sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Brasileiro também é latino

Vou contar "causos" para rir da vida, nao sei se isso acontece só comigo ou já aconteceu com vocês também.
Parece idiota a afirmaçao do título desta postagem, afinal todo mundo sabe que somos latinos, OPA, PÉRA! Como lidar com isso? Temos uma crise de identidade. Acho, só acho que os brasileiros sao os #foreveralone nas comunidades latinas pelo mundo.
Somos muito parecidos com os québecois. O que difere os brasileiros e québecois dos outros a nossa volta? O idioma, caros amigos. Ser minoria. Os québecos no meio de gente que fala inglês (resto do Canadá e EUA) e nós, brasileiros, no meio de gente que fala espanhol.
Nós, brasileiros, nao temos aquela ligaçao imediata com os outros latinos e vice-versa, quando um colombiano encontra com um mexicano, eles têm assunto, sabem quem sao os cantores, a cultura, os programas de tv que passam no país do outro. Eu nao faço ideia quem sao os apresentadores de tv da Argentina, quem sao os artistas de lá, por exemplo. Só falo do Maradona e do Messi porque assunto com brasileiro tem que meter o futebol no meio rsrs
Por quê estou falando sobre isso? Apenas por observar as coisas a minha volta. Exemplo: Tentei fazer parte da Association des étudiants latinoaméricains, da universidade que estudo para me enturmar um pouco. Todos os eventos, informes, é tudo em espanhol. Nao deu muito certo nao, acho que eles deveriam mudar a nomenclatura para étudiants hispanophones. Os brasileiros e os outros latinos se dao super bem quando falamos em francês, mas em eventos mais culturais, os tais eventos latinos que as pessoas querem falar na sua própria língua, ouvir as músicas de seus países, os brasileiros ficam meio "lagartixa na parede" e a única música que tocou do Brasil foi "Ai, se eu te pego", remixada e com umas palavras em inglês no meio. Sem falar que estava ouvindo o rádio e o apresentador falou que esta música era em espanhol, isso me lembrou os apresentadores da Austrália que nao faziam ideia de que língua se fala no Brasil, se é espanhol ou italiano e pra piorar, um brasileiro fanfarrao ainda mandou um email pro programa ensinando o cara falar "do caralho", muito engraçado, vejam o vídeo (em inglês)




Aí fui folhear uma revista na biblioteca e tinha uma ediçao especial da Cosmopolitan for latinas. Fui ver o que eles falavam dos latinos em geral e dos brasileiros, a revista tem 156 págs, vou postar o que tinha sobre Brasil.
A capa

nao esqueceram da caipirinha na seçao Bebidas

falaram de uma blogueira de moda que mora nos EUA

O Rodrigo Santoro com 4% de votos (tadinho), merecia mais

Foi assim, 156 páginas para falar só isso do Brasil: de caipirinha, blogueira fashion e medir a popularidade do Rodrigo Santoro entre os gatos latinos, juntando as três coisas nao dá uma página. Mas nem uma foto sequer da Gisele Bundchen pra dar uma força rsrs. Nossa popularidade é igual ao do Rodrigo, os estranhos no ninho. Latinos só que nao. Imagine quando você é brasileiro e québeco ao mesmo tempo, phodeo! E chega de mimimi por hoje

4 comentários:

  1. ah, essa crise de identidade ... acho que é por isso que gosto tanto do Québec ... excluidos :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tb adoro, super defendo a língua francesa, mesmo nao sabendo falar direito rsrs

      Excluir
  2. ah Aninha muito engraçado seu post!! mas não posso deixar de dar uma cutucada!! hehe
    não sabemos espanhol, mas nos viramos no inglês (até quem nunca estudou)!! não sabemos das músicas e programas de TV latinos, mas acabamos sabendo várias coisas americanas!! mesmo se não queremos.
    têm algumas questões maiores em jogo nesse estranhamento, tanto da manipulação da mídia e do sistema, como no interesse do próprio Brasil em se voltar mais para sus hermanos!! não acha?

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, ótimo post...adorei! E é assim mesmo né? Acho que tem a ver com o idioma, pra inicio de conversa. Maa a cultura brasileira em si também é muita diferente, né?

    E coitado do Rodrigo Santoro, merecia bem mais do que 4% hehee. Eu dava 90% pra ele, super gato!!!

    Beijos

    ResponderExcluir