quinta-feira, 3 de junho de 2010

Glória ao cineasta

É mais um filme do cineasta japonês que curto demais, o Takeshi Kitano, ele fez o meu 4º filme favorito, o Dolls. No "Glória ao cineasta" ele mostra todos os filmes que ele deveria ter feito e não fez, para quem não sabe, ele é especialista em filmes sobre a máfia Yakuza, muito violentos por sinal. Mas o mais interessante que no meio da violência tem poesia, tem justificativas que vc acaba não vendo só o lado mau e violento, acho que o ser humano por mais ruim que seja, tem um pouquinho de bondade dentro de si.
O filme começa com ele e um boneco feito à sua imagem e semelhança sofrendo com crise de criatividade. A impressão é que ele tenta denunciar a pressão que os cineastas sofrem para fazer filmes que rende bilheteria em vez de fazer o que realmente gostam. O filme é dividido em vários quadros simulando filmes de diversos gêneros:
Romântico: um homem que acaba de se aposentar e não sabe o que vai fazer, conhece uma pessoa interessante.
Terror japonês: é o máximo, ele coloca o cara com uma máscara de teatro Nô, levando uma cabeça na mão e as japinhas com roupas de colegiais gritando de medo (clássico!).
Aventura: Sobre ninjas, a cena é meio "O Tigre e o Dragão" que eles saem correndo em cima das árvores, um cara derrota mil com uma espada.
Efeito Matrix, como se livrar de balas com efeitos especiais.
Sci-fi: Professor maluco que cria engenhocas e teorias para uma sociedade perfeita.
 um meteoro vai cair na terra o que os cientistas podem fazer para impedir.
Ele tira uma onda do Yasujiro Ozu que só fazia filmes representando problemas familiares e viviam a maior parte do tempo tomando chá e sake.
Drama: Crianças nos anos 50 que eram fãs de boxe e a pobreza que existia no Japão naquela época. O brucutus que brigam na lanchonete.
Mãe e filha que tentam dar o golpe em todo mundo e só se lascam.
Cena do Robô gigante, parecido com os desenhos japoneses do anos 80. Eu achei o máximo!
Outros filmes de Takeshi comentados por aqui foram: Hana-bi, Áquiles e a Tartaruga e Kikujiro.O Dolls está com link lá em cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário