domingo, 7 de fevereiro de 2010

A mulher do Anarquista

É um filme espanhol que esteve em cartaz na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. É muito comovente! Narra a história de uma família durante a ditadura de Franco, o marido era anarquista e ia para guerra, a mulher queria manter a família unida, mas acabava apoiando a decisão do marido.
Mulheres, mulheres, no amor e na guerra, essas surpreendem, às vezes é difícil compreender o que a mulher é capaz de fazer por amor, não se sabe de onde vem a força que a impulsa a ser alguém forte, corajosa, que defende os filhos e a causa do marido, nunca foram sexo frágil, apenas levam o peso do mundo nas costas.
Às vezes as pessoas esperam que eu faça uma resenha sobre os filmes que assisto, quero apenas comentar que vi e há muitos blogs e sites de críticos de verdade, eu pro exemplo notei que enquanto os homens estavam na trincheira, as mulheres estavam no salão de beleza fazendo a unha, mas ao mesmo tempo discutindo sobre a situação de seus maridos (veja vídeo)



Mas estão no salão esperando o retorno deles, porque os homens precisam ter alguém para ampará-los quando volta, de um porto seguro, de alguém que esteja zelando pela casa, cuidando de seus filhos, cada um tem o papel de transfomar o mundo para melhor, deixar um lugar seguro para seus descendentes.
Para quem acha que a vida da mulher é fácil, não é, ela vê seu irmão sendo preso, não tem notícias do marido, passa a ser humilhada pelos donos da casa em que mora. É um contraste da delicadeza e o cuidado feminino, com a luta masculina. A menininha que faz o papel da filha do casal é a mesma que fez o Labirinto de Fauno, um filme que também denuncia o horror da ditadura espanhola.

2 comentários:

  1. Acabei de ver o filme e ainda me está atravessado na garganta. Existe muitos filmes da 2ª Guerra mas da guerra civil espanhola dá-se pouco valor ao que aconteceu... gostei do post

    ResponderExcluir
  2. Se o melhor governo é o que menos governa, então o progresso seria a Anarquia, que não é desordem. A escola garante o futuro dos governantes, mantendo o povo ignorante das coisas essenciais. Ignácio-GAV

    ResponderExcluir