domingo, 13 de dezembro de 2015

Voltaire trollando os otimistas

O primeiro livro da lista do meu projeto de ler os 10 classicos franceses em francês, é o "Candido ou o otimista", de Voltaire.

Eu tinha um preconceito na minha cabeça que Voltaire poderia ser uma literatura dificil, cheia de filosofias complicadas e de vocabulario rebuscado. Que nada, minha gente! O cara é um fanfarrao, eu jurava que ele era sagitariano, porém ele nasceu dia 21 de novembro e sagitario começa a partir do dia 22, nao é sagitariano por causa de um dia, mas ele herdou esse nosso sarcasmo, deboche e esse humor fora de hora.

O livro é uma satira ao pensamento filosofico de Leibniz que acreditava que o mundo era perfeito e tudo que acontecia de ruim, era apenas uma provaçao e que no final as coisas se ajeitariam, pois tudo coopera para o bem. O pobre Candido acreditava piamente nisso, até que por um motivo que nao vou revelar, ele foi colocado para fora à ponta-pés do castelo onde morava e teve que enfrentar a realidade.

Do lado de fora da vidinha aristocrata do castelo, ele virou errante pelo mundo (tem a trajetoria dele no Google maps), aconteceu tudo de ruim com o coitado, quando você pensa que nao tinha como piorar, piorava. So que o bicho era cabeça-dura, continuava otimista. 
Qu’est-ce qu’optimisme ? disait Cacambo. – Hélas ! dit Candide, c’est la rage de soutenir que tout est bien quand on est mal » 
Tem a melhor descriçao dos parisienses que ja vi na vida:
– Est-il vrai qu’on rit toujours à Paris ? dit Candide. – Oui, dit l’abbé, mais c’est en enrageant : car on s’y plaint de tout avec de grands éclats de rire ; même on y fait en riant les actions les plus détestables.
A descriçao mais debochada da guerra entre franceses e ingleses pela conquista do Canada.
– Vous connaissez l’Angleterre ; y est-on aussi fou qu’en France ? – C’est une autre espèce de folie, dit Martin. Vous savez que ces deux nations sont en guerre pour quelques arpents de neige vers le Canada, et qu’elles dépensent pour cette belle guerre beaucoup plus que tout le Canada ne vaut. 
Nao tenha medo de ler Voltaire, é sussa, eu nunca ri tanto lendo um livro. Recomendo!

O mais engraçado foi descobrir que meu chefe faz parte do Clube dos Otimistas do QC (isso existe!), eles têm um credo, tem reunioes, congressos e umas filosofias bizarras. Quando olhava para ele, so via Candido. Até pensei em dar esse livro para ele no Natal, mas so pensei, até porque tenho algum controle nos meus impulsos sagitarianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário