quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Desafio literário de fevereiro: Biografia ou memórias

 Esta música é feita daquilo que desfaz o músico [Christian David]

Para o Desafio escolhi a biografia da Clara Schumann. Estava assistindo o canal "Film & Arts" e teve um especial "Mulheres na música clássica", uma dessas mulheres homenageada foi a Clara e achei muito linda as composições dela e depois procurando na internet, vi que tinha uma biografia dela escrita por Catherine Lépront, fazia parte da coleção "Uma mulher", lançada pela Editora Martins Fontes, nessa coleção, além da Clara, tem da Frida Kahlo, Camille Claudel, Anita Garibaldi, Marie Cure, entre outras.

A saga para achar o livro:

Não achei em nenhuma livraria, nem sebo, nem e-books, entrei em contato com a Martins Fontes e eles pararam de distribuir, aí fui para internet, no Mercado Livre estava esgotado, no Amazon não tinha em português, sabe onde achei? Nas americanas(dot)com, fiquei muito feliz, o livro chegou em 2 dias, veio amarelado, como se tivesse estocado por muito tempo, mas eu consegui e não me arrependi.

Infância
O pai de Clara era professor de música, um dos mais respeitados da época, a mãe não suportava aquela música o dia inteiro na casa, abandonou o marido e os três filhos. Clara aprendeu música antes mesmo de ser alfabetizada e aos 7 anos iniciou sua carreira. Todos ficavam surpreendidos com a menina prodígio, ela tocou até para Goethe. Aos 9 anos, chegou em sua casa um jovem músico bem promissor interessado em fazer aulas com pai dela, na época com 18 anos, seu nome era Robert Schumann, as crianças gostavam dele pois contava histórias de dar medo. Clara, aos 15 anos, recebeu sua 1ª declaração de amor vinda de Robert que estava noivo de outra, mas terminou o namoro. O pai de Clara, após descobrir o caso dos dois, proibiu-a de encontrar, e até trocar cartas com Robert.
Robert e Clara

Casamento
Robert e Clara continuaram suas carreiras e ficaram anos sem se ver, mas mantiveram a promessa de amor e de se casar assim que ela fizesse 21 anos. Hoje em dia não existe amor assim. Eles moveram montanhas para ficarem juntos, o pai dela ameaçou tirar tudo dela, eles só casaram em juízo, depois de processos na justiça de Robert contra o pai e vice-versa, ela sacrificou a seu amor pela família por amor a Robert.
Casaram e Robert tornou-se obsessivo pelo trabalho, passava horas ao piano e Clara passava muito tempo só, mas apoiava o marido, o homem que ela amou, venerou, lutou.

Filhos
Clara teve no total, 8 filhos, o 4º filho e único menino até então, morreu com menos de 2 anos, foi um choque que deixou o casal muito abalado, mas mesmo assim continuaram lutando por manter a família e as carreiras.
Depois, sua filha Julie morreu aos 28 anos de tuberculose, deixando três filhos. Seu filho Ferdinand foi para guerra e voltou com a mesma doença herdada pela mãe, o reumatismo. Esta doença manteve Clara muitas vezes fora dos palcos e agora fez seu filho dependente de morfina por não suportar as dores crônicas.
Não só Clara tinha uma doença grave, Robert enlouqueceu, passou os últimos 3 anos de sua vida internado numa clínica, infelizmente um dos filhos, o Ludwig também herdou os problemas psiquiátricos do pai e passou a vida internado, Felix também estava com tuberculose.

Carreira
Com Robert internado e com 7 filhos para criar, ela voltou ao trabalho, teve uma carreira de sucesso, tinha grandes amigos como: Mendelsson, Liszt, Josef Joachim e o Brahms. Ela odiava o antissemita Wagner.

