sábado, 26 de novembro de 2011

A primeira-dama rebelde:Danielle Mitterrand


Danielle Mitterrand foi uma mulher que não aceitou viver à sombra do marido, o ex- presidente francês François Mitterrand. Ela  não gostava do título de primeira-dama, preferia o de militante. Aos 17 anos, foi enfermeira voluntária. Durante a vida, lutou por causas nobres: A questão dos curdos, dos tibetanos, dos zapatistas de Chiapas - México, o Apartheid, na África do Sul, criou a Fundação France -Libertés  que luta contra a desigualdade social, fizeram campanhas de conscientização sobre o HIV e agora estão com uma campanha, simples, mas que pode salvar muitas vidas, o do direito à água potável, conforme mostra no site, 34000 pessoas morrem por dia por falta de água , 1.5 milhão de pessoas no mundo não tem acesso à água potável, enquanto apenas 9 países detém 60% da água do planeta. A água não é mercadoria, é um bem comum não só para a humanidade, mas para todos os seres viventes (animais e plantas)

Bem-comum da humanidade, A água não tem preço
Madame Mitterrand passou por momentos difíceis, perdeu um filho com 10 meses de vida, o marido teve uma filha fora do casamento, ela escapou de um atentado enquanto lutava pelos curdos-iraquianos, recusou a receber o rei do Marrocos porque ele mantinha presos políticos. Foi mal falada por ter laços próximos com Fidel Castro e Dalai Lama.
Ela nasceu para ser gauche na vida, lutou pelos seus ideiais, quebrou todos os protocolos de uma primeira-dama, faleceu no dia 22 de novembro e presto aqui minha póstuma homenagem a uma mulher brilhante. Precisamos de mais mulheres de presidente e presidentas neste nível pelo mundo.

Um comentário:

  1. Ana, se não fosse por você, eu não saberia sobre a sra.Danielle Mitterrand. foi, mas deixou seu legado de luta por ideais nobres. Brilha como uma estrela .
    bjos

    ResponderExcluir