quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Chico Buarque: O livro

Terminei de ler o 1º livro do ano, já faz um pouco mais de uma semana, mas só agora tive tempo de fazer os comentários. Minha vida está tão corrida que não consegui postar as três últimas resenhas do Desafio Literário 2011, não consegui inscrever para o DL2012, mas estou acompanhando  de pertinho, assim que minha vida estabilizar um pouco, retomo. Isso não quer dizer que não estou lendo, longe de mim.... rsrs.
"História de Canções Chico Buarque", do autor Wagner Homem. O livro é cronológico, narra uma timeline das canções junto com os momentos históricos do país e da vida pessoal do cantor.
2ª folha: Eu percebo o mínimos detalhes


Dedicatória

A página mais linda
Esse cachorrinho é muito fofo + meu ingresso para o show do Chico
A página em francês, minha língua preferida
Única vez que Chico traduziu uma música

  • Chico é carioca, o quarto dos 7 irmãos.
  • Na infância, morou em São Paulo e na Itália. Antes de ir para Itália deixou um bilhete para avó: "Olha vozinha não se esqueça de mim. Se quando eu chegar aqui você já estiver no céu, lá mesmo veja eu ser um cantor do rádio". Nunca duvide quando uma criança diz alguma coisa.
  • Foi notícia no jornal aos 17 anos, na página policial, roubou um carro com um colega.
  • Entrou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, mas não concluiu o curso.
  • Participou de vários Festivais de música.
  • Com menos de 21 anos fez as músicas para o auto de natal "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto.
  • Exila-se na Itália durante a Ditadura.
  • Para driblar a censura, cria os pseudônimos Julinho da Adelaide e Leonel Paiva para assinar suas composições que eram sempre brecadas pelos censuradores.
  • Fez a trilha sonora de vários filmes, vários musicais e até balé.
  • Escreveu peças de teatro.
  • Escreveu alguns livros, entre eles, infantis e romances.

Quer saber mais? Leia o livro, isso foi só o basiquinho do basiquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário