sábado, 24 de dezembro de 2016

Retrospectiva 2016: leituras, cds e shows

Leituras

Li 88 livros e pela primeira vez na vida consegui balancear 50% das leituras foram livros escritos por mulheres. Para saber tudo o que li este ano clique aqui.

Dos grupos e desafios que participo:

Our Shared Shelf é um grupo de leituras feministas no Goodreads. So me falta um livro para ler, mas vou remediar isso para o inicio do ano que vem, pois encontrei na loja do Kobo. Descobri mulheres incriveis. Fiz alguns posts:



10 classicos franceses em francês: Este vai ser o primeiro desafio que vou chegar ao fim em 2017. Li 5 em 2016, os outros 5 restantes sao menores, entao até junho termino.

Clube dos Classicos vivos: Li todos e foram otimas leituras.



O projeto «Os 100 livros essenciais da literatura canadense » esta meio devagar, so li 6 até o momento. Ano que vem vou tentar ler 12, um por mês.

O projeto "Literatura na sétima arte", consiste em ler os livros e ver os respectivos filmes depois. Dos 108 ja li e assisti 25.

Ganhadoras do Nobel de Literatura: Das 14, li apenas 2, Alice Munro e Gabriela Mistral

Vale a pena destacar a Maratona de leituras sobre Saude Mental. Foi lindo e dolorido!

Musica

Este ano fiz um especial Hip hop Girls. As minas que mandam bem nas rimas.


CDS: lançamentos de 2016

  • Anti - Rihanna. Amo essa louca. Adorei a capa do Cd feita para cegos, ta tudo escrito em braile. Achei bem conceitual. A unica musica que acho chata e pulo é Work, work, work... As outras sao legais.
  • Lemonade - Beyoncé (tem review aqui)
  • AIM - M.I.A. A bicha arrasou! É melhor CD dela. Misturou ritmos ocidentais com orientais, falou de refugiados, politica, etc. Ja fiz um especial para ela aqui
  • Norah Jones - Day Breaks. Este cd é muito lindo, muito triste e com letras desesperançosas. Poxa, 2016 ta dificil mesmo! Até Norinha ta numa bad vibe.

Poe + Sia = poesia
  • This is Acting - Sia. Rainha do meu coraçao, amo tanto quanto chocolate. Como a maioria das musicas dela é feita para cortar os pulsos, vou postar a mais alegrinha e dançante deste cd.




Capas 50 tons de cinza
  • Adore Life - Savages. Vai ter review mais pra frente.
  • Alicia Keys - Here. Alicia resolveu assumir o cabelo natural e nenhuma make. As fotos sao lindas, as musicas maravilhosas. Destaque para: The Gospel, Girl can't be herself e Holy War (minha preferida)

  • Cleopatra - The Lumineers. Adoro Folk Rock, fui ao show deles este ano e amo todas as musicas deste CD. Da trilogia feminina, Ophelia, Cleopatra e Angela, a minha preferida é Angela

  • Radiohead - A Moon Shaped Pool. Logo que lançaram os videoclipes Burn the Witch e Daydreaming, postei aqui. É um cd esquisito, mas é exatamente por isso que amo Radiohead, eu preciso ouvir umas 100 vezes para entrar na vibe, para entender e depois viciar. Tivemos uma triste noticia este ano, a  companheira do Thom, ficaram juntos por 23 anos, era mae de seus filhos, morreu de cancer aos 48 anos. Ela era doutora em Artes pela Oxford. Finalmente eles colocaram "True love waits" neste CD.



os classicos


  • Blue & Lonesome - Rolling Stones. Este é o melhor CD de 2016. O bom e velho rock, amiguinhos. E este videoclipe? Sassinhora! Berenice, me segura! Essa Kristen Stewart ta muito poderosa.




  • You Want it Darker - Leonard Cohen. Foi o CD de despedida dele. As letras sao muito bonitas, poéticas, espirituais e criticas. RIP, my dear!

Shows

So fui aos shows do Festival de Verao. E como todo festival, tenho que chegar cedo para ficar em um lugar decente. Tô véia para aturar bandas que abrem os shows das bandas que estou interessada. Também acho que o publico aqui (tirando os de heavy metal que sao os melhores no mundo inteiro) nao estao nem ai para quem esta no palco, as pessoas ficam conversando ou divagando. Diferente do Brasil e Argentina que a galera reverencia os artistas e forma aquele coro bonito. 
Logo na abertura, teve a apresentaçao da turnê Rock, Paper, Scissors do Peter Gabriel e Sting. Nem preciso dizer que esses dois sao sensacionais. O PG cantou uma das minhas musicas preferidas da minha vida: In Your Eyes.
Teve os shows do The Lumineers, Coeur de Pirate, Sheryl Crow, The Decemberists, Duran Duran ♥, Red Hot Chili Peppers e para fechar com chave de ouro, um dos melhores shows da vida: Rammstein.

É isso! O proximo post vai ser a retrospectiva de filmes e séries

Nenhum comentário:

Postar um comentário