quinta-feira, 5 de maio de 2016

Redes de bibliotecas de Québec


Uma das coisas mais estranhas que aconteceu na minha vida foi desfazer dos meus livros antes de sair do Brasil, trouxe apenas uns 10 comigo e deixei alguns na casa dos meus pais, o resto vendi e dei tudo. Como a gente supera tudo na vida, decidi nao comprar mais livros fisicos (ok, so de vez em quando, bem raramente, sem radicalismos rsrs), resolvi ser rata de biblioteca e leitora de e-books, razoes plausiveis:
  • Falta espaço no "apertamento",
  • Nao tenho tempo para limpar estantes, como sou arquivista, sei bem o estrago que o tempo, as condiçoes climaticas, a poeira e a umidade fazem em uma biblioteca sem conservaçao, prejudicando inclusive a nossa saude, 
  • Vivo mudando e quero ter o minimo de coisas para levar na mudança,
  • Raramente leio um livro mais de uma vez, entao pra quê ficar acumulando, nao é? E mesmo se quiser ler de novo, é so levantar a bunda gorda da cadeira e ir buscar na biblioteca.

Se alguém tem curiosidade de saber como funciona aqui, é o seguinte: temos 24 bibliotecas publicas na cidade e podemos pegar gratuitamente até 5 livros por vez, também temos a opçao de emprestar filmes, séries, jogos, cds e dvs por apenas $1,50. Empresta-se também quadros para impressionar as visitas na sua casa.
O bacana é que a gente pode pegar o livro em uma biblioteca e devolver em outra, pois é uma rede interligada. Se nao tem o livro que você quer na biblioteca mais proxima, eles te enviam de outra biblioteca. Se você esta doente ou com a mobilidade reduzida, alguém leva o livro na sua casa, nao tem desculpas para nao ler.
O sistema de emprestimo é automatizado, você pega os livros, vai no terminal de emprestimo, passa sua carteirinha e os livros no leitor optico e vai embora, nao precisa nem de intervençao de funcionarios para fazer a transaçao.
Nao para por ai, se esta nevando, -30°C la fora, nem precisa sair de casa, porque tem a biblioteca digital com e-books, é so fazer o download e depois de 20 dias ele desaparece do seu e-reader/computador/tablet/celular/whatever, a unica desvantagem é que nao tem como renovar o emprestimo do e-book, mas da pra renovar até 5 vezes os livros fisicos pela internet mesmo, nao precisa ir la para isso. Mais mole do que isso so sopa de minhoca, nao é? Por isso que por aqui nao rola muita pirataria, esta tudo à disposiçao na biblioteca e na midiateca.

Agora uma coisa que nao sei lidar: como faz para devolver os livros na biblioteca e voltar para casa sem nenhum? Eu tenho um monte de livros que comprei na Kobo Store para ler, mas sempre trago 5 livros e como preciso ler rapido porque tem prazo de devoluçao, deixo as leituras dos e-books paradas, pois nao tenho prazo com elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário