quarta-feira, 22 de julho de 2015

BC Pipocando na web: dicas de musicas, leituras, filmes e otras cositas (3)

A Rita, do blog "Botoezinhos" criou a blogagem coletiva "Pipocando na web" que consiste em responder 4 perguntinhas todas as quartas-feiras, sao elas:
  1. O que estou assistindo? 
  2. O que estou lendo? 
  3. O que estou escutando? 
  4. O que estou amando?

O que estou assistindo

Assisti ao filme "Adieu au langage", de Godard. Comecei a refletir mais sobre o uso de internetês, emojis e hashtags para se comunicar, essa nova mania de dizer tudo através de simbolos, sem grandes explicaçoes, talvez daqui a pouco voltaremos a grunhir, a fazer gestos, ou apenas thumbs up. Na era do Twitter, ler ou escrever um texto com mais de 140 caracteres é um ato revolucionario. Estamos procurando a pobreza na linguagem, dando adeus à linguagem.

"Em breve todo mundo vai precisar de um intérprete para entender as palavras que saem da propria boca" 
"eu raramente digo uma palavra. Estou procurando a pobreza na linguagem". Adieu au langage, Jean-Luc Godard

Tem essa cena otima no filme: um grupo de pessoas em volta de uma barraquinha de livros, fingindo se interessar por eles, mas estao todos la com celular na mao, olhando para tela.



Fica a dica de filme para quem gosta deste gênero. Os filmes de Godard nao sao lineares, a historia nao tem começo, meio e nem fim. Se vc espera que vai acontecer alguma coisa, vc saira frustrado, pois nada acontece. Segundo o diretor, tem que prestar atençao nos dialogos de cada cena e nao esperar que o conjunto delas faça sentido.


Estou lendo

Li "A audacia dessa mulher", de Ana Maria Machado, falei do livro aqui.

Li o post  "A construção do feminino no romance brasileiro contemporâneo", escrito pela Regina Dalcastagnè, no blog do grupo de estudos em literatura brasileira contemporanea.

O site Street music map, criado pelo brasileiro Daniel Bacchieri, todo mundo pode colaborar. Você filma os musicos de rua, identifica o local que eles estao cantando ou tocando, envia para o site e em seguida eles estarao no google maps. Acho bacana dar uma força para esses artistas, Amanda Palmer me fez ama-los mais ainda.

O que estou escutando

Continuando o assunto "vicio de redes sociais", o Stromae fez uma versao moderna da musica "L’amour est un oiseau rebelle / Habanera", da Opera Carmen, de George Bizet.
Na versao do Stromae o passaro rebelde nao é o amor, é o Twitter. As pessoas nao sabem mais distinguir amigos de seguidores, virou uma coisa so, uma banalidade e uma superficialidade sem tamanho.


A versao opera com a Maria Callas, disponivel gratuitamente no site Internet Archives

PS: Nao sou uma rabugenta anti-tecnologia nao, apenas gosto de refletir e impor limites a mim mesma, ano passado deletei facebook, twitter, tumblr (esse é o unico que me faz falta) e abandonei esse blog por motivos de overdose de redes sociais, todo excesso faz mal e eu preciso de controle, preciso pensar por mim mesma antes de consultar o google, cansei de perder meu tempo com coisas que nao eram produtivas e nao acrescentavam nada de util na minha vida, hoje filtro bem as informaçoes. 

O que estou amando

A vitamina D gratuita do sol que aparece so de vez em quando, os dias andam muito chuvosos.

2 comentários:

  1. Eu não tenho Tuíter nem Tumblr, mas só de ter Facebook eu já acho que é arriscado eu ter uma overdose de redes sociais... Tanto é que essa semana decidi dar um tempo e só abrir uma vez por dia. Vamos ver se consigo.. Rsrs..

    Tou pra ver o Adieu au langage desde que saiu no cinema, mas até agora não arranjei tempo e paciência - porque não dá pra assistir Godard num dia qualquer, né? Aliás, falando em rede social e em cinema, eu fiz meu perfil no Filmow. Você costuma adicionar pessoas lá? Se sim, me adiciona? Tou como Lua Virada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. tb posterguei pra ver esse filme pq p ver Godard precisa-se de uma dose de mente aberta e de paciência. Ta adicionada no Filmow. Bjo

    ResponderExcluir