segunda-feira, 8 de março de 2010
Mulher, o ser enigmático
Resgatei minha bíblia feminista que é o livro "O segundo sexo - Fatos e mitos", de Simone de Beauvoir (super recomendo a leitura, é muito bom!). Tinha sublinhado uns trechos que são o cúmulo do absurdo, frases ou estudos feitos por grandes filósofos, pensadores, escritores, poetas e religiosos sobre a mulher, ao longo da história da vida humana.
Oração judaica: "Bendito seja Deus nosso Senhor e o Senhor de todos os mundos por não ter me feito mulher"
Platão agradecia aos deuses por ter sido criado livre e não escravo, de ter nascido homem e não mulher.
Sócrates: "Há um príncipio bom que criou a ordem, a luz e o homem e um princípio mau que criou o caos, as trevas e a mulher"
Aristóteles: "A fêmea é fêmea em virtude de certas carências de qualidades. Devemos considerar o caráter das mulheres como sofrendo de certas deficiência natural".
São Tomás de Aquino: "A mulher é um homem incompleto, um ser ocasional.
Michelet: "A mulher, um ser relativo"
Santo Agostinho: "A mulher é um animal que não é nem firme nem estável"
São Paulo, Hegel, Nietzche e Lenin do alto da grandeza deles considera com desdém o rebanho de mulheres que ousam falar-lhe em pé de igualdade
Nietzche, além de precursor do nazismo era misógino: A mulher foi o segundo erro de Deus. – “A mulher, por natureza, é uma serpente: Eva” – todo padre sabe disso; “da mulher vem todo o mal do mundo” – todo padre sabe disso também. Logo, igualmente cabe a ela a culpa pela ciência... Foi devido à mulher que o homem provou da árvore do conhecimento.
Depois dos comentários "desses seres superiores", tenho que concordar que o livro mais fino do mundo é "O que os homens sabem sobre as mulheres", até os "intelectuais" se mostraram um desastre ao tentarem decifrar o enigma de quem somos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bravissima!Ninguém nos entende,mas não poderiam viver sem nós MULHERES.
ResponderExcluirbjs