quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Coisas sobre informação digital que você só descobre quando baixa os livros do Kindle

Passei uma semana inteira baixando os livros do Kindle, porque a partir do dia 26 de fevereiro esta funcionalidade foi desativada e preciso contar alguns "causos".


Na publicação anterior, mencionei que tentei baixar o livro "A origem da família, da propriedade privada e do Estado", do Engels, apareceu uma mensagem dizendo que meu Kindle não era compatível com o formato do livro e não pude fazer o download, porém descobri mais dois livros na mesma condição: "Com Clarice", um livro sobre a amizade de Affonso Romano de Sant’Anna e Marina Colasanti com Clarice Lispector, lançado pela Editora Unesp e o livro "Poesía no eres tú", da escritora, poeta, ensaísta, ativista e diplomata Rosario Castellanos, considerada uma das literatas mexicanas mais importantes do século XX.


Eu não sei o formato desses arquivos, mas vi na mensagem de erro que é possível lê-los pelo celular ou tablet com sistema Android, ainda bem que não é pelo iOS, porque boicoto a Apple e eu teria perdido de vez os livros.


Outro dado curioso foi o do livro "The Complete Fiction", da Nella Larsen, além de escritora, foi enfermeira, bibliotecária e fazia parte do movimento de intelectuais negros de Nova York, Harlem Renaissance. Se você observar na imagem abaixo, o nome do autor deste livro no kindle é Sun Tzu, parece que a catalogação de livros é feita por IA e nao por um sistema como o das bibliotecas. Isso me emputeceu tanto que me senti na obrigação de entrar no chat de atendimento ao consumidor e pedir a alteração.


Odeio trabalhar de graça para a Amazon, porque agora está na moda os usuários terem que corrigir a veracidade dos fatos nas redes sociais, um trabalho voluntário nosso para os tech bros que mandaram embora os funcionários que faziam isso. Só o fiz por respeito à obra de Nella Larsen, estamos no Black History Month.

Meter o Sun Tzu na obra de Nella Larsen? Quem já leu "A arte da guerra" sabe o que ele fez com as concubinas favoritas do rei. 

Fico frustrada, pois é bem visível o descaso com os livros escritos por mulheres, mas também fico feliz que fiz o download, estou apenas aguardando a obsolescência programada do meu e-reader para nunca mais ter relação com esta empresa.


Outra curiosidade que notei ao baixar alguns livros, a capa que está no kindle nem sempre é a mesma que vai aparecer em outros dispositivos de leitura, eu tenho dois livros que teve adaptaçao cinematográfica e as capas que apareceram no computador são as imagens dos cartazes dos filmes, mas no Kindle eu vejo a capa original do livro. Algumas capas simplesmente desaparecem, o livro é baixado sem a capa anexada e lá fui eu procurá-las no Google imagens ou criá-las no Canva.

Estas são algumas das capas que criei, são livros de filosofia, teatro, dois autores russos e a obra completa da Alcott.


Nesta imagem acima, a capa de antes, com a guria com vestido rosa, a resolução era péssima, o rosto da menina estava pixelado, entao
depois criei a outra capa com uma boa resolução e com cores que não agridem os olhos. O interessante deste livro é que a capa sempre parece um YA rom-com, mas é sobre um relacionamento altamente toxico entre mãe e filha. Recomendo!

A realidade parece cada vez mais com um livro ou filme sci-fi, eu pareço aquele personagem maluco, ignorado por todos e que quer preservar a autenticidade das coisas do passado. É minha profissão, estudei Arquivologia, vivo para catalogar e arquivar documentos físicos ou digitais, é uma profissão tão underground que quando falo que sou arquivista, perguntam-me o que é isso, mas ela é tão importante para a História e a memória de um país que quando entra um maluco no poder, acontece demissões como esta: Trump fires archivist of the United States, official who oversees government records.


Fiz questão de traduzir este parágrafo do artigo, o nome do sujeito foi substituído por “o inominável”: 

Quando deixou o cargo no início de 2021, o inominável supostamente levou dezenas de caixas de papéis presidenciais, incluindo quase 340 documentos com marcações confidenciais, para sua casa na Flórida. O inominável acabou sendo acusado de 40 crimes, incluindo por supostamente se recusar a entregar alguns dos papéis. Mas depois que o  inominável venceu a eleição em novembro, o então procurador especial Jack Smith o removeu do caso devido à política do Departamento de Justiça contra processar um presidente em exercício.


Entendeu a importância da Arquivologia? A gestão da informação deve respeitar leis específicas, normas ISO, é interligada com dois departamentos da empresa, o jurídico e o de TI - segurança da informação, porque são informações altamente confidenciais ou que protegem dados pessoais e também tem as informações que devem ser acessíveis ao público para comprovar a transparência da organização.

Agora nem sei porque estou falando de Arquivologia se no começo do texto eu estava falando de Biblioteconomia, especificamente de biblioteca digital mal gerida ou gerada ou digerida ou degenerada, nao sei mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário