quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Fragmentos de Clarice Lispector


Clarice Lispector (10/12/1920), mais uma sagitariana para entrar no marcadores "artistas de sagitário". Clarice é para o Brasil o que Jane Austen foi para Inglaterra, embora eu prefira Clarice, pois ela escreve sobre os sentimentos de uma forma diferente . Ela nasceu na Ucrânia e veio parar na terra brasilis com apenas 2 meses de nascida. Nas linhas seguintes vou explicar o que é ser sagitariano usando frases de Clarice.

Sagitariano não sabe ser modesto

"E como nasci? Por um quase. Podia ser outra. Podia ser um homem. Felizmente nasci mulher. E vaidosa. Prefiro que saia um bom retrato meu no jornal do que os elogios."

Sagitariano é curioso lê, assiste e experimenta de tudo:

"Eu misturei tudo, eu lia livro, romance para mocinha, livro cor de rosa, misturado com Dostoievski, eu escolhia os livros pelos títulos e não por autores, porque eu não tinha conhecimento...fui ler aos 13 anos Herman Hesse, tomei um choque: O Lobo da Estepe. Aí comecei a escrever um conto que não acabava nunca mais. Terminei rasgando e jogando fora."

A vida de sagitariano é sempre um caos:

"O trabalho está desorganizado, muito ruim, muito confuso. Material eu tenho e em abundâcia. O que me falta é o tino da composição, o verdadeiro trabalho. Minha tendência seria a de pensar apenas e não trabalhar nada. Mas isso não é possível. O trabalho de compor é o pior. Eu mesma vivo me levantando e caindo de novo e me levantando. Não sei qual é o bem disso, sei que é essa forma confusa de vida que vivo. Uma pessoa que quisesse tomar minha direção seria bem vinda...Eu nunca sei se quero descansar porque estou realmente cansada, ou se quero descansar para desistir."

Sagitariano é arroz de festa, mas tem hora que a vida social cansa:

Carta para suas irmãs: "Tenho visto pessoas demais, falado demais, dito mentiras, tenho sido muito gentil. Quem está se divertindo é uma mulher que eu detesto, uma mulher que não é a irmã de vocês. É qualquer uma."

Sagitariano se dá bem com criança:

"Quando eu me comunico com criança é fácil porque sou muito maternal. Quando me comunico com adulto, na verdade estou me comunicando com o mais secreto de mim mesma, daí é difícil... O adulto é triste e solitário. A criança tem a fantasia muito solta."

Sagitariano odeia obrigações, rotinas ou algo que limita sua liberdade:

"... eu só escrevo quando eu quero, eu sou uma amadora e faço questão de continuar a ser amadora. Profissional é aquele que tem uma obrigação consigo mesmo de escrever, ou então em relação ao outro. Agora, eu faço questão de não ser profissional, para manter minha liberdade."

2 comentários:

  1. post perfeito, não tem melhor que Clarice para entender o que é ser de sagitátio, ser mulher e ser sensível... sou apaixonada pela Clarice!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu último comentário de hoje (já perdi a conta, rsrsrs). Clarice é a minha escritora favorita de todos os tempos. E não apenas por ser sagitariana.

    Ninguém escreve como ela. Ninguém sente como ela. Igual a ela não há ninguém. E ponto final.

    ResponderExcluir