terça-feira, 24 de abril de 2012

Desafio Literário: A dançarina de Izu

Para o Desafio Literário, cujo o tema para o mês de abril é escritor oriental, li o 2º livro, "A dançarina de Izu", de Yasunari Kawabata, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1968. 101 págs. Editora Estação Liberdade.



Com toques autobiográficos, foi baseado em suas anotações intituladas Yugashima no omoide (Recordações de Yugashima), obra que nunca chegou a ser publicada, o autor narra as viagens de juventude às termas da península de Izu. O personagem, um jovem, em sua viagem, encontra um grupo de artistas ambulantes e encanta-se por Kaoru, a dançarina, de 13 anos, ela é uma espécie de Alice para Lewis Carroll ou uma Lolita mais sutil, a virgem inatingível e o jovem só é voyeur da beleza, mas contido na sua timidez. O amor impossível, a sexualidade velada e a solidão são temas recorrentes na obra de Kawabata.
A literatura oriental não tem aquela obrigação de ter um início e um fim marcante, sempre acaba como se tivesse faltando alguma coisa, não tem um ápice, uma catarse, é tudo meio zen para quem lê, como consta escrito na contra-capa do livro, "contrasta o ritmo harmônico da natureza e o turbilhão da avalanche sensorial, é a fragilização do ser humano, numa composição com tons levemente surreais de elementos da cultura e filosofia orientais, personagens acuados e cenários inóspitos."
É isso!

Literatura japonesa que já li anteriormente:
Sonhos de 10 noites- Natsume Soseki
A casa das belas adormecidas - Yasunari Kawabata
Contos da palma da mão - Yasunari Kawabata
Minha querida Sputnik -  Haruki Murakami

Um comentário:

  1. Desde há muito tempo, quero ler esse livro. A palavra dançarina motiva-me mais! Bjs

    ResponderExcluir