terça-feira, 11 de dezembro de 2012

1° aniversário fora do Brasil

Gente, foi o aniversário mais estranho da minha vida, o único q passei longe da família e dos amigos que costumavam comemorar cmg. Falei com minha família via skype e vi minha mãe chorando a 9000 km de distância de mim, segurando meu sobrinho que ainda nem conheço, ainda por cima foi casamento da minha cunhada e a gente não estava
 presente. Aff, tudo isso doeu profundamente na alma, nem preciso dizer que passei o dia chorando e comendo enqto nevava muito lá fora. Só quem vive no exílio sabe o que é saudade, solidão, sentir-se deslocado e inseguro. Por mais q eu tento me integrar, mais me desintegro, a vibe é outra. Infelizmente não dá para ter tudo na vida. No geral, estou feliz e não me arrependo da minha decisão, mas meu coração foi feito de carne e sangra todo dia, não vou fingir que muitas coisas não me fazem falta. Comentei com minhas colegas brasileiras e todas dizem que passar aniversário aqui é muito estranho, todas choraram, ainda bem que não fui a única, nao é só mulher que sente não, os homens também ficam sensíveis nessa hora. Todo mundo acaba tendo um momento de reflexão tipo «que diabos estamos fazendo aqui»???? Mas depois passa, você olha a paz do lugar, a qualidade de vida e tudo muda. Ainda de leva tem natal e ano novo pra gente passar socado dentro de casa vendo o povo se empanturrando de comida boa no Brasil via skype. Acho q a primeira vez é sempre mais difícil e dolorida, as outras passam com mais facilidade. É isso. 

5 comentários:

  1. A imigração tem um preço alto e é nas datas comemorativas que ela vem cobrar... Mas calma, imagino que com o tempo você se acostuma. Você é forte e o ser humano se adapta a TUDO.

    Feliz aniversário atrasado!

    Beijos,
    Lidia.

    PS: como é isso de "tento me integrar, mas a vibe é outra?" Confesso que fiquei com medo agora! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito cedo para sentir-me totalmente integrada, nós temos outros costumes, eles têm que confiar em nós e vice-versa, essas coisas nao acontecem de um dia para o outro, mas nao precisa ficar com medo, a adaptaçao é mais fácil do que eu imaginava, ainda falo frances como uma criança, isso tb me inibe de ser mais sociável. Ano que vem será melhor, com certeza! :)

      Excluir
  2. Ah, não fica assim não... O começo é sempre mais complicado, lembra que a tendência daí pra frente é melhorar e tenta manter o pensamento positivo! É chato, eu sei e tem dias que a gente já acorda mal, mas olha em volta, pensa um pouco e lembra que vcs não estão fazendo isso à toa.
    Nesses dias bom mesmo é reunir amigos, mesmo que poucos, em casa, fazer alguma comida brasileira pra matar a saudade, até assistir um dvd com legenda em PT já ajuda... Pra mim a combinação pipoca, coca cola e chocolate engorda mas consola! hehehe
    Chamou amigos pra ir na sua casa no dia do seu aniversário? Mesmo longe de tudo, tem que comemorar... Estão tomando vitamina D?
    Beijos e não fica triste não!
    Tereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tereza. Devo ser a única brasileira que chegou aqui sem conhecer ninguém que já morava aqui, eu, meu marido e meu filho fizemos tudo sem ajuda de ninguém, fomos aos órgaos que acolhem imigrantes, tiram dúvidas dao dicas, etc. Na francisaçao conheci alguns brasileiros, mas eles trabalham, estudam, aquela correria de sempre, até meu marido teve que trabalhar no dia do meu aniversario, por isso foi meio esquisito, nem tinha como comemorar, mas já passou, estou melhor, com certeza natal e ano novo já terei superado esta falta.

      Excluir
  3. acho que nunca passei deprê de aniversario, mas meu primeiro reveillon foi phodastico, estrava trabalhando no periodo da noite num residencial para crianças com deficiência intelectual, entao eu estava sozinha e esperando os fogos (tolinha). Vi os fogos de NY pela TV e cadê os fogos de Montréal ? O silêncio daquele reveillon 2007-2008 foi meu ponto de desanimo-mor, estava ha menos de 3 meses no Québec, sozinha e triste. Mas dai, numa decisao de ano novo, me dei mais um tempo e a oportunidade de me firmar. Volià, ja sao mais de 5 anos rs ... e sobre integraçao, como adultos as amizades demoram a se consolidar, entao acumule colegas e aprenda a receber como os quebecas.
    a primeira vez é efetivamente a mais dura. Nao passe natal e ano novo sozinha, é realmente doido .... e nao faça plantao tb, é muito chato ....

    ResponderExcluir