sábado, 17 de agosto de 2013

Desafio literário: V de vingança



"Ideias sao à prova de balas"
O tema do desafio deste mês é ler um livro cujo o tema central seja "Vingança", aproveitei para ler a HQ "V de vingança", escrito por Allan Moore e a arte é de David Lloyd, publicado pela Panini Brasil.
O filme é um pouco diferente da HQ, uma das diferenças é a história da Evey (a menina interpretada pela atriz Natalie Portman), o filme foi mais moralista ao mudar a situaçao em que ela conheceu o V. O final do filme também tem uma versao diferente, mas achei as duas interessantes mesmo assim.
No prefácio, David Lloyd deixa claro que "em V de Vingança nao há muitos personagens alegres e descontraídos, é pra gente que nao desliga a TV na hora do noticiário", ou seja, para quem gosta de ver a realidade dura e crua.
V é um homem inteligente, culto e vingativo, preserva um grande acervo de livros e discos, toca piano, foi vítima da repressao do estado fascista (fictício) na Inglaterra, foi levado para um campo de readaptaçao onde também eram levados os estrangeiros, os radicais e os homossexuais, muito semelhante aos campos de concentraçao nazistas. Ele também foi vítima de experiência médica, sendo o único sobrevivente.
"A felicidade é a mais insidiosa das prisoes"
Evey Hammond, de 16 anos, é órfã. Quando criança, viu seu pai sendo levado pelos soldados, depois ela mesma foi vítima do trabalho infantil. Como na maioria das HQs, contos de fadas e jogos de vídeo-games, ela é a demoiselle en détresse, ou seja, a dama em perigo que será salva por um herói, neste caso, o V que a tira das garras de policiais corruptos e violentos e a leva para sua casa, protege-a dos perigos, mostra sua biblioteca e seu jukebox, além de prepará-la para a revoluçao.
A Inglaterra, após uma crise política, econômica e social, consequentemente, o enfraquecimento do governo, o grupo fascista "Nordica Chama" toma o poder e instala a barbárie. O V. arquiteta uma vingança contra esse novo governo autoritário.
"Lembrem, lembrem o cinco de novembro. Que traiçao! Que artimanha! Por isso, nao há que esquecer uma traiçao tamanha."
5 de novembro de 1605, foi a data que Guy Fawkes, um soldado inglês e fanático religioso católico, tentou sem sucesso explodir o parlamento com o rei e todos os parlamentares protestantes lá dentro. O evento ficou conhecido como a "Conspiração da pólvora". Apesar de V. utilizar a máscara de Guy Fawkes e usar o 5 de novembro para colocar seu plano em açao, os ideais e os propósitos que levam à destruiçao do Parlamento nao sao os mesmos. V. só quer conseguir a façanha que Guy nao foi capaz de executar.
"Boa noite, Londres! Acho q é hora de conversarmos. Estao todos confortáveis? Entao eu começarei"...
O nome V. tem vários significados, além da letra V, é também o n° 5 em algarismos romanos. Significa o 5 de novembro, uma citaçao  em latim do Dr Fausto, da peça de Christofer Marlowe: vi veri veniversum vivus vici  (pelo poder da verdade, eu, enqto vivo, conquistei o universo), o n° de sua cela no campo de reabilitaçao, etc.
"Nao é curioso como tudo termina em drama?"
Pensamento do líder fascista Adam Susan- clique na imagem para aumentar

V. tinha uma visao anarquista, ele cita Proudhon : "anarquia significa sem líderes, nao sem ordem". Ele queria trazer um pouco de ordem já que os sistemas político, judiciário, religioso e da mídia estavam corrompidos e ninguém podia questioná-los.
"A autoridade, quando detecta o caos pela primeira vez em seus calcanhares, fará as coisas mais vis para preservar a fachada de ordem".
"Nao se deve contar com a maioria silenciosa, pois o silencio é algo fragil, um ruido alto e esta tudo acabado".
PS: A HQ é uma história de ficçao, nao pode ser considerada como uma cartilha revolucionária, se vc quiser fazer uma revoluçao, seja inteligente, conheça de história geral e história local, antropologia, filososofia, ciências sociais, geografia. Faça um plano perfeito, nao seja o indignado de internet que lê uma mensagem revoltada do Facebook sem citar fontes e acha que já conhece toda a verdade sobre o tema e sai quebrando tudo que vê pela frente. Tenha um propósito justo e de interesse geral, visando a diminuir as desigualdes sociais porque se for pra defender seus próprios interesses, já é fascismo.

Autores citados ou livros disponíveis na biblioteca do V.:

Várias obras de Shakespeare, A divina comédia - Dante Alighieri, Ivanhoe - Walter Scott, As viagens de Gulliver - Jonathan Swift, Odisseia -Homero, Frankstein - Mary Shelley, Poemas de William Blake, Magic faraway tree - Énid Blyton, The roots of coincidence- Arthur Koestler, Les confessions d'un revolutionnaire - Pierre-Joseph Proudhon, William Bluter Yeats, Jacob Bronowski, The book of the Law - Aleister Cowley, October country - Ray Bradbury

Para ouvir (criei uma pasta no Deezer com as músicas que V. gostava)



Nenhum comentário:

Postar um comentário