sábado, 25 de junho de 2016

Balanço de leituras, filmes, etc

Leituras terminadas

Para o projeto «Os 100 livros essenciais da literatura canadense », li RU, da escritora vietnamita-québécoise Kim Thuy, é um romance autobiografico sobre sua familia de refugiados que vieram para o Canada durante a Guerra do Vietnam. Eles eram ricos e perderam tudo. Para fugir da guerra, entraram em um barco com mais de 200 pessoas, alguns estavam doentes, ficaram em um campo de refugiados na Malasia antes de conseguirem chegar no Canada. É uma bela historia! Às vezes olho para esses refugiados e acho que todos tem historias tao interessantes quanto esta, mas infelizmente nem todos sabem coloca-las no papel, nao ha um centro de arquivos que registra a vida dessas pessoas. A humanidade perde, pois registra apenas os feitos de homens brancos, exploradores, colonizadores, amantes da guerra e do dinheiro. Historias de superaçao, de sobrevivência, de « renascer das cinzas », de « tirar leite de pedra » nao interessa. É uma pena!

Terminei também a leitura de duas peças teatrais do Jean-Paul Sartre « Houis clos » e « Les mouches », mas vou fazer um post especifico porque estou lendo outras coisas dele.

Filme

Assisti Under the Skin, dirigido por Jonathan Glazer, é um filme de ficçao cientifica on the road, baseado no livro homonimo do escritor Michel Faber.
A protagonista, representada pela Scarlett Johansson, sai pela estrada perseguindo homens, oferecendo carona e leva-os para « casa » dela. A maioria desses homens sao solitarios, imigrantes vindos da Albania, Republica Tcheca, homens com problemas fisicos, ou seja, aqueles que ninguém vai sentir falta.
Uma mulher perseguindo homens é ficçao cientifica, ja o contrario, é vida real mesmo. O filme tem pouquissimos dialogos e quase duas horas de duraçao. A fotografia é bem bonita, foi filmado na Escocia.
Precisaria ler o livro para entender direito essa historia, o porquê dos alienigenas se interessarem por esses homens. Tem também o tiozinho da moto que nao sei direito pra que veio, mas minha motivaçao para ler sci-fi é quase zero, ou seja, vou ficar sem entender. Mesmo meio perdida, o filme me prendeu até o final, gostei.

Foto
Por do sol apos às 21h no verao.


Musica
Falando em imigraçao, trabalho com um rapaz que veio da Costa do Marfim, chegou aqui aos 18 anos, sozinho, hoje tem 24. Cuida da casa, lava, passa, cozinha, tem 2 empregos, sai de casa às 6h da manha e volta às 10h, mesmo dando duro, é uma pessoa leve, de bem com a vida. Ele me lembra o personagem Obinze do livro Americanah, da Chimamanda.

Estavamos falando do Bob Marley e ele começou a cantar “Redemption Song”. Nao sei se vocês ja tiveram o privilégio de ver um africano cantar, é algo meio espiritual, cheio de emoçao, sai da alma, ainda juntou com a letra da musica que é muito forte, eu comecei a chorar de tao lindo e tocante que era. Tive que ir ao banheiro para enxugar as lagrimas e me recompor, imagine o que os brancos do recinto iriam pensar ao verem a cena? Nao iam entender nada. Assim como o outro que trabalha com a gente, nao sabe porque ganha mais do que eu e o africano, mesmo fazendo o mesmo trabalho, mas eu e o africano sabemos, ta explicado na musica. Nao temos um salario digno como os brancos, mas temos uma musica de redençao e isso nao ha dinheiro que pague. Podem escravizar nosso corpo, mas jamais a nossa mente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário