Dos filmes que assisti, notei que tem personagens com nome de Ana em: Paixão de Ana, Gritos e Sussurros, O silêncio, Saraband, Morangos Silvestres.
Que o ator lia o livro "Um fragmento de Vida" de Kierkegaard no filme Saraband, já mencionei esse autor no Momento literário aqui e aqui.
Musica clássica, não como trilha sonora, mas como componente do filme: Mozart(Flauta Mágica), Bach (O Silêncio, Saraband), Chopin (Sonata de Outono).
Personagens jogaram xadrez em A Paixão de Ana e 7º Selo.
Personagens vendo fotografias:Paixão de Ana, Saraband
Filmes que já assisti:
Monika e o desejo
Noites de circo
Quando as mulheres esperam
O sétimo selo
Morangos silvestres
A fonte da virgem
O olho do diabo
Através de um espelho
Luz de inverno
O silêncio
Persona
A paixão de Ana
O rito
A hora do amor
Gritos e sussurros
Para não falar de todas essas mulheres
A flauta mágica
O ovo da serpente
Sonata de outono
Cenas de um casamento
Saraband
Filmes que quero muitíssimo assistir:
Sede de paixões
Rumo à Felicidade
Sonhos de mulheres
Sorrisos de uma noite de amor
O jardim do prazer
A hora do lobo
Vergonha
Face a face
Fanny e Alexander
segunda-feira, 27 de julho de 2009
domingo, 26 de julho de 2009
Ingmar Bergman: Monica e o desejo
Monica e o desejo é um filme simples, não está entre os dez melhores de Bergman, mas o enredo é bem interessante, acho que é o desejo de toda mulher em alguma fase da vida, umas concretizam, outras não. Sabe quando acha seu trabalho e sua família um saco, conhece alguém interessante e foge com ele, no momento é uma aventura, uma delícia, mas depois acontece umas mancadas e vc tem que voltar de onde vc veio mais fodida do que qdo foi, é por aí. Coisa de menina ingênua.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
madrugada
Uma noite dessas despertei durante a madrugada, quando isso acontece, costumo levantar, ir para o computador conversar com colegas que estão do outro lado do mundo ou leio um livro, mas nesse dia não fui nem ao banheiro, fiquei paralisada na cama ouvindo os sons que é impossível de serem identificados durante o dia. Ouvi o som do DVD, da geladeira, da água que corria pelo cano, fiquei assim durante horas, vi o dia clarear, os passarinhos cantarem, os vizinhos levantarem, meu corpo estava petrificado, mas minha mente trabalhava a mil, talvez seja uma ansiedade incontrolável para que as coisas mudem e que meus sonhos deem certo. Talvez eu quisesse entender o sentido da vida, o motivo de estarmos aqui, talvez estivesse "Esperando Godot", mas talvez ele só vem amanhã.
Às vezes mesmo acompanhada eu me sinto sozinha, quero achar respostas para coisas que ninguém sabe responder, em uma conversa faço perguntas que requer reflexão, mas as pessoas não tem paciência, mudam de assunto. Enquanto isso fico querendo decifrar os códigos alone.
Às vezes mesmo acompanhada eu me sinto sozinha, quero achar respostas para coisas que ninguém sabe responder, em uma conversa faço perguntas que requer reflexão, mas as pessoas não tem paciência, mudam de assunto. Enquanto isso fico querendo decifrar os códigos alone.
Ingmar Bergman: Ópera e comédia
Bergman gostava muito de música clássica em seus filmes, aproveitou a oportunidade e filmou a Ópera A Flauta Mágica, de Mozart. Eu, particularmente prefiro a versão inglesa feita pelo diretor/ator Kenneth Branagh, mas é "leve" e interessante de se ver. O começo enjoa um pouco, fica mostrando os rostos na plateia, especificamente uma garotinha com sorriso de monalisa que deixa o filme meio monótono, porém vale a pena pelos grandes atores/cantores.
Já a comédia é muito boa, vi o filme O olho do diabo e realmente é muito engraçado o filme e os atores são ótimos. É baseado em um provérbio irlandês que diz que "a castidade de uma donzela é como um tersol no olho do diabo". O diabo está com tersol e pede a Don Juan que conquiste uma virgem antes que ela se case, assim ele teria seu olho sarado.
A hora do Amor é outro filme de comédia, é sobre casamento, fala de traição, ciúmes, reconcíliação, idas e vindas e toda a forma ridícula que o amor é, mas amamos o ridículo, fazer o quê?
Vale muito a pena assistir, para quem está iniciando em assistir Bergman é bom que comece por esses mais lights.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Ingmar Bergman: A Trilogia do Silêncio
A Trilogia do Silêncio ou da Fé, como preferir, consta os seguintes filmes: Através de um espelho, Luz de inverno e O Silêncio.
Ontem, no Sessão pipoca aqui em casa, escolhemos essa trilogia para assistirmos. Vou dar minha humilde opinião de espectadora desses filmes, mas caso preferir, é possivel ler críticas bem melhores e mais elaboradas feitas por profissionais.
Através de um espelho
Karin, uma mulher que tem problema mental herdado pela mãe, tem um marido compreensível, que a ama apesar dos pesares, um pai ausente e um irmão carente. O relacionamento entre pais e filhos é sempre intenso nos filmes de Bergman, mas isso será assunto de outro post.
Karin escuta vozes e sons, acha que Deus vai aparecer no quarto e ela fica esperando, Deus aparece em forma de aranha, de um modo bem assustador. O interessante é que no filme Luz de Inverno o pastor tem a mesma opinião sobre Deus, Ele parece uma aranha.
O irmão dela sofre de carência afetiva e tem uma atração sexual por ela, essa forma de confundir amor fraterno com amor eros também acontece no filme O silêncio.
Luz de Inverno
Bergman foi filho de um pastor, por essa razão é muito comum ver igrejas, pastores, passagens bíblicas e outros artigos religiosos em seus filmes.
Na foto acima estão os dois personagens principais do filme, o pastor e Marta. Marta também é o nome de uma personagem muito importante nos evangelhos, a irmã de Lázaro, enquanto Maria parou tudo o que estava fazendo, Marta achava que tinha que adiantar os serviços e não recebeu Jesus muito bem, conforme segue na passagem bíblica abaixo:
Lucas 10:38 a 42:
A Marta do filme faz questão de ajudar o pastor em tudo, ela tem uma paixão avassaladora por ele, mas ele nutre um amor doentio por sua esposa já falecida.
O pastor não acredita em Deus, acha a imagem de Cristo na cruz estúpida, mostra sua total descrença aos fieis a ponto de um deles cometer suicídio por não ter mais esperança em nada.
Um ponto muito interessante é quando seu ajudante que sofre de dores pelo corpo começa a narrar a paixão de Cristo.
O filme fala do silêncio de Deus e da fala de Davi (o homem segundo o coração de Deus) e de Jesus, o filho de Deus, que se sentiram sozinhos e exclamaram: elohim, eloim lamá sabactani que quer dizer Deus meu, Deus meu por quê me desamparaste? O filme mostra que se até Jesus enquanto crucificado sentiu a ausência de Deus, imagine nós, pobres mortais e de pequena fé.
O silêncio
Karin e Ana são irmãs, elas estão viajando de trem e Karin começa a passar mal e descem em um país com uma língua estranha e que está em guerra.
Vão para um hotel, Karin fuma, bebe e se masturba, mantém um diálogo com o funcionário do hotel que não fala a sua língua, mas entende o que ela precisa.
Karin nutre um amor eros pela irmã, sente ciúmes quando ela conhece um garçom e tem relações com ele, sem ao menos entender a língua dele. Ana tem um filho que também tem uma atração por ela.
Ontem, no Sessão pipoca aqui em casa, escolhemos essa trilogia para assistirmos. Vou dar minha humilde opinião de espectadora desses filmes, mas caso preferir, é possivel ler críticas bem melhores e mais elaboradas feitas por profissionais.
Através de um espelho
Karin, uma mulher que tem problema mental herdado pela mãe, tem um marido compreensível, que a ama apesar dos pesares, um pai ausente e um irmão carente. O relacionamento entre pais e filhos é sempre intenso nos filmes de Bergman, mas isso será assunto de outro post.
Karin escuta vozes e sons, acha que Deus vai aparecer no quarto e ela fica esperando, Deus aparece em forma de aranha, de um modo bem assustador. O interessante é que no filme Luz de Inverno o pastor tem a mesma opinião sobre Deus, Ele parece uma aranha.
O irmão dela sofre de carência afetiva e tem uma atração sexual por ela, essa forma de confundir amor fraterno com amor eros também acontece no filme O silêncio.
Luz de Inverno
Bergman foi filho de um pastor, por essa razão é muito comum ver igrejas, pastores, passagens bíblicas e outros artigos religiosos em seus filmes.
Na foto acima estão os dois personagens principais do filme, o pastor e Marta. Marta também é o nome de uma personagem muito importante nos evangelhos, a irmã de Lázaro, enquanto Maria parou tudo o que estava fazendo, Marta achava que tinha que adiantar os serviços e não recebeu Jesus muito bem, conforme segue na passagem bíblica abaixo:
Lucas 10:38 a 42:
38 Jesus e os discípulos seguiam o seu caminho. Ao entrarem numa aldeia, uma mulher chamada Marta recebeu Jesus em sua casa.
39 Ela tinha uma irmã chamada Maria, que se sentou aos pés do Senhor para o ouvir.
40 Ora Marta andava muito atarefada, por ter muito que fazer. Aproximou-se e disse: Senhor, não te preocupa que a minha irmã me deixe só com todo o trabalho? Diz-lhe então que me venha ajudar.
41 Mas Jesus respondeu: Marta, Marta, andas preocupada e aflita com tantas coisas,
42 quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.
A Marta do filme faz questão de ajudar o pastor em tudo, ela tem uma paixão avassaladora por ele, mas ele nutre um amor doentio por sua esposa já falecida.
O pastor não acredita em Deus, acha a imagem de Cristo na cruz estúpida, mostra sua total descrença aos fieis a ponto de um deles cometer suicídio por não ter mais esperança em nada.
Um ponto muito interessante é quando seu ajudante que sofre de dores pelo corpo começa a narrar a paixão de Cristo.
O filme fala do silêncio de Deus e da fala de Davi (o homem segundo o coração de Deus) e de Jesus, o filho de Deus, que se sentiram sozinhos e exclamaram: elohim, eloim lamá sabactani que quer dizer Deus meu, Deus meu por quê me desamparaste? O filme mostra que se até Jesus enquanto crucificado sentiu a ausência de Deus, imagine nós, pobres mortais e de pequena fé.
O silêncio
Karin e Ana são irmãs, elas estão viajando de trem e Karin começa a passar mal e descem em um país com uma língua estranha e que está em guerra.
Vão para um hotel, Karin fuma, bebe e se masturba, mantém um diálogo com o funcionário do hotel que não fala a sua língua, mas entende o que ela precisa.
Karin nutre um amor eros pela irmã, sente ciúmes quando ela conhece um garçom e tem relações com ele, sem ao menos entender a língua dele. Ana tem um filho que também tem uma atração por ela.
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Ingmar Bergman medieval
A Fonte da Virgem é um filme que fala de paganismo x cristianismo, filha legítima x filha bastarda, estupro, gravidez, morte e vingança.
O 7º Selo fala da peste negra que assolou a Europa, da Inquisição, das Cruzadas e das crendices populares. O mais interessante é quando a Morte desafia o cavaleiro Antonius no jogo de xadrez. Antonius é estrategista, ele tem uma jogada com o cavalo (que representa as cruzadas) e com o bispo (que representa a igreja), mas a morte não poupa ninguém.
O 7º selo foi tirado da bíblia, no livro de Apocalipse ou Revelação que diz o seguinte:
Capítulo 8, vers. de 1 a 13
O 7º Selo fala da peste negra que assolou a Europa, da Inquisição, das Cruzadas e das crendices populares. O mais interessante é quando a Morte desafia o cavaleiro Antonius no jogo de xadrez. Antonius é estrategista, ele tem uma jogada com o cavalo (que representa as cruzadas) e com o bispo (que representa a igreja), mas a morte não poupa ninguém.
O 7º selo foi tirado da bíblia, no livro de Apocalipse ou Revelação que diz o seguinte:
Capítulo 8, vers. de 1 a 13
1 Quando abriu o sétimo selo, fez-se silêncio no céu, quase por meia hora.
2 E vi os sete anjos que estavam em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas.
3 Veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para que o oferecesse com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono.
4 E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos.
5 Depois do anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o lançou sobre a terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto.
6 Então os sete anjos que tinham as sete trombetas prepararam-se para tocar.
7 O primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, que foram lançados na terra; e foi queimada a terça parte da terra, a terça parte das árvores, e toda a erva verde.
8 O segundo anjo tocou a sua trombeta, e foi lançado no mar como que um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar.
9 E morreu a terça parte das criaturas viventes que havia no mar, e foi destruída a terça parte dos navios.
10 O terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela, ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas.
11 O nome da estrela era Absinto; e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas.
12 O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhante, e semelhantemente a da noite.
13 E olhei, e ouvi uma águia que, voando pelo meio do céu, dizia com grande voz: Ai, ai, ai dos que habitam sobre a terra! por causa dos outros toques de trombeta dos três anjos que ainda vão tocar.
terça-feira, 21 de julho de 2009
Os atores de Ingmar Bergman
Dando continuidade ao especial da semana, Ingmar Bergman, segue les acteurs chouchous do grande diretor. Só vou mencionar os filmes que eu assisti c/ eles in action
Bibi Andersson: Trabalhou em 11 filmes, assisti: O olho do diabo, Morangos Silvestres, O 7º selo, A paixão de Anna, Persona, Para não falar de todas essas mulheres, Cenas de um casamento
Gunnel Lindblom, assisti: A fonte da virgem, O 7º selo, O silêncio, Luz de inverno, Cenas de um casamento
Liv Ulmann: Trabalhou em 10 filmes, assisti: Persona, A paixão de Anna, Gritos e Sussurros, Sonata de Outono, Ovo de serpente, Cenas de um casamento e Saraband
Max Von Sydow: trabalhou em 11 filmes, assisti: O 7º selo, Morangos Silvestres, A paixão de Anna, Através do espelho, Luz de inverno
Ingrid Thulin: Trabalhou em 9 filmes, assisti: Morangos Silvestres, Gritos e Sussurros, O silêncio, Luz de inverno, O Rito.
Gunnar Björnstrand: Trabalhou em 21 filmes, assisti: Morangos Silvestres, O 7º selo, O olho do diabo, Persona, Sonata de Outono, Através do espelho, Luz de inverno, O Rito
Tem mais, porém esses sãos os que mais me simpatizo. C'est tout!
