segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Happy - Go - Luck

Filme gracinha, super adorei. Poppy é uma mulher na casa dos 30 anos, super alto-astral, desencanada, muitos a considera irresponsável ou imatura para idade, mas o que ela quer mesmo é contagiar o povo com sua alegria e ser feliz. É professorinha de criança, mora com uma amiga, tem uma irmã certinha que é casada e está grávida e tem outra que é boring, Poppy está aprendendo a dirigir e o instrutor é um mal-humorado que acaba se apaixonando por ela, mas ela se apaixona mesmo por um assistente social que vai conversar com um aluno dela.
Vou postar a fala do instrutor que achei muito interessante, ele é extremamente realista:

Instrutor: Você não tem nenhum respeito pela ordem. Você é arrogante, destruidora e celebra o caos.
Poppy: Eu caí na rede, não foi?
Instrutor: Não, você É a rede.Creia-me, Poppy, você é a rede.
Deixe-me dizer algo sobre o sistema educativo.
Poppy: Oh, que seja então..
Instrutor: Ele produz cérebros esquerdo prisioneiros. Sabe o que isso quer dizer?
Poppy: Eu sei.
Instrutor: Bem, direi a você. Nosso cérebro possui dois lados. O lado esquerdo e o direito.
Poppy: O lado esquerdo... Continue, continue.
O lado esquerdo é informação,dados. Está morto.O lado direito é individualidade. É onde a alma descansa.
E o sistema educativo funciona assim: Darei a você uma visão do mundo e se você repetir minha visão do mundo,se reafirmar minha visão do mundo, passará em seus exames e irá mais alto e alto e alto.E você se tornará um policial, um funcionário público, um advogado, um general, um político e será feliz e bem sucedido, mas se pensar por si, se pensar de fora da caixa, então será infeliz e falhará."É assim que funciona o sistema educativo.


Ela gosta de pular em cama elástica, dá um mau jeito na coluna, vai em um massagista grandão, aí ela começa com as gracinhas: "ai, que cosquinha!" Ai ele fala que precisa colocar a coluna no lugar e ela fica falando: "Vai doer?" Ela é muito Pollyana e o jogo do contente.
Depois a colega que trabalha na mesma escola, convida-a para fazer aulas de flamenco, até trascrevi a fala da professora explicando sobre o flamenco, que é uma das danças mais lindas e mais cheias de alma que conheço:
Agora levantando-se pelos cotovelos, como uma águia abrindo suas asas. Lindo, raivoso, feroz.E, pessoal, quando abrirem suas asas de águia lembrem-se que essa dança vem da dor, do sofrimento" de los gitanos". Hum... Como vocês dizem..."os ciganos" sei que essa não é uma palavra politicamente correta, mas esse pessoal, eles foram massacrados pela sociedade por anos e anos... E eles dizem,"Não precisamos disso.Temos orgulho,temos dignidade,temos coração, temos o Flamenco." Eles dizem, "Este é meu espaço." Pessoal, pessoal, pessoal, o que estão fazendo? Onde está a paixão? Onde está a vingança? Onde está o sangue? Isto é flamenco.


(olha como ela é toda desengonçada! rsrs)

Eu, particularmente passei da fase de ser otimista e desencanada, quem me conhece de outros carnavais sabe que onde eu chegava, eu era arroz de festa, falava com todo mundo, ria de tudo, virava íntima, já me chamavam de Aninha em 5 min de conversa, hoje não vejo tanta graça assim, pode ser que a maturidade, essa coisa chata, esteja exigindo de mim um comportamento mais adequado, também estou com crises existenciais, ainda mais lendo um monte de coisa de Sartre (o pai do existencialismo) e parece que fiquei meio chocada com certas coisas, quem sabe um dia eu me recupere, não é? Ainda acredito que rir é o melhor remédio

a cara de levada da breca

Um comentário:

  1. Aninha parece que vc advinhou!!! Assisti esse filme no sábado, adorei! No começo estava meio desconfiada, achei a Poppy meio boba, exagerada demais.... mas logo fui me apaixonando por ela. Ela aproveita a vida sem lamentações, sem se prender nas coisas ruins inevitáveis na vida. É competente na profissão que escolheu, é atenta e enxerga verdadeiramente as pessoas, aprendi muito com essa figurinha, principalmente a não ter vergonha nem medo de ser feliz! Agora a cara que ela faz na dança de flamenco é o melhor, morri de rir, cara de brava, é o máximo!!!
    Beijo Ana, lembre de vc assistindo a Poppy viu, que em 2010 vc deixe um pouquinho de lado suas crises e recupere esse espírito Poppy de ser maravilhoso!

    ResponderExcluir