quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Casa de bonecas


Casa de bonecas é uma peça teatral do norueguês Henrik Ibsen, ele denuncia o machismo e como recompensa, propõe a emancipação feminina e a descrença no matrimônio. Nesta peça, Nora é uma mulher casada, mãe de três filhos e a vida toda foi muito mimada tanto pelo pai quanto pelo marido. O marido realmente tratava-a como uma boneca, dando aqueles apelidos bregas, por exemplo, enquanto ela cantava, ele falava: Canta minha cotoviazinha! Quando ela estava assustada: Minha pombinha de asa caída, meu esquilinho triste.
Eu gosto de ser mimada, mas odeio quando começam  achar que sou retardada, criam todo um ambiente fantástico que te envolve, você se sente confortável e esquece que dentro desse mundo de fantasias, presentes, mimos, palavras vazias, você está sendo enganada e na primeira oportunidade sua casa de bonecas é destruída.
Helmer (marido) ficou doente e ela fez um empréstimo com um agiota e como seu pai estava muito doente, ela falsificou a assinatura dele. Ela fez trabalhos de bordados e costuras para pagar as dívidas.Tempos depois, seu marido ficou curado, vira presidente do banco e ele demite o agiota que trabalha lá, mas ele nem sabe da fraude e do empréstimo que a esposa fez.
Após ser demitido o agiota escreve uma carta para Helmer contando sobre o que a esposa fez. Helmer fica com muita raiva dela, afinal ele tem uma carreira que defender e nem se importou que tudo o que ela fez foi para salvá-lo e começa a humilhá-la, então Nora decide abandonar a casa deixando marido e filhos.
HELMER: É revoltante você ser capaz de abandonar assim seus deveres mais sagrados.
NORA: o que você considera meus deveres mais sagrados?
HELMER: Preciso dizer-lhe? Não são seus deveres para com seu marido e filhos?
NORA: Eu tenho outros deveres igualmente sagrados. Para comigo mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário