sábado, 11 de fevereiro de 2012

Desafio Literário: Macbeth

O 2º livro que escolhi para o Desafio Literário, mês de janeiro foi "Macbeth", uma das tragédias de Shakespeare. Editora: L&PM Pocket. 140 págs. Macbeth era um dos generais do exército de Duncan, o Rei da Escócia. Ele e Banquo, um outro general, vão ter com as 3 bruxas que prevêem o futuro. Elas dizem a Macbeth que ele será o futuro Rei. A partir deste momento, a soberba, a ambição e a sede pelo poder a qualquer custo invadem sua alma. Sua esposa, a Lady Macbeth, tão ambiciosa quanto, transforma-se, passa a ser uma mulher desafiadora que leva o marido a tomar o poder, instiga-o e incentiva-o a lutar e a tramar a morte do Rei Duncan. Já dizia um colega que trabalhou comigo: Que conhecer verdadeiramente uma pessoa? Dê poderes a ela. Sábias palavras.
Veja os conselhos da Lady Macbeth para levar o marido à perdição:
"Queres ser grande, e para isso não te falta ambição, mas careces da maldade que deve acompanhar essa ambição".
O Rei hospeda-se na casa dos Macbeth e lá é morto junto com a Rainha. Ao matar os guardas que foram  embebedados e incriminados pelas mortes da família real, Macbeth diz:
"Quem consegue ser sábio e pasmado, moderado e furioso, leal e netro, tudo no mesmo instante? Ninguém".
Sintomas do álcool ou dicas para não beber a ponto de não lembrar o que fez e ser culpado pelo crime que não cometeu
Ao tomar o poder e tornar-se Rei, conforme predisseram as 3 estranhas irmãs, ele começa a ser cruel, persegue e mata pessoas que ele acha que conspiram contra ele. Enlouquece. Lady Macbeth também começa a ter sonambulismos e em sonho entrega todos os crimes que cometeram e por consequência, o poder traz o desasossego, o desalento, a loucura, a violência e enfim, a vingança dos inimigos e a morte. Para quem gosta de colocar nomes estrangeiros nos filhos, evitem Macbeth. rsrsrs
Definição da vida
É isso! Em breve o 3º livro.

6 comentários:

  1. Li Macbeth já faz um tempo e o achei muito perturbador... A maldade da Lady Macbeth e a maneira como ela persuade o marido...
    Ótima resenha! Espero que goste de Hamlet também, eu adorei.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro a pouco tempo, me impressionei com a frieda de Lady Macbeth, me impressionei com o autor, achei ele exagerado como autor de novela mexicana, fui dizer isso a uma amiga de letras e quase apanho rsrs!!! Enfim, é uma boa história!

    ResponderExcluir
  3. Primeiro de tudo... Amei sua unha! rs
    Macbeth é realmente um clássico, pra mim o Shakespeare fala em uma linguagem que transcende seu tempo, motivo pelo qual além de clássico, ainda continua sendo lido!
    òtima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Não é em Macbeth onde há o seguinte diálogo?

    - Minhas mãos estão cobertas de sangue!
    - Melhor nas suas mãos do que nas veias dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tanto sangue que não percebi esta frase em específico. rsrs

      Excluir
  5. Amei os trechos destacados. Ótima escolha!

    ResponderExcluir