Bibi Andersson: Trabalhou em 11 filmes, assisti: O olho do diabo, Morangos Silvestres, O 7º selo, A paixão de Anna, Persona, Para não falar de todas essas mulheres, Cenas de um casamento
Gunnel Lindblom, assisti: A fonte da virgem, O 7º selo, O silêncio, Luz de inverno, Cenas de um casamento
Liv Ulmann: Trabalhou em 10 filmes, assisti: Persona, A paixão de Anna, Gritos e Sussurros, Sonata de Outono, Ovo de serpente, Cenas de um casamento e Saraband
Max Von Sydow: trabalhou em 11 filmes, assisti: O 7º selo, Morangos Silvestres, A paixão de Anna, Através do espelho, Luz de inverno
Ingrid Thulin: Trabalhou em 9 filmes, assisti: Morangos Silvestres, Gritos e Sussurros, O silêncio, Luz de inverno, O Rito.
Gunnar Björnstrand: Trabalhou em 21 filmes, assisti: Morangos Silvestres, O 7º selo, O olho do diabo, Persona, Sonata de Outono, Através do espelho, Luz de inverno, O Rito
Tem mais, porém esses sãos os que mais me simpatizo. C'est tout!
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Fala de filme: A paixão de Anna - Ingmar Bergman
Eva conversando com Andreas:
É duro perceber um dia que se foi insignificante. Que ninguém precisa de você, apesar de você querer se entregar a alguém.
Acho que é tudo culpa minha, mas está tudo paralisando. Queria muito complementar tudo. Fiz um mundo de planos.
Então falo para Elis e ele diz:"Não, não faça isso, faça aquilo."
Andreas conversando com Anna:
(Andreas)- Sei quão estranho parece.
(Anna)- Sim, é estranho.
Quero ser caloroso, delicado e vivo. Quero fazer um movimento.
Mas você sabe quão receoso...
É como em um sonho. Quer se mover mas não pode!
Os seus braços e pernas estão pesados como chumbo.Tenta falar e não consegue.
Estou receoso pela humilhação. É uma interminável miséria. Fui aceitando as humilhações e as deixei penetrarem em mim.
(Andreas)- Pode entender?
(Anna)- Sim, eu entendo!
(Andreas) É absurdamente terrível ser um fracasso. As pessoas pensam que têm o direito de lhe dizer o que fazer. O desprezo das boas intenções delas.
Aquele breve desejo de atropelar alguma coisa viva.
(Anna)- Não precisa...
(Andreas)- Estou morrendo. Não, isso é injusto! Melodramático. Não estou morrendo de jeito algum, mas vivo sem o auto respeito.
Eu sei, isso soa ridículo, pretensioso! A maioria das pessoas vive sem um senso de auto-estima. Humilhadas de coração, asfixiadas e maltratadas. Elas estão vivas e isso é tudo o que sabem. Sabem que não têm outra alternativa. Mesmo que tenham jamais estenderão a mão para isso.
Pode-se adoecer de humilhação? Ou ela é a doença que todos temos que pegar?
Falamos muito de liberdade. Não será a liberdade um veneno para qualquer um que é humilhado? Ou essa palavra é uma droga, que o humilhado usa até ser capaz de incorporá-la?
Eu tenho vivido com isso. Eu desisti. Não posso suportá-la mais. Os dias se arrastam. Estou sufocado pela comida, pela merda que expulso, pelas palavras que digo!
A luz do dia que toda manhã me grita para levantar.
O sono que é só de sonhos de perseguição ou a escuridão que farfalha com ruídos de fantasmas e memórias.
Já lhe ocorreu que quanto pior estão as pessoas,menos elas reclamam. No final elas estão totalmente caladas. São criaturas vivas, com nervos, olhos e mãos, grandes exércitos de vítimas do carrasco.
A luz que aumenta e cai pesadamente,o frio que chega, a escuridão, o calor, o cheiro. Estão todos silentes!
Não podemos jamais deixar daqui. Não acredito no movimento. É muito tarde. Muito tarde para tudo!
Como vejo, Elis Vergerus acha hipocrisia se horrorizar com a estupidez humana, que é um desperdício de sentimentos clamar por decência e justiça.
Para ele está decidido que o sofrimento de outras pessoas não o acordará à noite. Ele se vê por completo indiferente aos seus próprios olhos e aos dos demais.
Essas são as condições sob as quais ele vive. Ele não sabe funcionar de outro modo.
Fala de filme: Sonata de Outono - Ingmar Bergman
Falas da personagem Eva (Liv Ulmann)
"É preciso aprender a viver. Eu pratico todo dia. Meu maior obstáculo é não saber quem sou. Se alguém me ama como eu sou, posso finalmente ter a coragem de olhar para mim mesma. Essa possibilidade é pouco viável."No ser humano existe tudo, do mais elevado até o mais baixo.O homem é a imagem de DEUS e DEUS existe em tudo.E assim o ser humano foi criado, mas também os demônios, os santos, os profetas, os artistas e os iconoclastas. Tudo existe lado a lado. É como se fossem desenhos gigantes mudando o tempo inteiro. Da mesma maneira, devem existir inúmeras realidades.Não apenas a realidade que percebemos com nossas obtusas sensibilidades, mas um tumulto de realidades arqueando-se uma em cima da outra, por dentro e por fora.É só o medo e o puritanismo que nos leva a acreditar em limites. Não existem limites, nem para pensamentos nem sentimentos. A ansiedade é que estabelece limites. Quando se toca o movimento vagaroso...
PS: Esse filme é muito intenso, e para mim, o melhor do Bergman, eu considero-o o cineasta-analista, ele trabalha muito com o lado psicológico do ser humano. Os cenários são sempre claustrofóbicos, dentro de casas fechadas ou escuras, os diálogos muito intensos, sempre toca na ferida, os personagens são sensíveis e há uma explosão de sentimentos que por alguma necessidade foram abafados durante um tempo e de uma hora para outra sente-se a necessidade de colocá-los para fora. A interpretação da Liv está impecável
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Letra de música: Miedo
Essa música fala tudo o que estou sentindo: Miedo
Lenine ft. Julieta Venegas
Tienen miedo del amor y no saber amar
Tienen miedo de la sombra y miedo de la luz
Tienen miedo de pedir y miedo de callar
Miedo que da miedo del miedo que da
Tienen miedo de subir y miedo de bajar
Tienen miedo de la noche y miedo del azul
Tienen miedo de escupir y miedo de aguantar
Miedo que da miedo del miedo que da
El miedo es una sombra que el temor no esquiva
El miedo es una trampa que atrapó al amor
El miedo es la palanca que apagó la vida
El miedo es una grieta que agrandó el dolor
Tenho medo de gente e de solidão
Tenho medo da vida e medo de morrer
Tenho medo de ficar e medo de escapulir
Medo que dá medo do medo que dá
Tenho medo de acender e medo de apagar
Tenho medo de esperar e medo de partir
Tenho medo de correr e medo de cair
Medo que dá medo do medo que dá
O medo é uma linha que separa o mundo
O medo é uma casa aonde ninguém vai
O medo é como um laço que se aperta em nós
O medo é uma força que não me deixa andar
Tienen miedo de reir y miedo de llorar
Tienen miedo de encontrarse y miedo de no ser
Tienen miedo de decir y miedo de escuchar
Miedo que da miedo del miedo que da
Tenho medo de parar e medo de avançar
Tenho medo de amarrar e medo de quebrar
Tenho medo de exigir e medo de deixar
Medo que dá medo do medo que dá
O medo é uma sombra que o temor não desvia
O medo é uma armadilha que pegou o amor
O medo é uma chave, que apagou a vida
O medo é uma brecha que fez crescer a dor
El miedo es una raya que separa el mundo
El miedo es una casa donde nadie va
El miedo es como un lazo que se apierta en nudo
El miedo es una fuerza que me impide andar
Medo de olhar no fundo
Medo de dobrar a esquina
Medo de ficar no escuro
De passar em branco, de cruzar a linha
Medo de se achar sozinho
De perder a rédea, a pose e o prumo
Medo de pedir arrego, medo de vagar sem rumo
Medo estampado na cara ou escondido no porão
O medo circulando nas veias
Ou em rota de colisão
O medo é do Deus ou do demo
É ordem ou é confusão
O medo é medonho, o medo domina
O medo é a medida da indecisão
Medo de fechar a cara
Medo de encarar
Medo de calar a boca
Medo de escutar
Medo de passar a perna
Medo de cair
Medo de fazer de conta
Medo de dormir
Medo de se arrepender
Medo de deixar por fazer
Medo de se amargurar pelo que não se fez
Medo de perder a vez
Medo de fugir da raia na hora H
Medo de morrer na praia depois de beber o mar
Medo... que dá medo do medo que dá
Medo... que dá medo do medo que dá
Lenine ft. Julieta Venegas
Tienen miedo del amor y no saber amar
Tienen miedo de la sombra y miedo de la luz
Tienen miedo de pedir y miedo de callar
Miedo que da miedo del miedo que da
Tienen miedo de subir y miedo de bajar
Tienen miedo de la noche y miedo del azul
Tienen miedo de escupir y miedo de aguantar
Miedo que da miedo del miedo que da
El miedo es una sombra que el temor no esquiva
El miedo es una trampa que atrapó al amor
El miedo es la palanca que apagó la vida
El miedo es una grieta que agrandó el dolor
Tenho medo de gente e de solidão
Tenho medo da vida e medo de morrer
Tenho medo de ficar e medo de escapulir
Medo que dá medo do medo que dá
Tenho medo de acender e medo de apagar
Tenho medo de esperar e medo de partir
Tenho medo de correr e medo de cair
Medo que dá medo do medo que dá
O medo é uma linha que separa o mundo
O medo é uma casa aonde ninguém vai
O medo é como um laço que se aperta em nós
O medo é uma força que não me deixa andar
Tienen miedo de reir y miedo de llorar
Tienen miedo de encontrarse y miedo de no ser
Tienen miedo de decir y miedo de escuchar
Miedo que da miedo del miedo que da
Tenho medo de parar e medo de avançar
Tenho medo de amarrar e medo de quebrar
Tenho medo de exigir e medo de deixar
Medo que dá medo do medo que dá
O medo é uma sombra que o temor não desvia
O medo é uma armadilha que pegou o amor
O medo é uma chave, que apagou a vida
O medo é uma brecha que fez crescer a dor
El miedo es una raya que separa el mundo
El miedo es una casa donde nadie va
El miedo es como un lazo que se apierta en nudo
El miedo es una fuerza que me impide andar
Medo de olhar no fundo
Medo de dobrar a esquina
Medo de ficar no escuro
De passar em branco, de cruzar a linha
Medo de se achar sozinho
De perder a rédea, a pose e o prumo
Medo de pedir arrego, medo de vagar sem rumo
Medo estampado na cara ou escondido no porão
O medo circulando nas veias
Ou em rota de colisão
O medo é do Deus ou do demo
É ordem ou é confusão
O medo é medonho, o medo domina
O medo é a medida da indecisão
Medo de fechar a cara
Medo de encarar
Medo de calar a boca
Medo de escutar
Medo de passar a perna
Medo de cair
Medo de fazer de conta
Medo de dormir
Medo de se arrepender
Medo de deixar por fazer
Medo de se amargurar pelo que não se fez
Medo de perder a vez
Medo de fugir da raia na hora H
Medo de morrer na praia depois de beber o mar
Medo... que dá medo do medo que dá
Medo... que dá medo do medo que dá
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Letra de Música: Sadeness - Enigma
Essa música é metade latim e metade francês, duas linguas que gosto muito e o estilo da música é new age, que acalma.
O título Sadeness é a mistura de Sade (Marquês de Sade), com sadness (tristeza em inglês)
Segue a letra:
Enigma - Sadeness
Procedamus in pace
In nomine Christi, Amen
Cum angelis et pueris,
fideles inveniamur
Attollite portas, principes, vestras
et elevamini, portae aeternales
et introibit rex gloriae
Qius est iste Rex glorie?
Sade dit moi
Sade donne moi
Procedamus in pace
In nomine Christi, Amen
Sade dit moi
qu'est ce que tu vas chercher ?
le bien par le mal
la vertu par le vice
Sade dit moi pourquoi l'evangile du mal ?
quelle est ta religion ou sont tes fidèles ?
Si tu es contre Dieu, tu es contre l'homme
Sade dit moi pourquoi le sang pour le plaisir ?
Le plaisir sans l'amour.
N'y a t'il plus de sentiment dans le culte de l'homme ?
Sade es-tu diabolique ou divin?
Sade dit moi
Hosanna
Sade donne moi
Hosanna
Sade dit moi
Hosanna
Sade donne moi
Hosanna
In nomine Christi, Amen
sábado, 4 de julho de 2009
Letra de música: Ópera Carmen - Bizet
ÓPERA CARMEN Habañera "L'amour est un oiseau rebelle" [Act I]
L'amour est un oiseau rebelle
Que nul ne peut apprivoiser,
Et c'est bien en vain qu'on l'appelle,
S'il lui convient de refuser!
Rien n'y fait, menace ou prière,
L'un parle bien, l'autre se tait;
Et c'est l'autre que je préfère,
Il n'a rien dit, mais il me plaît. minor
CHORUS
L'amour est un oiseau rebelle
Que nul ne peut apprivoiser,
Et c'est bien en vain qu'on l'appelle,
S'il lui convient de refuser! major
Refrain
CARMEN
L'amour est enfant de Bohême,
Il n'a jamais, jamais connu de loi,
Si tu ne m'aimes pas, je t'aime,
Mais je t'aime, prends garde ý toi! major
CHORUS
L'amour est enfant de Bohême,
Il n'a jamais, jamais connu de loi,
Si tu ne m'aimes pas, je t'aime,
Mais je t'aime, prends garde ý toi! major
Verse 2
CARMEN
L'oiseau que tu croyais surprendre
Battit de l'aile et s'envola;
L'amour est loin, tu peux l'attendre,
Tu ne l'attends plus, il est lý.
Tout autour de toi, vite, vite,
Il vient, s'en va, puis il revient;
Tu crois le tenir, il t'évite,
Tu crois l'éviter, il te tient! minor
CHORUS
L'oiseau que tu croyais surprendre
Battit de l'aile et s'envola;
L'amour est loin, tu peux l'attendre,
Tu ne l'attends plus, il est lý.
Tout autour de toi, vite, vite,
Il vient, s'en va, puis il revient;
Tu crois le tenir, il t'évite,
Tu crois l'éviter, il te tient! major
Refrain
CARMEN
L'amour est enfant de Bohême,
Il n'a jamais, jamais connu de loi,
Si tu ne m'aimes pas, je t'aime,
Mais je t'aime, prends garde ý toi! major
CHORUS
L'amour est enfant de Bohême,
Il n'a jamais, jamais connu de loi,
Si tu ne m'aimes pas, je t'aime,
Mais je t'aime, prends garde ý toi!
L'amour est un oiseau rebelle
Que nul ne peut apprivoiser,
Et c'est bien en vain qu'on l'appelle,
S'il lui convient de refuser!
