segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Desafio Literário 2012


Ai, gente, relutei, relutei, mas não consegui ficar de fora, fui lá e me inscrevi novamente, no post anterior comentei que mesmo lendo os livros está complicado fazer as resenhas, mas vou tentar, os temas estão muito interessantes e não vou perder. Vamos aos temas:


Janeiro
Literatura Gastronômica - mês dedicado ao sabor da leitura. Afinal, leitura sem gosto não tem a menor graça. Em razão disso, propomos um tema leve, divertido e saboroso; sejam em forma de crônicas, poesias, romances, diários, biografia, memórias e demais gêneros que versem sobre a temática da comida.  ATENÇÃO: Livros contendo apenas receitas não valem.
A Mesa Voadora - Luiz Fernando Veríssimo

Fevereiro
Nome Próprio (de pessoas) – existem personagens cujo imenso carisma  ganha logo destaque na capa de um livro.  E a regra do mês é essa: só vale livros cujo título seja um nome próprio - e apenas ele -, exemplo: Quincas Borba, Benjamin, Emma. Vai ser divertido e muito fácil caçar títulos do tipo; seja na estante de casa, de uma livraria ou de uma biblioteca.  ATENÇÃO: apenas nome próprio de pessoas!
Tom Sawyer - Mark Twain

Março
Serial Killer - O tema é autoexplicativo, mas para não dar margem às dúvidas, vamos lá: Literatura policial em que há a combinação de (policiais/detetives), investigação e, claro, homicídios seriados.
Abril Vermelho- Santiago Roncagliolo

Abril
Escritor(a) oriental - que tal explorar a terra do Sol nascente e demais países do Extremo Oriente e do sul da Ásia? Entram em cena os escritores chineses, japoneses, indianos, coreanos, etc...
Minha querida Sputnik - Haruki Murakami 

Maio
Fatos Históricos – Esse mês será destinado à leitura de romances cuja trama apresente acontecimentos que marcaram a história nacional ou mundial. Frisando, apenas romances. Não valem livros de História Geral, nem biografias.
As meninas - Lygia Fagundes Telles

Junho
Viagem no Tempo – romances que abordem a ida de viajantes do  tempo para o passado ou futuro. Se eles voltam ou não, só a história dirá. Em tempo: Livros científicos ficam de fora.
A Mulher do Viajante no Tempo- Audrey Niffenegger

Julho
Prêmio Jabuti –  Esse é o prêmio mais importante do cenário literário brasileiro. E conta com 29 categorias, mas para fins do Desafio literário valem apenas as categorias  Livro do Ano  e  Romance, de qualquer uma das 53ª edições da referida premiação leitura.
Leite derramado - Chico Buarque

Agosto
Terror - O tema impõe a regra: tem que ser história que mete medo.  Pode ser suspense psicológico ou sobrenatural, isto é, valem tanto as histórias com personagens sobrenaturais (vampiro, zumbi, bruxas, lobisomem...) como as narrativas com personagens humanos.
O médico e o monstro - Robert Louis Stevenson

Setembro
Mitologia universal – Romances, poesias, contos que abordem mitos e lendas de culturas distintas (brasileira, Greco-romana, céltica, indiana, mexicana, nórdica, etc...).  É um universo de opções!!! Mas até que Setembro chegue, há um bom tempo para a pesquisa e aquisição. É manda ver.
Ragnarok:O crepúsculo dos deuses - Mirella Faur (mitologia nórdica)

Outubro
Graphic Novel – Vamos nos divertir mais! Para quem não sabe, Graphic Novel é um romance gráfico com enredos longos e complexos no formato de história em quadrinhos. ATENÇÃO: não valem gibis, aqueles de periodicidade mensal.
Persépolis- Marjane Satrapi 

Novembro
Escritor(a) africano - que tal ler um autor nascido na grande mãe África? Pegue o mapa e monte o seu roteiro literário pelo continente africano.
O fio das missangas- Mia Couto

Dezembro
Poesia -  A correria típica do mês pede descanso, especialmente, para a alma. Vamos de lavar a alma com poesia! De qualquer forma e jeito, valem Haicais, acrósticos, épicos,  cânticos, elegias..., em outras palavras, pesquise, pesquise, pesquise!)
Estrela da vida inteira - Manuel Bandeira


2 comentários:

  1. ótimo desafio. Pena eu não estar organizada o suficiente para me envolver em um desses.

    ResponderExcluir
  2. Você já leu Norwegian Wood do Murakami? É um dos melhores livros dele, na minha (singela) opinião! Ainda não li o Sputnik mas já li outros dele.

    Adoro este autor!

    ResponderExcluir