segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Desafio literário novembro: Caim, de José Saramago

Pela fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que o de Caim. Por causa da sua fé, Deus considerou-o seu amigo e aceitou com agrado as suas ofertas. E é pela fé que Abel, embora tenha morrido, ainda fala.
(Hebreus, 11,4) LIVRO DOS DISPARATES

Quando estava fazendo a lista dos livros do desafio 2010, não imaginava que perderíamos neste ano, um dos maires escritores de língua portuguesa, José Saramago. Li Caim, mais um livro anti-bíblico do autor. Começa narrando sobre a criação do homem e a mulher, Adão e Eva. O castigo de Deus, após o casal terem comido do fruto proibido, a expulsão do paraíso e a maldição rogada aos dois:
agora acabou-se-lhes a boa vida, tu, eva, não só sofrerás todos os incómodos da gravidez, incluindo os enjoos, como parirás com dores, e não obstante sentirás atracção pelo teu homem, e ele mandará em ti [...]
só à custa de muitas bagas de suor conseguirás arranjar o necessário para comer, até que um dia te venhas a transformar de novo em terra, pois dela foste formado, na verdade, mísero adão, tu és pó e ao pó um dia tornarás.
Os filhos de Eva foram Caim, Abel e Set, Caim trabalhava na agricultura e Abel na pecuária, na hora do sacrifício de seus trabalhos ao senhor, este preferiu o incenso das oferendas de Abel:
Estava claro, o senhor desdenhava caim. Foi então que o verdadeiro carácter de abel veio ao de cima. Em lugar de se compadecer do desgosto do irmão e consolá-lo, escarneceu dele, e, como se isto ainda fosse pouco, desatou a enaltecer a sua própria pessoa, proclamando-se, perante o atónito e desconcertado caim, como um favorito do senhor, como um eleito de deus.
Caim, cansando da soberba do irmão, mata-o. Deus vem tirar satisfação e amaldiçoa Caim:
não absolve a tua, terás o teu castigo, Qual, Andarás errante e perdido pelo mundo, Sendo assim, qualquer pessoa me poderá matar, Não, porque porei um sinal na tua testa, ninguém te fará mal
 Torna-se errante pelo mundo e chega na terra de Nod, como sempre foi lavrador, mas lá não tinha plantação, aceitou o serviço de amassador de barro, mas chamou a atenção de Lilith ( No folclore popular hebreu medieval, ela é tida como a primeira esposa de Adão, que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos, chegando depois a ser descrita como um demônio.De acordo com certas interpretações da criação humana em Gênesis, no Antigo Testamento, reconhecendo que havia sido criada por Deus com a mesma matéria prima, Lilith rebelou-se, recusando-se a ficar sempre em baixo durante as suas relações sexuais. Na modernidade, isso levou a popularização da noção de que Lilith foi a primeira mulher a rebelar-se contra o sistema patriarcal. Ref. Wikipédia).
Caim e Lilith tiveram um romance tórrido e geraram um filho, Caim, como era errante, foi embora de Nod, assistiu a tentativa de sacrifício de Aarão contra seu único filho amado, Isaque:
o senhor ordenou a abraão que lhe sacrificasse o próprio filho, com a maior simplicidade o fez, como quem pede um copo de água quando tem sede
 Depois vê a construção e a destruição da torre de Babel:
decidimos construir uma cidade com uma grande torre, essa que aí está, uma torre que chegasse ao céu, Para ficarmos famosos, E que aconteceu, por que está a construção parada, Porque o senhor veio vê-la e não gostou, Chegar ao céu é o desejo de todo o homem justo, o senhor até deveria dar uma ajuda à obra, por isso confundiu-nos as línguas e a partir daí, como vês, deixámos de entender-nos, destruí-la, e o que o senhor diz, faz, O ciúme é o seu grande defeito, em vez de ficar orgulhoso dos filhos que tem, preferiu dar voz à inveja, está claro que o senhor não suporta ver uma pessoa feliz, Tanto trabalho, tanto suor, para nada.
 A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele.
 Depois presenciou a destruição de Sodoma e Gomorra, achou injusto a morte da mulher de Lot:
Quanto à mulher de lot, essa olhou para trás desobedecendo à ordem recebida e ficou transformada numa estátua de sal. Até hoje ainda ninguém conseguiu compreender por que foi ela castigada desta maneira, quando tão natural é querermos saber o que se passa nas nossas costas. É possível que o senhor tivesse querido punir a curiosidade como se se tratasse de um pecado mortal.
 Viu Moisés a andar com o povo no deserto, o incesto das filhas de Lot ao engravidarem do próprio pai e ficava mais cabreiro com Deus e com as atitudes de seus escolhidos.
Lúcifer sabia bem o que fazia quando se rebelou contra deus, há quem diga que o fez por inveja e não é certo, o que ele conhecia era a maligna natureza do sujeito.
Presenciou guerras dos hebreus com outros povos, saqueavam, queimavam cidades, matavam seus habitantes, estupravam as mulheres. Viu o sofrimento de Jó e sua fé inabalável:
job não pode saber que foi alvo de um acordo de jogadores, entre deus e o diabo, A mim não me arece limpo da parte do senhor.
O senhor não ouve, o senhor é surdo, por toda parte se lhe levantam súplicas, são pobres, infelizes, desgraçados, todos a implorar o remédio que o mundo lhes negou.
o mais certo é que satã não seja mais que um instrumento do senhor, o encarregado de levar cabo aos trabalhos sujos que não pôde assinar em seu nome.
 E por último, participou da construção da arca de Noé.
Resumindo: Caim viveu para presenciar todos os genocídios e injustiças cometidas por um deus vingativo, que coloca à prova as pessoas que o amam, ele mesmo foi vítima de rejeição por parte de deus ao escolher seu irmão e causar discórida, separação e morte na família. Gosto da forma peculiar que Saramago escreve, como podem ler nos fragmentos acima, ele não costuma colocar letra maiúscula em nomes próprios, nem interrogação em questões, é tudo separado por vírgulas, de vez em quando aparece um ponto final.
Li em dois dias, leria em um se não tivesse mais o que fazer, prende muito a atenção. 142 págs. Editora: Companhia das Letras. Nota 10

5 comentários:

  1. Que bom que a narrativa lhe foi proveitosa. Tá dando Saramago disparado nesse desafio. Não concordo com essa interpetração bíblica de Caim, mas como texto literário pode ser válido

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. EU acho q a obra em si é mais um certa revolta contra Deus!!! Mas sei la!!! Eu quero ler pra ver como q é!

    ResponderExcluir
  3. Adoro obras polêmicas, e Saramago é mestre nisso!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  4. Ótima escolha. Saramago é maravilhoso e muitos participantes optaram por ele na hora de escolher o autor portugues para o desafio. Claro, só poderia ser assim , pois ele é um gênio.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Na minha opnião Saramago ofende além da igreja,milhares de fiéis!Não li,e não estou nenhum pouco afim de ler...pelas análises não me interessei..

    ResponderExcluir