Continuando o assunto que eu já tinha começado no post: Para falar um idioma é so abrir a boca?
Uma das coisas que nos intimida na hora de falar uma outra língua é o nosso sotaque, mas o preconceito nao vem do gringo, vem de nós mesmos. Alguns brasileiros acham que quem nao tem sotaque nem deveria abrir a boca, um exemplo disso é um site bem famoso em "tirar onda" com os artistas, publicou este post: Claudia Leitte em "Ingrêis". Gente, como assim? Apenas crianças aprendem a falar sem sotaque. Salvo raras exceçoes, existem pessoas que por uma dádiva conseguem se passar por gringo, mas isso nao é o caso para maioria. Quem tem dinheiro para pagar um ótimo fonoaudiólogo especializado em fonética também pode perder um pouco do sotaque. Ter sotaque nao é falar errado, você pode falar fluente sem perder a entonaçao da sua língua materna. Eu mesma, trabalhava no Brasil com relaçoes internacionais, conhecia muito gringo que falava português fluente, todo mundo entendia o que eles falavam, mas eles tinham sotaque, tanto que sei diferenciar quem é anglófono, quem é francófono e quem é hispanófono só pelo sotaque deles enquanto falam português.
Vou dar um exemplo: OiX cariocaiX, falam esse "s" mesmo em francês, tanto que brinco com um colega brasileiro que estudou comigo, digo que ele fala "francarioquês". O pessoal do nordeste que falam as vogais mais abertas como o É e do Ó e que em SP nós falamos Ê e Ô, quando vao falar francês, eles fala com as vogais abertas. Isso nao é falar errado, minha gente! Na verdade é até uma charme que a gente dá para o idioma. Acho o máximo a Gal Costa cantando Vapor Barato: "minha honey baby!"
Pior erro de quem aprende um idioma é achar que vai falar sem sotaque, vc pode morar 20 anos na gringa que os gringos vao saber que tu nao é de lá. O mais importante ao falar outro idioma é ser compreendido, se os outros estao te entendendo, dane-se o sotaque. Falar fluente é diferente de ter ou nao sotaque. Mesmo em Sao Paulo, quem é da capital, fala diferente de quem é do interioR. Em todas as regioes do Brasil, as pessoas falam com sotaque diferente uma das outras. Aqui em Québec nao é diferente, os sotaques também variam de regiao para regiao. O português do Brasil e de Portugal, o francês da França e do Québec, as línguas sao as mesmas, mas os sotaques, as gírias, as expressoes e até as culturas sao diferentes e PELOAMORDEDEUS, isso nao é falar errado.
Eu treino muito, falo sozinha no meio da rua tentando falar o mais próximo possível, escuto muito, mas eu nao vou desistir de falar só porque meu sotaque nao é bom para agradar os brasileiros que manjam muito.
Se o gringo entendeu a música da Claudia Milk, se ela passou a mensagem que queria passar e atingiu o público alvo, é o que interessa pra ela e para quem escutou. Se o Joel Santana era compreendido, good for him! Minha curiosidade é saber como anda o inglês da galera que adora julgar no tribunal do Facebook, será que é assim tao bom? Será que eles falam o inglês britânico ou americano? Americano de Nova York ou do Texas? Quem sabe o australiano? O que é falar inglês sem sotaque para essa galera?
Nao esquente com isso! Fale do seu jeito que tá bom demais, só nao desista de estudar um idioma por causa desses tipos de comentários, escola nenhuma vai te ensinar a nao ter sotaque e se alguma prometeu isso, peça seu dinheiro de volta que você foi enganado.
Outros links sobre o assunto:
Sotaque ao falar idiomas é determinado por falta de uso de áreas do cérebro
Aprender inglês com ou sem Sotaque?
Os EUA são um país de todos os sotaques em um só idioma
É possível falar sem sotaque, eu falo português e qualquer idioma sem sotaque algum, na hora de falar tem é que se prestar atenção em como se articula as palavras e não como elas estão soando aos nossos ouvidos.
ResponderExcluir