Rien n'y fait, menace ou prière,
L'un parle bien, l'autre se tait;
Et c'est l'autre que je préfère,
Il n'a rien dit, mais il me plaît. minor
CHORUS
L'amour est un oiseau rebelle
Que nul ne peut apprivoiser,
Et c'est bien en vain qu'on l'appelle,
S'il lui convient de refuser! major
Refrain
CARMEN
L'amour est enfant de Bohême,
Il n'a jamais, jamais connu de loi,
Si tu ne m'aimes pas, je t'aime,
Mais je t'aime, prends garde ý toi! major
CHORUS
L'amour est enfant de Bohême,
Il n'a jamais, jamais connu de loi,
Si tu ne m'aimes pas, je t'aime,
Mais je t'aime, prends garde ý toi! major
Verse 2
CARMEN
L'oiseau que tu croyais surprendre
Battit de l'aile et s'envola;
L'amour est loin, tu peux l'attendre,
Tu ne l'attends plus, il est lý.
Tout autour de toi, vite, vite,
Il vient, s'en va, puis il revient;
Tu crois le tenir, il t'évite,
Tu crois l'éviter, il te tient! minor
CHORUS
L'oiseau que tu croyais surprendre
Battit de l'aile et s'envola;
L'amour est loin, tu peux l'attendre,
Tu ne l'attends plus, il est lý.
Tout autour de toi, vite, vite,
Il vient, s'en va, puis il revient;
Tu crois le tenir, il t'évite,
Tu crois l'éviter, il te tient! major
Refrain
CARMEN
L'amour est enfant de Bohême,
Il n'a jamais, jamais connu de loi,
Si tu ne m'aimes pas, je t'aime,
Mais je t'aime, prends garde ý toi! major
CHORUS
L'amour est enfant de Bohême,
Il n'a jamais, jamais connu de loi,
Si tu ne m'aimes pas, je t'aime,
Mais je t'aime, prends garde ý toi!
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Letra de música: Ameno - Era
Escuto bastante música new age, é meio calmante, para um ser completamente acelerado como eu.
Hoje escolhi uma música em latim, ela é muito linda.
Ameno Letra Dori me Interi mo, Adapare Dori me Ameno, Ameno Lantire, Lantire mo Dori me Ameno, Omenare imperavi Ameno, Dimere, dimere Mantiro, Mantire mo Ameno Omenare, imperavi emulari Ameno Omenare, imperavi emulari Ameno, Ameno dore Ameno dori me Ameno dori me Ameno, Dom Dori me, Reo Ameno dori me Ameno dori me Dori me, Dom | Amenizar, libertar Tradução Sinta minha dor Absorve-me,Toma-me Sinta minha dor Liberta-me, Liberta-me Descubra-me, Descubra meus sinais Sinta minha dor Suaviza (esta dor), Conforta-me Perceba,perceba Mutilaram-me, Machucaram-me Liberta-me Suaviza (esta dor), Conforta-me Liberta-me Suaviza (esta dor), Conforta-me Liberta-me, Ameniza a dor Ameniza minha dor Ameniza minha dor Liberta-me,Senhor Alivia minha dor,Rei Ameniza minha dor Ameniza minha dor Tira-me esta dor, Senhor |
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Letra de música: Certas coisas
Amo essa música na voz do Milton Nascimento.
Não existiria som
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim,
Dia e noite, não e sim...
Cada voz que canta o amor não diz
Tudo o que quer dizer,
Tudo o que cala fala
Mais alto ao coração.
Silenciosamente eu te falo com paixão...
Eu te amo calado,
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz.
Mas somos medo e desejo,
Somos feitos de silêncio e som,
Tem certas coisas que eu não sei dizer...
A vida é mesmo assim,
Dia e noite, não e sim...
Eu te amo calado,
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz,
Mas somos medo e desejo,
Somos feitos de silêncio e som,
Tem certas coisas que eu não sei dizer...
E digo.
Não existiria som
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim,
Dia e noite, não e sim...
Cada voz que canta o amor não diz
Tudo o que quer dizer,
Tudo o que cala fala
Mais alto ao coração.
Silenciosamente eu te falo com paixão...
Eu te amo calado,
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz.
Mas somos medo e desejo,
Somos feitos de silêncio e som,
Tem certas coisas que eu não sei dizer...
A vida é mesmo assim,
Dia e noite, não e sim...
Eu te amo calado,
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz,
Mas somos medo e desejo,
Somos feitos de silêncio e som,
Tem certas coisas que eu não sei dizer...
E digo.
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Momento literário: Os quatro amores CS Lewis
Os quatro amores - CS Lewis
Devido a outros afazeres, demorei um pouco para terminar a leitura deste livro, ele tem apenas 72 páginas, mas é muito complexo o assunto, demanda uma leitura muito calma e com várias consultas em outras fontes, já que além de filósofico é muito teológico.
O livro fala de quatro tipos de amor, são eles:
Introdução: Preferências e amor subumanos
Fala sobre amor-necessidade, coisas que criam vontades ou sentimentos momentâneos, o patriotismo e toda espécie de desencadeamento social que isso pode causar, tais como sentimento de superioridade, racismo, etc.
Fragmentos do livro:
1.Afeição
Os gregos davam a este amor o nome de storge (duas sílabas). Vou chamá-lo aqui simplesmente de Afeição. Meu léxico grego define storge como “Afeição”, especialmente a dos pais pelos filhos; mas também a dos filhos pelos pais. E essa, não tenho dúvidas, é a forma original da coisa assim como o significado essencial da palavra. A imagem inicial é a da mãe amamentando uma criança, uma cadela ou uma gata com uma cesta de filhotes; todos amontoados, empurrando-se e guinchando ou miando; lambidas, ronronar, tatibitate, leite, calor, o cheiro da vida jovem.
A importância desta imagem é que ela nos apresenta logo no princípio uma espécie de paradoxo. A Necessidade e o amor-Necessidade dos recém-nascidos são óbvios; assim também o amor-Doação da mãe. Ela dá vida, dá o alimento, dá proteção. Por outro lado ela deve dar à luz ou morrer.
Deve amamentar ou sofrer. Dessa forma, a sua Afeição é também um amor-Necessidade. Vemos aí o paradoxo. Trata-se de um amor-Necessidade, mas o que ele precisa é dar.
Trata-se de um amor-Doação, mas precisa ser necessitado.
2.Amizade
Poderia ser argumentado que as amizades têm valor prático para a comunidade. Toda religião civilizada teve início num pequeno grupo de amigos. A matemática de fato começou quando alguns amigos gregos se reuniram para falar sobre números, linhas e ângulos. O que é agora a Sociedade Real não passava originalmente de urna reunião de cavalheiros em suas horas de lazer a fim de discutir coisas de que eles (e não muitos outros) gostavam. O que chamamos agora de “Movimento Romântico” não passava antes das conversas incessantes dos Srs. Coleridge e Wordsworth sobre uma visão secreta só deles. O comunismo, o tractarianismo, o metodismo, o movimento antiescravista, a Reforma, a Renascença, poderiam ser ditos sem grandes exageros que nasceram da mesma maneira.
Você se torna amigo de alguém sem saber ou se preocupar se ele é casado ou solteiro ou como ganha a vida. O que todas essas “coisas desprezíveis e rotineiras” têm a ver com a pergunta real: “Você vê a mesma verdade?” Num círculo de amigos verdadeiros cada homem é simplesmente o que é: não representa nada além dele mesmo. Ninguém se importa absolutamente com a família, profissão, classe social, renda, raça ou história prévia do outro. Você irá naturalmente ficar sabendo sobre a maior parte dessas coisas no final, mas casualmente. Elas virão aos poucos, para fornecer um exemplo ou uma analogia, para servir de ganchos para uma anedota, mas nunca por si mesmas. Essa a realeza da amizade.
Trata-se de uma relação de mentes desembaraçadas ou despidas. Eros quer corpos nus, a Amizade personalidades nuas.
3.Eros
Usamos uma expressão idiomática infeliz quando dizemos a respeito de um homem sensual rondando as ruas que ele “quer uma mulher”. Num sentido rigoroso da idéia, uma mulher é justamente o que ele não quer. Ele deseja um prazer em que a mulher acontece ser a peça necessária. O quanto ele se preocupa com a mulher como tal pode ser medido pela sua atitude cinco minutos depois do prazer (ninguém guarda o maço de cigarros depois de tê-los fumado). Eros, por sua vez, faz com que o homem não deseje uma simples mulher, mas uma mulher especial. De algum modo misterioso mas indiscutível, o amante deseja a amada, ela mesma, e não o prazer que lhe pode proporcionar.
Veremos aqui repetido o mesmo padrão. Como Vênus em Eros não almeja realmente o prazer, também Eros não visa a felicidade. Podemos julgar que o faz, mas uma vez feito o teste o resultado é outro.
Todos sabem que é inútil tentar separar amantes provando que seu casamento será infeliz. Não só pelo fato de que não irão acreditar em suas palavras, pois mesmo que acreditassem não seriam dissuadidos. Quando Eros está em nós essa é justamente uma de suas marcas: preferimos ser infelizes com o ente amado a ser felizes em quaisquer outros termos.
Será que vamos nos manter nesse estado de liberdade altruísta a vida inteira? Talvez nem mesmo uma semana. Entre os melhores amantes esta condição é intermitente. O velho “eu” logo mostra não estar tão morto corno parecia como acontece depois de uma conversão religiosa. Em qualquer dos casos ele pode achar-se momentaneamente inconsciente, mas logo se levantará; se não ficar de pé, pelo menos se porá de joelhos; se não rugir, pelo menos vai voltar aos seus resmungos mal-humorados ou seus queixumes. E Vênus escorregará de volta à simples sexualidade.
4.Caridade
Não existe um investimento seguro. Amar é ser vulnerável. Ame qualquer coisa e seu coração irá certamente ser espremido e possivelmente partido. Se quiser ter a certeza de mantê-lo intacto, não deve dá-lo a ninguém, nem mesmo a um animal. Envolva-o cuidadosamente em passatempos e pequenos confortos, evite todos os envolvimentos, feche-o com segurança no esquife ou no caixão do seu egoísmo. Mas nesse esquife - seguro, sombrio, imóvel, sufocante - ele irá mudar. Não será quebrado, mas vai tornar-se inquebrável, impenetrável, irredimível.