sábado, 3 de fevereiro de 2018

Disciplina de Pensamento Critico - Parte 1

Eu me inscrevi em uma disciplina de Pensamento Critico antes de começar a leitura de "As Origens do Totalitarismo", da Hannah Arendt (ja falei do livro Eichmann em Jerusalem, parte 1 e parte 2).

Isso é so um resumo do curso, minhas anotaçoes que guardo para posteridade.

Modulo 1: Introduçao à critica do poder

The fundamental cause of the trouble is that in the modern world the stupid are cocksure while the intelligent are full of doubt.

— Bertrand Russell (‘The Triumph of Stupidity’ in Mortals and Others: Bertrand Russell’s American Essays, 1931–1935)
O pensamento critico é um ramo da Filosofia. É exercer a inteligencia diante dos problemas apresentados, levando em consideraçao os fatos e os valores pessoais:

Os fatos: Fenômenos observaveis e incontestaveis. Ex: Murakami é japonês/ A bandeira do Brasil é verde, amarela, azul e branca/ A Torre Eiffel tem 324 metros de altura, etc.


  • Fato é diferente de fantasia/ficçao: Ex: A Liberdade é Azul, A Igualdade é Branca, a Fraternidade é Vermelha (trilogia das cores do cineasta polonês, Krzysztof Kieślowski). Ele usou as cores da bandeira da França e o lema "Liberté, Égalité, Fraternité" para criar a trilogia dos filmes que nada mais é que uma ficçao, pois nao se pode atribuir cores a um conceito/ideia a nao ser na ficçao/fantasia.
  • Fato é diferente de falacia: Denominação atribuída, pelos escolásticos, ao silogismo sofístico de Aristóteles, caracterizado pela falsa aparência de veracidade, mas que se constitui em um argumento artificioso que engendra erro, espécie de raciocínio que, a despeito da aparência de verdade, é falso ou equivocado; sofisma. 


Valores: Escolhas pessoais, orientaçao de vida, açoes.

Para ser um pensador critico, é necessario:

  • Tolerância: ouvir varios pontos de vista e gostar de bons debates (diferente de bate-boca).
  • Ter habilidades analiticas: construindo argumentos e apresentando os motivos para chegar numa conclusao.
  • Ser confiante: para debater com as pessoas presentes.


Liberdade de pensamento: Contestar os poderes estabelecidos que pretendem pensar no lugar do individuo e impor a visao do mundo deles (Ex: tirania e religiao). O tirânico nao pode controlar sua mente, o que você pensa.

Liberdade de expressao: poder expressar suas ideias publicamente sem risco de represalias. O tirânico pode controlar sua liberdade de expressao fazendo o uso da violência.

A liberdade de expressao é diferente de falacia e de argumento de autoridade. Embora muitos utilizam a palavra "liberdade de expressao" para querer impor à força seus argumentos falaciosos, tendenciosos e de opressao.

Em um regime autoritario que pensa por nos, o pensamento critico é uma atividade rebelde.

Argumento de autoridade x argumento da razao

O argumento da razao: Cada um expoe suas ideias até chegar num consenso.
O argumento de autoridade é imposto e nao questionavel.

  • Obediência às autoridades sem critica e reflexao (Ex: Eichmann)
  • Controle pelo uso da força, repressao, violência e tortura.
  • Adversarios do pensamento: tiranos, ditadores, déspotas, lideres religiosos.


Exemplo na religiao: 

  • Na Idade Média, a Igreja impunha a obediência cega, ja que era "a vontade de Deus" e ninguém pode questiona-Lo.
  • A Filosofia estava à serviço da Teologia
  • Na Monarquia, a familia real era escolhida por Deus
  • O meio de repressao era a Santa Inquisiçao que torturava e matava em nome de Deus


Igreja x Ciência:

  • Igreja: A Terra é o centro do universo
  • Copérnico: supoe através de calculos que o sol é o centro do universo e a terra e os outros planetas giram em torno dele.
  • Galileu: prova (fatos) através do telescopio (tecnologia) que a suposiçao de Copérnico estava certa e nao a da igreja.


Exemplos no Totalitarismo:


  • Totalitarismo: terror, censura, propaganda, inexistência de direitos individuais, o estado controla a economia, cultura, lazer e a midia.
  • Nao suportam oposiçao politica / partido unico / lider carismatico.
  • Repressao: Gestapo (Alemanha), KGB (URSS), campos de concentraçao e exterminio (Alemanha), Goulags (URSS).
  • Falta de legitimidade ou legitimidade irracional*
*legitimidade irracional: pessoas aderem a um poder autoritario porque sao manipuladas, ingênuas, iletradas, cegas pela emoçao ou ameaçadas.
legitimidade racional: estao ligada ao exercicio do pensamento critico. Os individuos sao autônomos e so aceitam como poder justificado o que a razao diz de aceitar, ou seja, um governo legitimo e democratico.


Exemplo de 3 estados totalitarios:

Facista - Mussolini - Italia: 

  • Desemprego em alta / Crescimento dos movimentos sociais/ Idealismo socialista. Soluçao: Golpe de Estado. 
  • Mussolini era obcecado pelo Imperio Romano (virilidade/ agressividade/ conquista).
Nazista - Hitler - Alemanha
  • Crise politica, economica e social / racismo /  regima nazista financiado pelos industriais.

Soviético - Stalin - URSS
  • Guerra Civil: Bolcheviques x czaristas (apoiados pelo ocidente) / 8 milhoes de russos morreram de fome / promessa de uma sociedade igualitaria / fim de classes / auto-gestao
Segundo Hannah Arendt, o totalitarismo exige lealdade total, ilimitada, incondicional e inalteravel dos filiados ao partido. O governo é exercido com violência e elimina a distância entre governantes e governados. Os governantes tem sede de poder, vontade tirânica e arbitraria, depende da vontade das massas (poder da propaganda).

Novas formas totalitarias: Estado de urgência ou de exceçao

É uma medida provisoria em caso de perigo iminente em um pais (ex: ataque terrorista). Algumas liberdades fundamentais podem ser restritas, tais como, a liberdade de ir e vir ou a liberdade de imprensa.

Segundo o filosofo italiano Giorgio Agambem, o estado de urgência é uma forma de ditadura, devido à destituiçao do estado legitimo e soberano. Por "questoes de segurança", propagam o medo e o terror através das midias sensacionalistas e a policia substitui o poder judiciario.

O conformismo na democracia: Um exemplo da tirania da maioria



O comportamento de manada*, o conformismo e a falta de pensamento critico podem ter efeitos nefastos para democracia.
Alexis de Tocqueville, filosofo francês do séc. XIX, declarou que o principal risco da democracia é  tornar-se a tirania da maioria, pois a regra da maioria é a opressao da minoria. A maioria dominante esta "sempre certa", enquanto a minoria esta "sempre errada". 
A democracia é fundada no principio de igualdade quanto às decisoes politicas, ela gera uma homogeneização da sociedade que leva ao conformismo. Uma decisao é boa porque foi aceita pela maioria e nao pela sua pertinência ou sua propria argumentaçao. A lei do mais forte como fator de legitimidade e de tomada de decisao prejudica o pensamento crítico e pode levar ao despotismo.

*O comportamento de manada é um termo usado para descrever situações em que indivíduos em grupo reagem todos da mesma forma, embora não exista direção planejada. 

Fatores que levam o individuo ao conformismo:
Adversario interior (nos mesmos): temos tendência a nao exercer o pensamento critico e a nao sair da zona de conforto.
Seguir a correnteza: mesmo se o individuo pensa, ele nao se da ao trabalho de discutir.

Exemplo Eichmann: O pensamento critico requer que compreendemos o que estamos fazendo e que nos colocamos no lugar do outro, pois ele é um ser humano como eu. Por que eu faria isto ao proximo? Gostaria que isso fosse feito em mim?
Para Eichmann, o outro nao existe. A vitima foi desumanizada pela propaganda.

Experiência Milgram: Psicologo americano fez uma pesquisa sobre "experiência da memoria". Jogo de perguntas e respostas. Individuo 1 faz a pergunta, individuo 2 erra a resposta, individuo 1 tem autorizaçao do psicologo de administrar choques no individuo 2 a cada vez que ele erra a resposta. Quanto mais ele erra, mais aumenta a descarga eletrica.
Individuo 1 nao questiona a tortura que esta cometendo no individuo 2, porque esta acreditando cegamente na ciência (ordem do psicologo).

Documentario "Jogo da Morte", 2009 (video abaixo, em francês)
Recriaram a experiência Milgram em um programa de TV. As pessoas continuam agindo sem refletir, porque estao diante das câmeras, acreditam no que o apresentandor pede para eles fazerem, recebem aprovaçao da plateia que grita e torce por eles, recompensa monetaria.


Outros filmes discutidos:
  • Die Welle (A Onda), 2008, Alemanha. Direçao: Dennis Gansel
  • Nineteen Eighty-Four, 1984, Inglaterra. Direçao: Michael Radford. Adaptado do livro homônimo, de George Orwell
  • Das Experiment, 2001, Alemanha. Direçao: Oliver Hirschbiegel. Adptado do livro The Experiment − Black Box, de Mario Giordano.
Principio de legitimaçao do poder: Ninguém pode violar os direitos humanos.

Henri Poincaré e o pensamento critico (1909):

"O pensamento nao devera jamais se submeter, nem a um dogma, nem a um partido, nem a uma paixao, nem a um interesse, nem a uma ideia pré-concebida, nem a nada que nao seja o proprio fato, pois se o pensamento se submeter, ele deixara de existir".


Conclusao
Ter senso critico = capacidade de entender os problemas apresentados e nao se enganar, sabendo que o passado nao se repete e o futuro é incerto.
Fatores que se se opoem ao senso critico: argumento de autoridade e argumento de razao
Adversarios exteriores: tiranos e religiosos que querem que o povo va na direçao que eles desejam. O tirano reina pela força que ele exerce e pelo medo que ele suscita, seu poder nao tem nenhuma legitimidade para o povo.
Um poder legitimo é uma autoridade que obedecemos, nao porque temos medo, mas porque concordamos com ela.


Fim do primeiro modulo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário