segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Desafio Literário: Tom Sawyer



O tema do Desafio literário para este mês é ler o livro cujo o título seja um nome próprio. Li "Tom Sawyer", do escritor americano, Mark Twain. Editora Nova Cultural. 221 págs.
Tom Sawyer foi um menino criado pela tia Polly, é um menino custoso (como diz em Minas), ou um cabra da peste (como se diz no nordeste),ou moleque levado (SP), aprontava todas, mesmo sendo americano, conhecia o jeitinho brasileiro de ser malandro, passava todo mundo para trás, mentia, enganava, aprontava, fugia de casa, aventureiro, adorava meter-se em encrencas, apaixonou-se pela Becky. Tirando a preguiça, era quase um Macunaíma. Coisas de criança levada, não é mesmo?
Foi meu primeiro contato com uma obra de Mark Twain, gostei do jeito que ele escreve, é uma linguagem simples, divertida e não moralista, afinal Tom Sawyer é um anti-herói, uma criança difícil de lidar e não aquelas crianças inteligentes e bem resolvidas que as pessoas esperam que seus filhos sejam. Embora ele seja serelepe, ele não é uma má pessoa, é só um menino querendo ter seu lugar no mundo, mas não sabe como agir.

Sawyer do seriado Lost - ô, lá em casa!
Segue algumas curiosidades que encontrei no Wikipedia sobre Tom Sawyer:

  • Tom Sawyer serviu de inspiração para a música homônima das bandas: a canadense Rush e a banda americana Mindless Self Indulgence
  • A personagem e o livro também são citados nos filmes, "Minority Report", "A Felicidade não se compra" e A "Liga Extraordinária", além de um personagem com sobrenome homônimo no seriado Lost 
  • Serviu de inspiração para a série de Tv americana "Chuck",episódio "Chuck contra Tom Sawyer,onde Tom Sawyer é um código secreto p/desarmar uma bomba.
  • Considerado vilão em Os Padrinhos Mágicos no episódio "Vida Na Estante".
  • O protagonista do livro "A Misteriosa Chama da Rainha Loana", de Umberto Eco, cita Tom Sawyer em uma de suas passagens.
  • Citado no filme "Alice Upside Down", a professora Plotkins lê o livro para a turma de Alice e no final do filme dá o mesmo livro de presente á ela
  • Também citado no desenho "Phineas e Ferb", pelo Dr. Heinz Doofenshmirtz quando o mesmo ouvia um CD falando a respeito de Tom Sawyer
  • Citado no conto a Canoa, pg 2 linha 9, do escritor Luke T Bergeron. Ele cria um verbo e usa no passado, Tom Sawyered.
  • No seriado "Chuck", exibido pela NBC na segunda temporada Tom Sawyer foi um tecnico de video-game e criador de um míssil que podia iniciar a terceira guerra mundial. Tem como tema a musica da banda canadense Rush.
  • Tom Sawyer é citado por A. por meio de um torpedo no episódio "Please Do Talk About Me When I'm Gone", da serie Pretty Little Liars.
  • Em Dogville, o livro que Thomas Edison (pai) está lendo é "The Adventures of Tom Sawyer".
  • É citado no último episódio da 12º temporada de "Os Simpsons", Contos da Carochinha, na história, Tom, interpretado por Nelson Muntz foge de um casamento arranjado.
  • Em "Feiticeiros de Waverly Place", Max mente para sua namorada que seu nome é Tow Sawyer, e mais referências são citadas no episódio.
É isso! Já estou lendo mais um livro com nome próprio na capa, mas isso é assunto para um outro post.

4 comentários:

  1. Oi,que boa escolha de livro!
    Não fez como eu, que no passado comecei e ler esse livro, mas desisti. Agora com essa pequena resenha, me voltou a vontade de lê-lo.
    Gostei também do: Ô, lá em casa. Muito lindo!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha! Muito legal a parte de curiosidades também! Parece muito bom o livro!
    Criei um blog há menos de um mês, ficarei infinitamente feliz se você puder visitá-lo e, quem sabe, segui-lo e comentar em alguma postagem (entrepalcoselivros.blogspot.com)! Ótima semana pra você! :)

    ResponderExcluir
  3. Ei moça, adorei tua resenha, essas curiosidades que tu compilou são muito legais, nunca li nada Mark Twain, mas fiquei com vontade ;)
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  4. Quantas referências para Tom Swayer! Eu li o livro ano passado e gostei muito. Recomendadíssimo.

    ResponderExcluir