sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Retrospectiva 2019

O mundo esta dificil, extremista, governos incompetentes, ha muita apologia à ignorância e demonizaçao da ciência e da educaçao. 
Quase 8 bilhoes de pessoas no planeta, a maioria nascendo abaixo da linha da pobreza, nao ha educaçao sexual, nem planejamento familiar, o corpo da mulher pertence ao estado, familia e igreja, nao a ela.
Crises ambientais, grandes desmatamentos para pecuaria e para o agrobusiness, afinal tem que alimentar quase toda essa gente (alguns ainda morrerao de fome). O ar das grandes cidades esta irrespiravel, queimadas, aquecimento global, etc.
10 minutos nas redes sociais sao suficientes para acabar com o resto do dia, aumentar a crise de ansiedade, a raiva, etc. Tudo transformou em "Cidade Alerta", uma disputa para quem tem conhecimento da pior tragédia mais recente.
Eu tenho duas escolhas: abraçar a cultura do medo, xingar muito, odiar todo mundo, entrar na paranoia coletiva ou escolher ter paz, fazer as coisas que gosto e se o apocalipse chegar, pelo menos morro menos frustrada. Isso nao quer dizer que eu nao fico ciente do que acontece, fico sim, também fico triste, mas tenho que cuidar da minha sanidade mental, preciso sobreviver, ser forte, porque nao tenho ninguém para cuidar de mim a nao ser eu mesma.


Janeiro

  • Passei o periodo de festas sozinha e aproveitei para maratonar os filmes do Godard. E para minha tristeza, a Anna Karina morreu em 15 de dezembro de 2019.



  • So tinha dois itens na minha resolucao para este ano. Uma delas depende do governo e nao de mim, ou seja, um problema que vou arrastar para 2020 porque ainda nao foi resolvido.
  • Fiz um curso de atualizacao em bureautique que comecou em setembro 2018 e terminou em junho. 
  • Teve mais uma tragédia ambiental em Minas Gerais, a barragem da Vale foi rompida em Brumadinho, transformando tudo em um mar de lama.

Fevereiro

  • O auge do inverno canadense. Praticamente so estudei e trabalhei.
  • Fui ao Carnaval daqui so porque Lidia veio, sinceramente no tengo ganas de ficar na rua vendo a caravana passar. Nada tem a ver com o Carnaval do Brasil, até porque estamos a -20°C neste periodo.


Março

  • Este blog completou uma década. Nao teve comemoraçao, nem post especial. É uma pena! Tenho um carinho muito grande por este espaço.
  • Maratonei os filmes da Agnès Varda. Fiz stories do Instagram falando de cada um, mas deveria ter feito aqui para o Mulheres na direçao. Prometo que farei, pois ela merece!


Abril


  • Nao fiz nada de especial, tive muitas provas e zero vida social.


Maio


  • Teve show da Florence + The Machine, em Montréal.



Junho 

  • Cinema: Assisti ao filme québécois, La femme de mon frère, dirigido pela Monia Chokri, ganhou o prêmio coup de coeur du jury, no Festival de Cannes.
  • Teve Copa do Mundo Feminina.
  • Fui ver a exposiçao do Miro



  • Visitei minha amiga em Ottawa e aproveitei para conhecer o Rideau Hall.



  • Festival de Jazz de Montréal. A Bebel Gilberto cancelou o show,  foi bem na época que o pai dela João Gilberto) faleceu, mas o Rodrigo Amarante estava la representando o Brasil.



  • Fui ver o Mural Festival que tem todo ano em Montréal, com grafittis de street artists do mundo inteiro.



  • Fui na exposiçao da Rebecca Belmore no MAC.



  • Conheci o Parc Frédérick Beck, parece um filme sci-fi



  • Adoro andar à noite no Vieux Port



  • Madonna lançou o album Madame X.


Julho 


  • Teve o Festival d'été de Québec, os shows mais relevantes para mim foram: Twenty One Pilots, Slipknot, Mariah Carey, Nick Murphy, Lou Doillon, Diplo, Imagine Dragons e alt-j.
  • Teve a sétima e ultima temporada de OITNB. Fiquei triste com o fim!



Agosto

  • Festival Osheaga, em Montréal. Fui so um dia e o show que mais gostei foi da Rosalia



  • Inventei de ler o livro e ouvir todos os albuns de "1001 Albums You Must Hear Before You Die", farei um post sobre isso em breve.



  • A Amazonia pegando fogo para pecuaria e exportaçao a carne, enquanto o brasileiro fica comendo carne de baixa qualidade e cara. Se as pessoas soubessem da importância de uma floresta tropical para o planeta... Pesquisem. Até o momento, foram 9762 km de desmatamento, segundo a BBC.


Setembro


  • Pintei meu quarto antes do inverno chegar.
  • Vi a peça "O circulo de giz caucasiano", do Brecht. Uma super produçao!
  • Fui ao show da Celine Dion. Que maravilhosa! Todos que foram, ganharam o novo CD dela "Courage". Amei!

  • Fui à palestra da Michelle Obama, ela discutiu sobre seu livro de memorias "Becoming". Deveria se candidatar à presidência, pois é muito poderosa.

Outubro


  • Dia 18, começou a manifestaçao no Chile.



