domingo, 26 de maio de 2013

O que você come no Canada?

Muita gente me pegunta o que tem para comer no Canadá e o que o povo come aqui. Com a globalizaçao e a forte imigraçao, temos comida do mundo inteiro nos supermercados e nos restaurantes também. Nao vou responder pelo país inteiro, nem pela província do Québec, mas pela cidade onde moro, a Ville de Québec, capital da província.  A capital nao é a cidade mais importante, Montréal tem mais infraestrutura e opçoes, tem restaurantes e mercadinhos brasileiros, o que já nao tem onde moro, ou se tem, nunca ouvi falar.
Como cozinhar?
fogao elétrico - Google images
Aqui o fogao nao é a gas, é elétrico, penei um bocado para me adaptar já que o tempo de cozimento muda e no meu caso, a maioria das coisas que faço fica meio queimadas no fundo. Comprei aquelas panelas de fazer arroz porque nunca consegui fazer arroz decente no fogao. Até brigadeiro que tentei fazer queimou no fundo. Esse fogao, depois que você desliga, ele continua quente por um tempo o que já provocou algumas queimaduras nos moradores desta casa.
O kit básico de sobrevivência tem: arroz, feijao, carne, ovo, miojo, leite, pao de forma, presunto e queijo.
Feijao eu nao faço porque eu nao tenho panela de pressao, a panela daqui é diferente e eu tenho medo de mexer porque a minha mae tinha umas histórias de terror sobre panelas de pressao e eu fiquei aterrorizada pelo resto da vida. Qualquer fumacinha dispara o detector de fumaça do apartamento (aqui o povo tem neurose com incêndio e com razao pq aqui as coisas pegam fogo com facilidade), entao fazer fritura, usar panela de pressao, nao dá. No inverno nao dá para abrir as janelas, se fizer coisa frita com o apto fechado, ninguém aguenta o cheiro dentro de casa.
Aqui também nao rola vale-alimentaçao ou refeiçao, a galera leva marmita pra onde vai, seja trabalho ou faculdade.
O que é caro: Acho carne cara, de boi de frango, qualquer pedacinho dos mais baratinhos custa 7 doletas. Já paguei 12 dólares num pratinho de carne moída que tinha um pouco mais de 1/2 kg.
Frutas tropicais tb costumam ter um preço salgadinho, mas aí apelamos para as frutas locais
O que é barato: champignon é muito barato, já comprei um pratinho por 0,90. Todas as frutas que terminam com berry, strawberry, blueberry, raspeberry, blackberry. Pimentoes de todas as cores, tomates, bacon. Porcarias em geral, pacotes de salgadinhos enormes, MMs, chocolates. Eu pago 1,50 no chocolate Lindt, no Brasil custa R$12 no Pao de açúcar.
É barato também peixes e frutos do mar: salmao, bacalhau fresco, camarao, ostra,etc.
Tem uma marca que chama "sem nome", que as coisas sao bem baratinhas e boas, tem de tudo, desde de produtos de limpeza até todo tipo de alimentos.
no name, as embalagens sao todas amarelas

Aqui tem um site, o circulaires que você entra para ver onde tem promoçao, onde sai mais em conta, costumo olhá-lo antes para decidir onde vou fazer as compras.
Poutine
Um prato típico canadense é poutine, batata frita com molho de carne e queijo derretido por cima. Para mim isso nao passa de uma gororoba, o molho quente e gorduroso em cima das batatinhas, elas derretem e viram uma coisa, meu corpo rejeita isso, nao gosto. Prefiro as batatinhas sem meleca nenhuma. Eles gostam muito de Thai food tb, aqueles molhos adocicados e apimentados ao mesmo tempo. Comem pizza como todo mundo no mundo, mas nem se compara com a pizza paulistana, quem come pizza paulistana nao acostuma com outras, nao tem jeito. Esses dias pedi uma, a massa era seca e sem gosto, o molho ruim e ainda chegou fria.
Na maioria dos restaurantes está escrito "traga seu vinho".
Nao pode consumir bebidas alcoolicas no meio da rua se a policia ver, tu roda. Os cigarros nao ficam expostos no mercado, ficam dentro de um armário e do lado tem os nomes dos cigarros. Aqui nao tem Marlboro e as marcas que tem, além de serem caras, sao muito ruins.
O povo adora pasta de amendoim, tem potes enormes no mercado, eu acho ruim. A mesma coisa com o érable, parece mel, só que mais doce ainda, no me gusta.

O que eu como: Na falta do pao francês, pao de queijo, tapioca, coxinha, empadinha, de café brasileiro, a gente se vira e aprende a gostar de outras coisas, de prefêrencia que nao dê muito trabalho e dá para levar na marmita.
Aprendi a comer legumes crus, vendem assim com um molhinho de iogurte e ervas, saudável, barato e fast food.
queijo com uva e essa fruta seca que nao lembro o nome em português.  É muito bom isso, a primeira vez que vi foi vendendo na lanchonete da facul, agora faz parte da minha marmita, da minha vida, a combinaçao de uva com queijo é tudo de bom.
guacamole com tostillas
Comida mexicana é meu vício e adoro os mexicanos que moram aqui também, eles têm uma vibe ótima. Aqui é fácil achar tudo para comida mexicana e além de deliciosa é fácil de fazer, tô expert em guacamole. Tb faço burritos com carne moída ou frango desfiado.
couscous marroquino
Outra coisa que adoro é o tal do couscous marroquino, substitui arroz numa boa.

esse macarraozinho com creme de queijo, é baratinho, rápido de fazer e delicinha
Iogurte com blackberry. Dizem que essa fruta é a que tem mais anti-oxidantes. Bora comer, né?
Picles adocicado da Heinz, para comer com hamburger, muito bom e muito barato  $1,50


creme de leite para fazer strogonoff e creme para café com toque de baunilha, o café daqui é chafé, entao para dar uma incrementada e um gostinho melhor, esse creme é tudo, só joga um pouquinho, adoça, dá cremosidade e um saborzinho, nao vivo sem
adoro essa geléia com pedaços de morangos, uma colher tem só 20 cal, eu misturo com iogurte natural e framboesas ou morangos
palitinhos de chocolate, muito bom!

 A fanta uva aqui é meio transparente e mais gostosa, nao deixa a lingua roxa como a do Brasil, é feita com suco natural, mas isso nao quer dizer muita coisa, afinal é refri e faz mal, mas a gente toma do mesmo jeito, né? Aqui tem coca, pepsi, crush, 7up e outras marcas que nunca tinha visto, gostei de um de gengibre, nao lembro a marca, tem um outro que tem gosto de pasta de dente, esse já é ruim, só nao tem guaraná.
isso é vinho que vem em caixinha tetra pak, nunca vi no Brasil, tem?
snickers (é parecido com o charge), aero (é igual suflair) e o de leite da Lindt


Ficou enorme este post, talvez eu faça um segundo mais para frente porque nao falei de tudo, nem tenho foto de tudo. Essas sao minhas experiencias pessoais com comidas na cidade que moro, varia de pessoa para pessoa. Tendo dúvidas, é só manda ver nos comentários. Por hoje é só!

2 comentários:

  1. Oi Ana, adorei esse post. Nunca visitei o Canadá, mas tenho muita vontade =)
    Acho que aqui no Brasil não vende esse vinho de caixinha não, pelo menos nunca vi também.
    Fiquei na duvida de uma coisa, essa fruta blackbarry, seria Amoras??
    Ah, e essa marca "no name" me fez lembrar do seriado "Everybody Hates Chris" o qual a mãe dele vai no supermercado e enche o carrinho de produtos com as embalagens iguais, achei um vídeo desse episódio se vc quiser ver é esse: http://www.youtube.com/watch?v=Lzd0X2RTM2c adorava esse seriado, rss
    Boa semana pra ti, bjoss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea. Ri litros com o video, Rochelle a pobre soberba. A marca "No name" é parecida com essa rsrs. Adorei qdo o irmao do Chris disse que a pasta de amendoim parece cimento, tb acho. Blackberry é da familia da amora (mulberry) e da framboesa, tem o gosto parecido, mas ela é preta, a amora é escura,mas tem um tom de vinho, nao lembro de ter visto no Brasil. Bjo

      Excluir