segunda-feira, 1 de abril de 2013

Desafio literário: Conto de inverno


Para o mês de abril, cujo o tema do Desafio Literário é ler um livro que tenha uma das quatro estações no título, escolhi o "Conto de Inverno", uma peça dividida em 5 atos, de William Shakespeare. Como o inverno passou a fazer parte da minha vida, escolhi ler algo a respeito.


Os personagens principais são:  Leontes, Rei da Sicília; Hermíone, esposa de Leontes; Perdita, filha de Leontes e Hermíone; Políxenes, Rei da Boêmia; Florizel, filho de Políxenes.
Resumo: começa com uma tragédia shakespeariana típica e termina em forma de perdão e redenção, ou seja, uma tragicomédia.
O Rei Leontes passa a ter um ciúme descontrolado de sua esposa, eles já têm um filho juntos e ela está grávida de Perdita, o rei duvida da paternidade da criança e acusa-a de traí-lo com Polixenes, o outro Rei que é muito amigo dela.
Hermíone é acusada sem provas e vai presa, a filha nasce prematura e o rei manda que levem a criança para bem longe.
O tempo passa, Perdita é adotada por uma família de pastores, Florizel, o filho do outro rei apaixona-se por ela e vai fazer de tudo para que o relacionamento dê certo. O desfecho é bem mais leve e mais romântico que o começo tirânico desta história. Mostra o conflito de geraçoes, como os filhos aprendem a nao cometer os mesmos erros de seus pais. Nao expus os principais acontecimentos trágicos para evitar spoilers. Gostei, mas acho que nao é um dos melhores textos de Shakespeare, recomendo mais Hamlet e Macbeth.
É isso!


2 comentários:

  1. por acaso eu acabei de ler (durante a semana de lietura!) o Palacio de inverno, um pouco previsivel mas agradavel de ler assim mesmo.
    ao menos sai dos livros de teorias em enfermagem, analises criticas ou patofisiologia ....

    ResponderExcluir
  2. Mesmo não sendo um dos melhores textos de Shakespeare, é sempre bom notar a capacidade que ele tem de falar sobre a natureza humana em toda sua complexidade. Gostei da sua resenha.
    Abraços

    Flávia
    (emalgumlugardaimaginacao.blogspot)

    ResponderExcluir