domingo, 7 de junho de 2015

Sobre terminar a faculdade e continuar vivendo

Vampira feliz
Feliz por ter acabado a faculdade, saiu um peso enorme das minhas costas. Porém estou cheia de olheiras das noites mal dormidas, cheia de espinhas, deve ser estresse, ma alimentaçao, hormonios desregulados, etc. Palida por nao ver o sol durante o longo inverno. Sinto-me um vampiro saindo da tumba depois de seculos. GIMME BLOOD!!!!

De um lado feliz por cumprir esta etapa, fiz o estagio obrigatorio nao remunerado durante 3 meses, la na PQP, bem longe de onde moro. Agora vem a parte mais dificil: depois que tiver meu diploma em maos, tenho que me tornar membro da Associaçao dos arquivistas do Québec, para isso tenho que pagar um valor anual de membro, consultar um conselheiro de la e so depois de muito penar nos networks da vida, poderei trabalhar na minha area  (porque aqui vale mais o QI de "quem indica" que o QI de "quociente de inteligencia").

Quem vai me indicar se sou uma #foreveralone? Nao conheço muita gente e tenho pavor de reuniaozinha de integraçao, happy hour profissional e ter que me aproximar das pessoas por interesse, mas farei toda essa démarche, ativarei a atriz que habita em mim e vou fazer um social, atravessar essa via crucis pra conseguir o que quero. Haja valium e vodka!


Antes mesmo de terminar a facul, ja tinha enviado mais de 20 CVs e tive zero de feedback, mas a conselheira do MIT disse que nao é assim que se faz, eu preciso do diploma pra provar que terminei o curso (leva um tempo pra ele ficar pronto), disse que preciso fazer um curso de integraçao de 3 semanas (estou na lista de espera, nao sei nem quando vai começar), entao vou aguardar, né? E cadê a calma nessas horas? A ansiedade ainda me mata. Eu sei que fui muito ingênua achando que sairia da facul direto pro mercado de trabalho na minha area, as pessoas dao risada da minha cara quando digo que queria estar empregada um mês depois do término do curso. Eu tenho pressa, mas os empregadores nao.


Segundo o site Emploi Québec, a perspectiva de trabalho nessa area é favoravel até 2017, porém, na vida real, as pessoas que terminaram antes de mim, muitas nao estao trabalhando e isso me desmotiva um pouco, mas nao desisto jamais. Se tem uma pessoa que desafia a vida e suas artimanhas, essa pessoa c'est moizinha!

Apenas observando meus CVs sendo amassados nos RH


No momento vou trabalhar com n'importe quoi, mas nao vou desistir de trabalhar com que eu quero, afinal gastei muita grana, gastei meu tempo e minha paciencia fazendo esse curso, nao tenho grandes ambiçoes, nao quero ser chefe de nada, nao quero ser lider, nao quero sentar na cadeira do presidente, o minimo que espero é conseguir uma vaguinha na minha area, pode ser na area de digitalizaçao de documentos, de montar as caixas, de organizar a paperasse, bem basiquinho no começo. É pedir muito? Sou muito exigente? Depois de tudo que passei, acho que mereço sim.

É uma liçao ardua da vida e dificil de aprender: as coisas nunca sao do jeito que a gente planeja e deseja, muito menos no tempo que a gente acha que tem que ser. Agora é engolir o choro e se adaptar ao que a vida tem a oferecer. Veremos!
Melhor conselho de cartas ever! Seguirei sem pestanejar

Como disse Clarice, talvez o mundo inteiro tenha que se transformar para eu caber nele porque com a situaçao fora do meu controle fica dificil de eu caber no mundo.



4 comentários:

  1. Você vai conseguir sim, Ana. A gente sabe que as coisas demoram um pouquinho mais pra gente e que elas quase nunca chegam na hora que queremos, mas de um jeito ou de outro lutamos, nos debatemos até conseguirmos.

    (Além do mais, pense pelo lado positivo: ao contrário de certas pessoas, você pelo menos conseguiu terminar seu curso!)

    Eu fiquei pensando naquilo que você disse, sobre termos pegado o bonde andando e já estarmos querendo sentar na janela. É fato que isso de chegar aqui e já ir correndo pra universidade buscar um lugar ao sol foi um erro crasso, era melhor ter ido trabalhar na Sears e ir se ambientando por uns 2 anos... Rsrsrs... Mas enfim, agora não adianta chorar pelo leito derramado, o negócio é continuar metendo as caras. Não viemos até aqui pra morrer na praia, né?

    Se nos compararmos com outros imigrantes, até que estamos muito bem. Tenho 2 anos de Montreal e um quase diploma de mestrado, tem gente que passa 2 anos fazendo francisação para só depois ir dar um rumo na vida. Você já tem o seu diploma, já está mais de meio caminho andado. Força! =D

    Beijo grande,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero pegar uma carona neste comentário da Lídia...

      Eu não acho que ambas cometeram um erro quando optaram por uma cadeira na universidade, tampouco sentar-se na janelinha. Não acho mesmo!

      Só não fiz o mesmo pelo meu nível vergonhoso de francês (às vezes acho que tenho dislexia francófona).

      Estou sofrendo horrores antecipadamente temendo não aguentar o tranco do Cégep. Além disso, fico aqui matutando se esta será realmente a melhor alternativa. Farei um DEC (Techniques de la documentation) que durará três anos (ou mais).

      Affe! Loucura? Hoje, tô com maior tesão no curso. Amanhã, devo enlouquecer e segunda-feira ninguém sabe o que será.

      Vocês já sentaram na janelinha sim, meninas! Abram a janela e deixa o vento soprar!

      Abraços meus!
      Nilian

      Excluir
    2. Obrigada pelas palavras reconfortantes, Nilian. Boa sorte no seu curso!

      Excluir
    3. Oi meninas!

      Nilian, você vai dar conta sim e tenho certeza de que depois será muito bem recompensada! E no Cegep você poderá fazer várias matérias de francês, tenho certeza de que o seu deslanchará! Se não deslachou ainda deve ser mais por falta da prática forçada cotidiana que você terá estudando... Rsrsrs! Esse curso é o que eu deveria ter feito se não tivesse vindo tão afobada... Mas enfim, a cada uma sua história, não é mesmo? Eu faria algumas coisinhas diferentemente, mas de todo modo é muito fácil falar agora depois de já ter todo o panorama dos paranauês, né não?

      Eu não queria deixar um comentário negativo e acho que me expressei mal - devido ao meu alto índice de estresse dos últimos dias - acho que só quem cometeu um erro fui eu, indo pro mestrado. Quem vai pro Cegep ou pra um Certificat é muito é esperta! ;)

      Força, gurias! :*

      Excluir