Johannes Brahms
Brahms
Jovem, chegou com 20 anos na casa dos Schumann, Robert viu nele uma genialidade, viraram amigos. Depois que Robert foi internado, Brahms nunca abandonou Clara, ele arrumava umas noivas, mas nunca se casou porque nunca encontrou uma mulher como ela. Não se sabe ao certo o tipo de relação dos dois, trocavam cartas muito informais, cheias de demonstrações de carinho, ela o chamava de "anjo consolador", ele, após criar uma composição, pedia primeiramente o aval dela, os dois eram muito confidentes.

Velhice
Clara demonstrava muito carinho e admiração por Robert, mesmo depois de morto, ela não se casou de novo, além do reumatismo ela passou a ter problemas de surdez. Seu trabalho foi comparado ao de Liszt,  mas, por ser mulher, não teve tanto reconhecimento na história, ficou meio à sombra do marido, mas foi guerreira, enfrentou o próprio pai, lutou por seu amor, pela maternidadade, enfrentou guerras, doenças, falta de grana, mesmo com todos esses problemas, manteve sua carreira brilhante. Ela é um exemplo para todas as mulheres de coragem, inteligência e de admiração.
Letras de alguns Lieder  (tradução livre feita por mim, se alguém conhece alguma tradução oficial ou viu algum erro, favor, avise-me): 

Er ist gekommen in Sturm und Regen (ele vem na tempestade e na chuva)

Ele vem na tempestade e na chuva
Meu ansioso coração bate por ele
Como eu saberia que seu caminho
Uniria-se ao meu?

Ele vem na tempestade e na chuva
Ele audaciosamente roubou meu coração.
Ele roubou o meu? Eu roubei o dele?
Ambos viemos juntos.

Ele vem na tempestade e na chuva
Agora vem com a benção da primavera
Meu amor salta para fora, eu observo com regozijo


Liebst du um Schönheit (amor pela beleza)
Se você me ama pela beleza,
não me ame
Ame o sol
que tem cabelos dourados

Se você me ama pela juventude,
não me ame
ame a primavera
que se renova todos os anos

Se você ama tesouros,
não me ame
Ame a sereia
ela tem muitas pérolas claras.

Se você me ama por amor
ah, sim, então me ame
ama-me sempre
Te amarei muito mais


Warum willst du and're fragen
(Por que vai questionar os outros?)

Por que vai questionar os outros
que não são fiéis à você?
Acredite apenas naquilo
que esses olhos dizem

Acredite, não em pessoas estranhas,
acredite, não em fantasias peculiares
mesmo minhas ações, você não poderia interpretar,
mas olhe nestes olhos

Silenciará seus lábios suas questões
ou se voltarão contra mim?
Mesmo que meus labios pudessem dizer,
olhe meus olhos: te amo!

8 comentários:

  1. É tão gostoso quando a busca chega ao final né!? vou te parabenizar pela odisséia literária. Talvez se vc fosse outra teria desistido.

    ResponderExcluir
  2. Que linda escolha!!!!! Adorei sua resenha e a historia de Clara. Mas com a dificuldade que voce teve de comprar o livro, estou um pouco desanimada, mas vou tentar compra'-lo. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa não conhecia Clara Schumann, que preciosidade deve ser esta biografia, parabéns pela escolha e pelo texto.
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  4. Ana, ola
    Cheguei aqui por causa do Desafio e gostei muito de conhecer Clara Schumann e mais ainda de sua saga para encontrar o livro!
    Vamos ver se com mais pedidos a editora o republique.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  5. Muito bela a história de vida dessa musicista fantástica que muitos desconhecem...Ana, ponto para você cuja disposição ferrenha em ir à caça do livro, nos propiciou conhecer um bocadinho da vida de Clara Schumann. Thanks!
    Até a próxima leitura!


    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha da vida de Clara Schumann, parabéns pela escolha e por ter insistido na compra do livro, valeu muito a pena por ter nos contado.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Após itensa busca,nada melhor que uma leitura agradável.
    Parabéns pela resenha.

    Abs, Rê

    ResponderExcluir