quarta-feira, 12 de agosto de 2009
cinema contemporâneo francês: Cédric Klapisch
J'aime beaucoup os filmes do cineasta Cédric Klapisch, vou falar primeiramente do último filme que assisti, ainda está em cartaz, Paris. Mostra o cotidiano dos parisienses e alguns pontos turísticos. Tem a Juliette Binoche. Trata-se de histórias de várias pessoas, a personagem de Juliette é uma mãe solteira, assistente social, tem um irmão dançarino que descobre ter problemas no coração (ele representa Paris). Tem a família dos feirantes, um deles separa da esposa. O professor de história depressivo que apaixona por uma aluna, essa só brinca com ele e depois "joga fora", ele fica arrasado, visita um pisquiatra, ele tem um irmão arquiteto, casado, a esposa está grávida. A mulher da padaria que maltrata suas funcionárias. O imigrante africano que passa maior sufoco vindo da África para a França. O filme é uma delícia, très jolie et touchant!
Outros filmes que assisti do mesmo diretor, foram Albergue Espanhol e Bonecas Russas, o segundo é a continuação do primeiro.
Albergue Espanhol
Um francês, estudante de economia, tem uma vida toda certinha e programada para um futuro brilhante, tem uma namorada boazinha, decide entrar em um programa de intercâmbio e vai para Barcelona, chegando lá ele sofre um choque cultural, vai morar com gente de vários países, tem que aprender a lidar com diferenças culturais, políticas e sexuais. Depois dessa experiência ele nunca mais será o mesmo.
Bonecas Russas
Cada alberguista tomou um rumo na vida, o economista abandonou a economia e tentou realizar seu sonho de infância, ser escritor, sua ex-namorada boazinha teve um filho de outro cara, é toda politizada, vai para o Forum Social em Porto Alegre. Os alberguistas vão para o casamento do inglês que se apaixonou por uma bailarina russa (amo essa parte qdo ele começa aprender russo para se comunicar com ela, chorei!). Isso é tudo! Se não me empolgo e conto tudo, aí perde a graça.
Percebi que o Cédric Klapisch não está na Wikipédia em português, talvez eu coloque alguma coisa lá se eu tiver tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário