domingo, 23 de fevereiro de 2020

Mulher na direçao: Retrato de uma jovem em chamas - Céline Sciamma (2)

Ja falei dos outros filmes da Céline aqui. Esta é a segunda parte com o mais recente filme, "Portrait de la jeune fille en feu" (Retrato de uma jovem em chamas).

Este filme é um drama historico, ocorrido no séc 18, nas ilhas de Bretagne. Uma pintora (Marianne) é convidada a pintar uma jovem (Héloïse) sem que ela saiba. Esta ultima esta prestes a se casar com um homem nobre de Milao.
Ja fiz todos os elogios à diretora na primeira parte, hoje posso dizer que ela so melhorou. Este filme é lindo, a fotografia magnifica, as atrizes sao otimas e os dialogos sem defeitos, quando ela fala da independência relacionada à solidao, chorei. Também fala de aborto e suicidio de uma maneira bem delicada. As mulheres camponesas cantando "fugere non possum" (nao posso fugir), que coisa mais linda!
Nota-se a diferença deste filme com os dirigidos por homens e atrizes heteros no papel (Carol, Disobedience, Azul é a cor mais quente, etc). Nao que sejam ruins, mas vê-se claramente o fetiche / voyeurismo hetero por lésbicas. Leiam os livros que foram escritos por autoras lésbicas, sao mil vezes melhores que as adaptaçoes cinematograficas, fica a dica.
Representatividade é importante, os papeis, a direçao devem ser dados a quem vive isto na pele, nao é so questao de orientaçao sexual, mas politica. Este filme mostra o apagamento das mulheres pintoras da historia e o apagamento das que estao fora das regras heteronormativas impostas.



É também uma versao safica do Livro X de Ovidio, "Metamorfoses: A Descida de Orfeu aos Infernos a Buscar Eurídice". Marianne é Orfeu que toca As Quatro Estaçoes: Verao, de Vivaldi. Ja falei num post bem random que gosto das Quatro Estaçoes. Ouvi-lo no filme aqueceu meu coraçao, na cena da opera, chorei.
Orfeu não pode olhar para trás. Assim vai o casal pelos duros caminhos do inferno, e já quase estão às portas, quando o preocupado marido, não controlando seu desejo de saber como estava a esposa, cede à tentação e dá uma espiadela. É este o fim. Eurídice desaparece, e Orfeu, expulso do Hades, exila-se nas montanhas da Trácia, nunca mais aceitando o amor de outra mulher. (Metamorfoses)
A famosa pagina 28
Embora pareça que seja um numero escolhido aleatoriamente, o conteudo desta pagina é sobre a morte de Adonis (o deus relacionado com as Quatro Estaçoes do ano (coincidência com Vivaldi?)), ele era apaixonado por Afrodite (deusa do amor, da beleza e da sexualidade).

Traduzi o que esta escrito nesta pagina:
Ela espalhou néctar no sangue de Adonis, que inflou como essas gotas de lágrimas que, caindo, formam pequenas bolhas que estouram, em menos de uma hora saiu uma flor vermelha que parecia com aquela de Granada. Esta flor dura pouco tempo, já que os mesmos ventos que a fazem florescer também fazem cair.
(A flor vermelha que sai é a anêmona que parecia com aquela de Granada que é a rosa, so que bem mais fragil)

Recomendo muitissimo, é uma obra de arte que infelizmente nao entra nas grandes premiaçoes cinematograficas.

Um comentário: