terça-feira, 6 de abril de 2010

Não amarás

"Não amarás" é um filme do do cineasta polonês Kieslowski, que fez filmes para TV baseados no decálogo (10 mandamentos), apenas dois desses filmes foram para o cinema, o "Não matarás" e o "Não amarás" vi os dois.
O "Não matarás" mostra uma violência gratuita e ainda o comentário de que desde a época de Caim e Abel o homem tenta criar leis rígidas sobre o homicídio, mas mesmo a pena de morte não é capaz de impedir esse ato contra o próximo.
O "Não amarás" segue a linha voyeur de ficar na espreita da janela observando uma pessoa específica, como no filme do Hitchcock, "Janela Indiscreta" ou o filme brasileiro "O homem que copiava" e o "Quatro noites com Ana" que falei aqui
No filme de Kieslowski tem um jovem tímido que se encanta com uma moça bem mais velha que mora no prédio da frente, ele observa-a com um telescópio e acaba descobrindo a rotina dela, vê a visita de  seus amantes. Ele trabalha no correio e ainda consegue um emprego de entregador de leite para poder entregar na porta dela, torna-se obsessivo e até declara o seu amor.É tão triste ver o sofrimento do jovem!
 Vi um documentário "The pervert's guide to cinema" que analisa com psicanálise as atitudes dentro dos filmes e uma das coisas que o apresentador-filósofo enfatiza bastante é que realizar a fantasia é um pesadelo, tudo o que você quer muito, sexualmente falando, ao conseguir, vem a depressão, alguém descobre, vira sua vida um inferno, principalmente se essa fantasia é contra as leis, como pedofilia, estupro, incesto. O preço é muito alto, é necessário ter maturidade para assumir e cumprir a pena, enfrentar a sociedade e estar ciente que será um monstro para sempre, porque tem coisas que ninguém perdoa. Dependendo da pessoa, não amar e controlar os impulsos é mais sensato. O não amar torna a pessoa mais realista, com menos sofrimento. O amor dói, o amor não correspondido é como uma ferida aberta, o amor possessivo é um câncer, o amor silencioso, o objeto amado nunca vai saber, esse mata aos poucos, é amor sem esperança, como uma doença terminal, muito frustrante.
Tem um filme chamado "Pecados Íntimos" que mostra pessoas normais, com vidas normais, mas dentro de si há os pecados íntimos, aquilo que você pensa que está fazendo escondido de todos, mas as consequencias faz com que partem para medidas desesperadas, tentar incobertar ou reparar o erro dá muito trabalho.
Você arriscaria sua reputação para realizar uma fantasia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário