quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Desafio Literário: O corcunda de Notre Dame
Para o mês de fevereiro, escolhi um clássico da literatura universal, um conto de fadas bem às avessas.
Neste mês, eu li:
O corcunda de Notre Dame - Victor Hugo
O livro é sobre...
Narra a história do Quasímodo, sineiro da igreja de Notre Dame, nasceu com deformidades no rosto, era corcunda, surdo e um padre teve piedade dele e deixou-o morar na igreja.Teve um concurso para elegero Papa dos loucos, para conseguir o tal título era necessário fazer a careta mais feia, Quasímodo não precisou fazer careta, pois já era muito feio e ganhou o título, foi aclamado por todos.
Esmeralda é a jovem perseguida unicamente por ser uma cigana, embora no final da história se revele sua verdadeira origem. Linda e graciosa, é maltratada pelos outros e igualmente condenada pela justiça. Aqui, as demais personagens não sabem lidar com o belo e o estrangeiro, atribuindo-lhes todos os males possíveis.
A lógica do bode expiatório pode ser explicada socialmente até hoje pelos dois fatores que motivam as massas: o sadismo e a necessidade da ordem. Encontrar culpados é diminuir a culpa de todos.
Quasímodo se apaixona por Esmeralda, mas era ela linda e gostava de Febo. Esmeralda foi roubada por ciganos na infância, sua mãe passou a vida procurando por ela. Esmeralda acaba sendo acusada de bruxaria e vai ser julgada.
Eu escolhi este livro porque...
Porque vi o DVD do musical francês "Notre Dame de Paris" e me apaixonei pela história, então quis ler o livro.
A leitura foi...
Ótima. Faz uma denúncia sobre o tratamento que minorias recebem, a pessoa deficiente, os ciganos, a justiça intolerante, a massa de manobra, pois o povo que te aplaude em um dia te crucifica no outro, o poder da igreja, etc. O livro tem 113 páginas e é bem gostoso de ler
A nota que eu dou para o livro: 10 com louvor
Para finalizar, vou deixar o vídeo do musical Notre Dame de Paris, a música "Il est beau comme le soleil" (Ele é bonito como o sol)
Para ver mais vídeos desse musical, visite meu Multiply
Esse livro é realmente muito mais que um simples livro de fantasia. Gostei da sua resenha!
ResponderExcluirBahhh esse livro sempre teve na minha lista, mas sempre vão aparecendo outros e vou esquecendo mais alguns outros...
ResponderExcluirA escolha foi muito boa, e com sua critica vou tentar ler o mais breve possivel...
Bjinhuxxx
Sempre digo que ler é abranger horizontes. A sua escolhe de fevereiro veio reforçar esta máxima. Otima escolha, vou colocá-lo na minha lista de futuras leituras.
ResponderExcluirBjos
Adoro Vitor Hugo, conheco bem a histo'ria mas ainda nao li formalmente o livro, mas vou ler!!!! Beijos
ResponderExcluirBela resenha parabéns...me despertou a curiosidade de conhecer o autor e a obra...bjus elis
ResponderExcluirAna, estamos falando clássico. E a julgar por sua apreciação positiva, não é toa que a narrativa perdura no imaginário popular. Muito dez! Só não consegui ver o vídeo. Estou curiosa...
ResponderExcluirBeijocas
Pra ser sincera, esse nunca foi um dos meus contos de fada preferidos, apesar de conter uma lição muito bonita.
ResponderExcluirGostei da resenha :)
Bjos
Nunca tive a chance de ler o livro, mas o filme é muito lindo. Se agente seguir aquela lógica de que os livros são sempre melhores, então o livro deve ser emocionante.
ResponderExcluirAdorei a resenha!!!!
Parabéns pela resenha. Confesso que nunca tive vontade de ler esse livro, mas depois de ler sua resenha bateu uma pontinha de vontade. :)
ResponderExcluirEu li o livro, era pequena ainda... e vi o filme...coisa lindo.
ResponderExcluirAh, bateu saudade. Muito bom passar aqui.
Estou sorteando uns livro lá no blog. depois passa lá...
bjsss
Eu quero ler mais eu nao acho???
ResponderExcluircomo faz pra mim ler este livro eu preciso fazer um trabalho e entregar ele essa semana!!!
Olá ! Estava pesquisando sobre o Corcunda pra fazer uma postagem no meu blog e te achei. Tudo bem se eu te seguir? Beijos. (:
ResponderExcluir