terça-feira, 3 de novembro de 2009

Dolls

Dolls para mim é a obra-prima de Takeshi Kitano, é um dos filmes mais lindos que assisti em toda minha vida, logo no início já começo a me derramar em lágrimas.

Ele é dividido em três histórias: A primeira é de um rapaz que gosta muito de sua namorada, mas por ganância, pede em casamento a filha do presidente da empresa que ele trabalha, ao terminar o namoro sua ex tenta suicídio no dia do casamento tomando remédios, ela não morre, mas fica com sequelas, não reconhece as pessoas e fica em um estado semi-vegetativo. Ao saber do problema da ex, ele abandona o casamento e corre para o hospital em que ela está internada e mesmo não sendo reconhecido por ela, cuida dela para sempre, viram mendigos e vão andando em lugares tão lindos, a fotografia do filme e ótima.


A segunda história é sobre um chefe da Yakuza que era apaixonado por uma mulher, mas por fome de poder abandona-a, ela prometeu a ele que sempre esperaria por ele aos sábados em um banco do parque e levaria a marmita, mesmo depois de velha estava ela lá com a comida, um dia ele decide ir vê-la, até conversa com ela, mas não diz quem é.
A terceira história é sobre um fã de uma cantora e descobre que ela sofreu um acidente grave, ele em uma atitude desesperada olha para um poster bem bonito dela e fura os olhos para não vê-la feia ou deformada.
A letra da música que ela canta é muito lindinha:
Dizem que as mulheres ficam mais bonitas quando estão apaixonadas.
Isso é verdade?
Espero que esteja certo.
Pode ser tímida.
Pode ser acanhada.
Mas quando se está apaixonada os olhos brilham.
Os olhares se encontram e se acende o fogo. É assim que começa o amor.

O cinema oriental é muito lindo, principalmente nas histórias de amor, é uma coisa melodramática que te faz chorar rios e te faz sonhar com um amor diferente (coisas de mulher!), é de uma delicadeza tamanha e de uma profundidade que não tem explicação.
Outros filmes de Takeshi comentados por aqui foram: Hana-bi, Áquiles e a Tartaruga e Kikujiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário