domingo, 5 de janeiro de 2014

Mulheres na tecnologia - Introduçao

Conforme dito no post anterior, vou reservar um espaço neste blog para falar de mulheres conquistando espaço em áreas que sao predominantemente masculinas. O intuito é encorajar os pais de meninas a investir mais em educaçao e menos em beleza e academia, essas coisas podem ser colocadas em segundo plano. Como vemos, a maioria dos blogs e vlogs mais acessados por mulheres hoje tem a ver com futilidades que nao levam a nada, que infantiliza a mulher e a transforma em uma boneca, sempre dependente do pai ou do marido, sem autonomia para decidir por si própria, sem perspectiva de vida ou de carreira, uma espécie de Blue Jasmine.
Este link da ONU, em frances Féminisation de la pauvreté mostra um estudo sério relacionando paises pobres com a marginalizaçao da mulher na sociedade, mulheres dependentes, sem estudos e que se perdem o marido, vivem na miséria ou na mendicancia.
Esta fundaçao canadense aponta os fatores da pobreza das mulheres aqui no Canada.
Esta matéria da Elle francesa, mostra que as mulheres sao as primeiras a sofrerem com a crise nos paises pobres.
No site da Anistia Internacional aponta que a mulher é a maior vitima da pobreza e da violencia de genero. Dois terços dos pobres sao mulheres.
A responsabilidade dos pais é poder permitir que as filhas saibam se impor mais na sociedade, saibam conquistar espaços, saibam ser corajosas, enfrentarem os problemas e serem capazes de sonhar, se elas querem ser médicas, engenheiras, da área de tecnologia, elas podem ser e nao fique colocando na cabeça que elas têm que ser princesinhas da Disney, colocando bonequinha no colo delas para irem treinando a maternidade, dêem a elas a chance de montar e desmontar peças, faça com que elas sintam-se curiosas pela área de exatas também.
Eu nao tive estímulo nenhum para gostar de exatas, odiava bonecas, mas ganhava muitas, sempre gostei de estudar e de ler, foi isso que de certa forma me salvou porque ultrapassei algumas barreiras, sempre estudei em escola pública no Brasil, do pré a faculdade, foi o que me ajudou a ter um emprego público bom e a ter uma grana para sair do país, graças também ao meu esforço sobre-humano e isso praticamente sem apoio porque as pessoas sempre querem te desanimar, te botar pra baixo, dizem que é besteira, que nao leva a nada. Quem acredita nesses maus conselhos, acabam perdendo grandes oportunidades na vida.
O que de certa forma dificultou minha vida foi descobrir sozinha e tardiamente as oportunidades que as mulheres podem ter, se eu tivesse sido apoiada desde a infância, se eu tivesse mais confiança em mim aos 13 anos, eu teria planejado melhor meu futuro e feito tudo mais calmamente, mas quando descobri que era capaz de fazer alguma coisa, tive que correr contra o tempo e fazer tudo ao mesmo tempo agora.
Nao sou contra a pessoa querer se embelezar ou malhar dentro dos limites razoáveis, ou seja, para o bem-estar e nao na paranoia como se vê por aí, essas coisas nao têm que ser o centro do universo feminino, a razao pela qual a mulher está na terra, só quero expandir o leque de possibilidades, existem coisas muito mais interessantes e inteligentes que podem ser feitas.
Talvez na minha geraçao e na geraçao da minha mae as coisas fossem bem mais dificeis, ainda mais para nós que nao éramos ricas. Hoje tem programas que possibilitam ingresso na faculdade ou de intercâmbio como o Ciência sem fronteiras.
Para introduzir o tema mulher e tecnologia, vou deixar um video que minha irma me enviou e eu achei muito interessante a determinaçao, a coragem e o espírito empreendedor da Bel Pesce, tem mais de 1h de duraçao, mas vale a pena. É um ótimo incentivo para as meninas entrarem nesta área, a terem essa empolgaçao, a planejarem o futuro com mais calma. Abracei a área de humanas, mas quero dar a oportunidade para as mulheres perceberem que é possivel estar na área de tecnologia mesmo tendo o mundo inteiro contra.
Claro que a vida dela tem outra facilidade, estudou em bons colégios e no MIT, nos EUA, para isso precisa ter grana, eu só poderia cursar em escolas públicas, mas dei o meu melhor, às vezes você nao precisa ser tao bem sucedida e conquistar o mundo como a Bel, mas pode conquistar o seu espaço, ter dignidade sem depender dos outros, ter uma carreira, autonomia e respeito, lute ao máximo dentro de suas capacidades.



Ela tem um canal no youtube Caderninho da Bel, mostrem para as adolescentes e incentivam elas a criarem um caderninho também, é uma espécie de diário, nele a pessoa anota tudo o que aprendeu de novo em cada dia.
É isso por hoje!

Um comentário:

  1. Ana, seu texto está espetacular. Prova de uma mulher moderna, inteligente e principalmente capaz de realizar. PARABÉNS. Vou divulgar porque é merecido. Um grande abraço.

    ResponderExcluir