terça-feira, 6 de outubro de 2009

Una breve Vacanza


Una breve vacanza (Amargo despertar) é um filme de Vittorio de Sica (futuramente falarei mais desse diretor que foi um dos melhores da Itália), mas como na sessão pipoca o tema escolhido era causas femininas e feministas, resolvi falar desse filme.
Uma mulher (interpretada pela brasileira Florinda Bolkan), mãe de três filhos, marido afastado do trabalho que a maltrata e espanca, tem uma sogra e um cunhado, todos dependem dela para tudo, ela trabalha em uma fábrica, fica doente, com problema no pulmão e vai se tratar nas montanhas. Por dar uma pausa na vida atormentada que leva, ela começa a refletir sobre sua vida, suas vontades, suas paixões, retoma a leitura (vai ler logo Anna Karenina de Tolstoi). Ela percebe a anulação da própria existência, medita nas condições de trabalho que é submetida, naquela loucura de manter a família, todos parasitas, medita na política, nas greves e de uma certa forma ela tenta uma mudança, tenta ser diferente. Lá na estância, ela encontra um cara bacana, fica com ele, depois ela recebe alta e volta para a vida de merda. Como sempre falo, a mulher leva todo peso do mundo nas costas e toda a culpa, desde o tempo de Eva.
Esse filme não foi considerado um dos melhores de Vittorio, talvez porque os críticos não tem a sensibilidade para entender a alma feminina, eu particularmente adorei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário