quinta-feira, 3 de novembro de 2011

L'histoire d'Adèle H.

Contemplação da 7ª Arte: A história de Adèle H.
Esta coisa incrível, de que uma jovem deva atravessar o oceano, passar do velho mundo para o novo e se juntar ao seu amante isso eu cumprirei.
É lindo ver a história da Adèle H. representada pela belle Isabelle Adjani que fala inglês e francês com a maior naturalidade, no filme dirigido por Truffaut.
A Adèle que não queria apenas ser filha de poeta, mas tentou sair da teoria e colocar na prática o significado do amor, transformar a poesia em vivência, cruzou o oceano até chegar em Halifax, em busca do tenente que disse que a amava.
Mesmo que você não me ame,
deixe que eu te ame.
Só que o amor dela não exigia nada em troca, nem fidelidade, nem mudanças de hábito. Esqueceu-se de quem era filha, seu amor passou a ser obsessão e loucura, começou a seguir os passos do amado onde quer que ele fosse, indo longe, chegou à Barbados.
Eu tenho a religião do amor: Não dou meu corpo sem minha alma, nem minha alma sem meu corpo.
Sempre escrevendo cartas, diários, compulsivamente, vivendo na pele o que seu pai colocava nos livros, o amor teórico não é amor de verdade, é necessário sentir, chorar, suar, desesperar-se. Ah, se o poeta soubesse quão terrível era o amor para as suas filhas, talvez renegasse sua poesia! Se soubesse que o amor nem sempre é correspondido, que as desilusões são arrebatadoras para alma. teria protegido suas filhas de tamanho sofrimento.
Já dizia seu pai, em "Les miserables": "O futuro pertence ainda mais aos corações do que aos espíritos.
Amar é a única coisa que pode ocupar a eternidade.
Ao infinito é necessário o inesgotável"
.
E para terminar, vou colocar dois vídeos da outra Adèle, a inglesa, que canta tão melancolicamente o amor, começa com "Someone like you" e termina com "Set fire to the rain". Cantora rara hoje em dia, não precisa ter um corpo escultural, nem dançarinos fazendo striptease, nem iluminação e cenários exagerados, ela só precisa ter a voz para cantar lindamente.



Never mind, I'll find someone like you
I wish nothing but the best for you, too
Don't forget me, I beg, I remember you said
Sometimes it lasts in love
But sometimes it hurts instead



When I lay, with you, I could stay there,
Close my eyes, feel you here forever,
You and me together, nothing is better!
Cause there's a side, to you, that I never knew, never knew.

Nenhum comentário:

Postar um comentário