  • Teve a estreia do "Joker", estou torcendo para o Joaquin Fenix ganhar o Oscar de melhor ator.
  • A Fernanda Young faleceu e eu li 3 livros dela este ano.
  • Fui na The Twins of Evil Tour, com Marilyn Manson e Rob Zombie.
  • Como o inverno é longo e nunca sei o que assistir na Netflix, decidi conferir "The 50 Best Movies on Netflix right now", publicado na The New York Times. Ja assisti a 24 de 50. Alguns nao estao disponiveis na Netflix do Canada, logo nao verei todos.
  • Fui ao show do Fleetwood Mac. Muito bom!

Novembro


  • Dia 8, Lula foi Livre. O coletivo Québec se reuniu na universidade para comemorar.
  • Show do Patrick Bruel.
  • Opera La Traviata, de Giuseppe Verdi.
  • Cinema: Assisti ao filme québécois "Antigone", dirigido pela Sophie Deraspe. É uma versao contemporanea da peça tragica de Sofocles. Chorei horrores!


Dezembro


  • Todo fim de ano tem show Cirque du Soleil e eu nao perco nem um sequer. Vi o espetaculo no gelo "Axel". Interessante as musicas escolhidas: Ja começa com Mad World, do Gary Jules. Para mim é uma das musicas mais tristes do mundo. Também tem Creep, do Radiohead; Diamond, da Rihanna, etc.



De 22 de dezembro a 5 de janeiro, passei no México. Foi uma experiência increible! Fugimos do inverno canadense e chegamos ao aeroporto de Cancun, voo direto de Québec, 4 h de viagem apenas. Fomos para a cidade de Valladolid, no estado de Yucatan, é mais proxima dos Cenotes X'kekén y Samula e de Chichen Itzá. 
Fomos para Mérida, é proxima da Ciudad prehispánica de Uxmal, do sitio arqueológico maya Dzibilchaltún e da Reserva Natural Ría Celestún.
Na Ciudad de Mexico, fomos no Museu Frida Kahlo, Museu Casa de León Trotsky, Museu National de Antropologia, Castillo de Chapultepec, Palacio de Bellas Artes, Mercado de Artesanías La Ciudadela, no prédio historico dos Correos, na casa onde foi filmada o filme Roma, no Monumento da Revoluçao,etc. 
Visitamos a cidade pré-hispanica de Teotihuacan, a Basilica da Virgen de Guadalupe e a Zona Arqueológica de Cholula, em Puebla.
E para terminar, pegamos uns dias de praia na Riviera Maya: Cancun, Puerto Morelos, Playa del Carmen, Isla Mujeres, Tulum e o sitio arqueologico de Coba


Leituras


  • Li 64 livros apenas, estou estudando, logo lendo outras coisas. Veja o que li no Goodreads.
  • Pela primeira vez li Elena Ferrante e amei. 
  • Para o projeto Nobel Women li as autoras: Sigrid Undset, Nadine Godimer, Doris Lessing e Olga Tokarczuk.
  • O livro que li e recomendo para todo mundo: As Veias Abertas da América Latina, do Eduardo Galeano.

Alguns filmes e documentarios que anotei (às vezes esqueço)

A Plastic Ocean, documentario sobre a quantidade de plastico no mar, ameaçando nao so a vida marinha como também as aves ;
The Game Changers, documentario sobre atletas vegans;

Filmes: Certain Women, Disobedience (também li o livro para o mês LGBTQIA); Clouds of Sils Maria, Marriage Story, The Earthquake Bird; Anima, com Thom York; Berlin, I love you; Unicorn Store, Happy as Lazaro.

Filmes Elena Ferrante: Ferrante Fever, de Giacomo Durzi; L'amore molesto, de Mario Martone e I giorni dell'abbandono, de Roberto Faenza.

Da lista dos 50 filmes The New York Times: Roma e Y Tu Mama También, de Alfonso Cuaron; Daugthers of Dust; Private Life ; Rachel Getting Married; Coco; The Ballad of Buster Scruggs; Jackie Brown e Pulp Fiction; Cloudy With a Chance of Meatballs; Groundhog Day; Monty Python and the Holy Grail;  Hell or High Water; The Witch; My Happy Family; Blackfish; Justin Timberlake + the Tennessee Kids; The Little Prince; Okja e Superbad

Séries 

Fleabag (Amazon Prime) e Crashing (Netflix) com a Phoebe Waller-Bridge; Better Than Us, Boneca Russa, The Good Place, Dark, Jessica Jones, You, Romance is a bonus, Bonding, Educação Sexual, La casa de las flores, Ad vitam, 3%, OA (1 temporada), How to Get Away with Murder.

Musica


Ouvi 1812 artistas e 80 paises, mas grande parte foi por causa do livro 1001 Albuns

Nem fiquei surpresa, pois Riri pode contar cmg pra tudo

2020

Comecei um Bacharelado em Linguas Modernas, no momento estou matriculada apenas em uma disciplina, italiano. Nao tenho pressa para acabar, vou fazer bem devagarinho. Ou seja, sera mais um ano trabalhando e estudando.
Queria muito arrumar um tempinho para vir mais vezes aqui no bloguinho, mas nao posso prometer nada. 
Um excelente ano a todes, cuidem bem de vocês e das pessoas que vocês gostam. Busquem sempre estar em paz e em harmonia, fujam das tretas! Comam mais saladas e frutas, evitem ao maximo comidas industrializadas, façam exercicios. Seu corpo e mente agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário