainda tem nessa semana o Forum Mondial de la Langue Française e o Festival d' Été, sao muitos eventos gratuitos e de qualidade, é possivel acessar a programaçao diaria no site Quoi faire au Quebec (o que fazer no Quebec). Adorei o sistema de bibliotecas, sao varias em cada bairro, você acessa internet durante 2h por dia, tem livros do mundo inteiro, jornais do dia, revistas, filmes, cds, video-games, aqui nem rola pirataria porque vc tem acesso facil, eu nao saio de dentro dela.
Ja dei uma de turista e fui conhecer o centro do Quebec que é bem lindo.
Parece que esta a mil maravilhas né? Vai sonhando, to procurando um apartamento definitivo, abri uma conta bancaria estando no Brasil e fui ao rendez-vous com a gerente, uma francesa muito simpática, só para formalizar a abertura e receber as informaçoes de como o sistema bancário funciona, deu tudo muito certo, tirei os documentos e com um medo terrivel de acabar a grana antes do esperado pq o dolar canadense custa R$ 2,21. Até estranho como esse pais funciona bem, levei 15 min p tirar o NAS (RG daqui) e 20 min p/ Assurance maladie (Seguro-saude), sem falar na quantidade de carros da prefeitura limpando as ruas, consertando as coisas. O que me irrita é que parte do meu dinheiro ficou preso no Santander-Brasil porque eles nao sabem fazer transferencia internacional (swift), fiquei 2 semanas no Brasil correndo atras disso, tive que deixar meu pai de procurador para continuar resolvendo, mas ta osso, todo dia tenho que enviar o formulário para a gerente no Brasil porque dá erro e como o câmbio muda todo dia, tenho que enviar todo dia, fico gastando dinheiro com impressao e digitalizaçao do mesmo documento. Acho que terei que acionar a ouvidoria.
Amanha terei um rendez-vous no MICC que dá todo suporte para o imigrante, explicam sobre escola, emprego, francisaçao, etc.


Para quem nao leu a postagem do meu primeiro dia aqui, acesse o link.

4 comentários:

  1. que ótimo que está dando tudo certo Ana!! lindas fotos!! quanto ao banco no Brasil, uma lástima, mas faz uma reclamação pelo site do Banco Central, eles fazem uma pressão e o banco é obrigado a resolver rapidinho! bjo!! ;)

    ResponderExcluir
  2. O francês deles é diferente, né? A gente fica aqui no Brasil, estando em Aliança Francesa da vida e quando chega aí tem que acostumar os ouvidos... Normal, nada que 1 ou 2 meses ouvindo québecois direto não resolva!

    E seu filho, Ana? Ele fala francês também? Está empolgado com essa nova vida?

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vinda!

    como sugestao de programacao, fique de olho no les fêtes de la nouvelle-france (comeca em 01/08). espero q goste :D

    abs,

    ResponderExcluir
  4. Aninha, que bom que voce escreve! Eu estou aqui ansiosíssima pela minha estadia em Montreal e imaginando em como está a sua vida por aí. Adorei ler este e os outros posts sobre a sua vida aí no Canadá! Torço muito por você e te admiro por essa empreitada. Isso é meter as caras e viver! Parabéns! Espero em breve poder tomar um cafe com voce aí em Ville du Quebec. Gros bisous!

    ResponderExcluir