quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Organizando o caos dos armarios - parte 1

Estou repensando o consumo, vou comprar o menos possivel e desfazer de tudo que nao uso, desapegar de vez.
O desapego começou quando mudei para ca e na mala nao ia caber mais de 300 livros, mais de 200 esmaltes e um monte de roupas que eu nao usava nem metade. Tive de desfazer de quase tudo. Agora estou achando que ainda tenho muita coisa, coloquei na entrada do prédio, na caixa de doaçao, a metade das minhas bolsas, tinha bolsa de todos os tamanhos e uso sempre as mesmas, ou seja, uma grande e uma pequena. Tinha duas mochilas agora fiquei so com uma.
Meu problema sao os sapatos, acho que nao preciso ter mais de 20 pares. Nao desfiz deles, mas organizei por estaçao do ano, preciso repensar seriamente os que eu realmente uso e os que nao. Como diz a Fê, a vida tem que caber numa mala, mas aqui ainda ta dificil.
Por enquanto ficou assim:

Chinelos: Tenho 5 pares, guardei 4 no plastico e vou usar apenas um até estourar. Nao preciso mais de chinelos nos proximos 10 anos.
Tênis é o que eu mais uso no dia-a-dia, tenho 7 pares, uso mais os de cano curto que os de cano longo. Os da frente da pra usar por uns 5 anos e os de tras um pouco mais
Para dias chuvosos eu tenho 4 pares de botas de plastico da Melissa, mas vou desfazer da primeira porque ela corta a minha perna e a Marie Kondo disse que se nao traz conforto e felicidade, descarta.
Para o inverno, tenho quatro pares botas de cano longo,  sendo que dois pares sao para neve, um par de coturno e um par de ankle boots. Todas ja vao para o quarto inverno e ainda estao inteiras, devem aguentar mais uns 5 anos. As de neve so uso na rua, quando chego no trabalho ou na faculdade, eu troco por um par de sapatos.
Sandalias de verao: ja estao empacotadas, agora so vou reabrir  no verao de 2016.
Outros sapatos para trabalhar ou para sair que eu uso o ano inteiro 
É muita coisa, nao? Eu sei que tem gente com muito mais, mesmo assim para mim, uma bipede, acho que nao preciso de tudo isso. Meu marido e meu filho juntos, nao tem nem a metade, cada um tem dois pares de tênis, dois pares de sapato para o trabalho, um par de chinelos e duas botas para o inverno.
Minha fraqueza sao as Melissas, acho elas fofas e nao consigo me desapegar, tb uso bastante no verao. So que ainda me falta um sapato social (sem salto, pq nao uso nem a pau) para ir em uma entrevista de emprego ou mesmo para trabalhar em um ambiente formal, nao da para ir com sapatos de plastico ou coloridos como os meus sao, preciso de algo mais neutro e discreto. 
Acho que aqui no Canada, as botas e os tênis sao lindos, mas os sapatos, misericordia! Olha essa categoria sapatos confortaveis ou sapatilhas aqui e aqui se nao é de chorar... Agora olha a mesma categoria em duas lojas do Brasil, aqui e aqui se nao é bem mais bonito de se ver.
Para ser sincera, prefiro comprar roupas e sapatos no Brasil. Calça é outro problema pra mim, o que adianta ter uma bunda de Kim Kardashian no pais de desbundadas, é super dificil achar uma calça ajustavel ao meu corpo, tenho que comprar um numero maior pra passar na bunda e ai fica larga na cintura, tenho que por um cinto e fica parecendo um colchao dobrado e amarrado ao meio.
Até acho caro sapato bom e de marca no Brasil, mas o design é bonito, tem qualidade, muitos sao fabricados no Brasil e nao na China. Tudo isso conta.

Roupas

Tenho que fazer uma limpa no meu guarda-roupa, quero que metade va para doaçao, vou seguir os conselhos do Tim Gunn nos itens essenciais para um guarda-roupa feminino, também as dicas de como organizar o guarda-roupa e comecei a por em pratica o método Kon Mari, mas isso é o assunto  do proximo post.

Via Bula da arquitetura
Depois do método, ainda vou fazer outro método de combinaçao que vi no Pinterest, cliquei no link da imagem e cai no blog pessoa e amei. Essa método foi criado pela MK, uma engenheira de software que viaja muito. No exemplo abaixo, ela combinou 14 peças entre si que resultou em 30 looks diferentes. No blog dela tem muito mais. Para meu projeto, vou tentar fazer combinaçoes com as coisas do meu guarda-roupa e fotografar. Vai dar trabalho no começo, mas depois vai ficar facinho de criar looks consultando o banco de dados e nao o guarda-roupa.


O Pinterest tem me ajudado com esse lado porque nao sou boa com roupas, entao "pinteresto" fotos para me inspirar de pessoas que têm mais ou menos o meu estilo, meu biotipo, minha cor de pele, etc. Veremos se vai dar certo tudo isso. Nao basta arrumar, precisa ter a disciplina de manter a arrumaçao.

2 comentários:

  1. Eu sou minimalista desde sempre, fico admirada com a quantidade de roupa e sapato que as pessoas têm. Conheço que tenho a impressão de nunca ter visto repetir roupa, enquanto eu tou sempre nas mesmas 5 peças... Rsrs...

    Calça jeans aqui eu já desisti: sou desbundada, mas tenho as coxas grossas. Daí pra passar nas coxas, fica larga na cintura, tenho que usar com cinto e fico parecendo uma pamonha mal-amarrada, horrível. Ainda bem que amo vestidos e leggins!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tb ando usando vestidos pq né... rsrs. Ta dificil por ordem nas coisas

      Excluir