sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Desafio literário: As intermitências da morte


"Saberemos cada vez menos o que é um ser humano."
(Livro das previsoes)

O Desafio do mês de setembro é ler autores contemporâneos portugueses, queria até fugir um pouco do Saramago, mas nao deu. Primeiro porque gosto de ler autores brasileiros e portugueses no original, na nossa língua, como nao tinha tempo de ficar procurando o livro nas bibliotecas daqui, aproveitei e li o que tinha aqui comigo. Sendo assim, li mais uma vez o Saramago, já que quero ler todas as obras dele. O escolhido desta vez foi o "As intermitências da morte". 208 págs. Companhia das Letras.
Enquanto leio, anoto as páginas de alguns fragmentos do texto, faço algumas observaçoes e até um roteiro para o  post do desafio. Acabei perdendo o bloquinho com todas as anotaçoes, agora vou ter que improvisar com o que eu lembro de cabeça.
Eu nao sabia o que era intermitência, só que o significado desta palavra revela muita coisa sobre o enredo. Como nao deixo passar nenhuma palavra que eu nao conheça, recorro ao bom e velho o dicionário:

in.ter.mi.tên.cia
sf (intermitente+ia2) 1 Qualidade de intermitente; descontinuação. 2 Interrupção momentânea. 3 Interrupção numa série. 4 Intervalo em fenômenos periódicos. 5 Med Manifestação característica de certas febres ou outras doenças por acessos intervalados, fora dos quais o doente parece curado. 6 Fenômeno patológico caracterizado por haver, entre duas pulsações, um intervalo muito maior do que entre as outras; arritmia.

A melhor definiçao neste caso, é "interrupçao momentânea", ou seja, em um vocabulário mais acessível, o título seria "As interrupçoes momentâneas da morte".

De repente, em um único país, a dona morte resolve dar um tempo, ninguém mais morre lá, ela interrompeu abruptamente o ciclo natural da vida por um período (entendeu a intermitência agora?). As pessoas estao doentes, apodrecendo, levam tiros, tentam suicídios, estao para dar o último suspiro, mas nao morrem. Imagine o caos do que isso significa para o governo, para os hospitais, os asilos, as famílias, o prejuizo das seguradoras, das empresas funerárias e até mesmo para religiao, porque segundo o texto, "sem morte não há ressurreição, e sem ressurreição não há igreja". Aí começaram os debates entre o governo, os religiosos, os filósofos, cada um queria expor seu ponto de vista em relaçao ao fato, queriam achar uma explicaçao e uma soluçao para o fenômeno.
No início as pessoas acharam interessante a ideia de vida eterna, mas com o tempo, nao aguentavam mais, tanto que a maphia começa a agir, a pedido das famílias, eles levam as pessoas em estado terminal para morrer em um país fronteiriço porque nao tem condiçoes de ficar com os moribundos dentro de casa.

É de se pensar no papo de vida eterna, será que a gente merece uma vida sem fim e sem os prazeres que dao sentido à vida? rsrsrs Isso soa mais que um castigo do que uma dádiva. Prefiro que ao findar desta vida, eu possa virar pó e desaparecer completamente, nada de outra vida após a morte.

Na segunda parte do livro, é a personalizaçao da morte, ela é uma mulher romântica que repentinamente descobre o amor, após conhecer um violoncelista que se recusou a morrer. Era um homem solitário, vivia com seu cachorro, era membro de uma orquestra e tinha uma vida bem normalzinha.

Sou supeita para falar de Saramago, a forma que ele escreve, o humor ácido e as polêmicas. Recomendo a leitura.

Já falei dele em outros posts:
Ensaio sobre a lucidez
Todos os nomes
Caim
Filme José e Pilar

PS: aos estudantes e vestibulandos que vêm aqui para dar CTRL+C, CTRL+V, vou logo avisando que isso nao é uma resenha e nem um resumo da obra. Estou apenas descrevendo o livro que li para o Desafio. Leia o livro e siga as instruçoes do seu professor. Um país com boa educaçao, é um país com alunos que tenham suas próprias ideias e se esforçam. Antes de criticar a qualidade do ensino, veja se vc nao está sendo corrupto.

2 comentários:

  1. Taí um dos livros do Saramago que ainda não li, e ainda assim tenho certeza de que vou gostar. Depois de Ensaio Sobre a Cegueira o autor ganhou total carta branca comigo, tamanho o impacto que a história teve sobre mim à época.
    Fiquei com ainda mais vontade de ler!
    Bjo ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li esse livro dele e vou anotar essa dica!Saramago sempre com ideias geniais.Só as ideias iniciais dele pra um romance,já valem!Bjs,

    ResponderExcluir