"Quando Gregor Samsa despertou uma manhã na sua cama de sonhos inquietos, viu-se metamorfoseado num monstruoso inseto".
Esse filme foi dirigido pelo diretor teatral russo Valeri Fokin, Metamorfose é baseado na obra de Franz Kafka, narra a história do Gregor Samsa que se transformou em um inseto repugnante.
Como os atores e diretor são de teatro, é um show de interpretação, se fosse em hollywood, a metamorfose teria efeitos especiais, mas o ator se arrastando, transformando em bicho, é tudo de lindo nas artes cênicas, um belo trabalho de expressão corporal.
Eu já tinha lido há um tempo o livro e esse assunto é bem complicado, é necessário um pouco de conhecimento em psicologia e sociologia.
O interessante é a temática da transformação, você vira uma coisa diante dos olhos dos familiares e conhecidos, quando você vira um bicho que ninguém te reconhece, vira ovelha negra da família, um ser incomprendido, intolerável, as pessoas tem que te engolir por formalidade social.
O dicionário interpreta a palavra metamorfose como mudança de forma física ou moral, além de mudança de forma e estrutura, pela qual passam certos animais, como os insetos, do estado larvar para a fase adulta.
E você, alguma vez virou um bicho? Transformou-se em uma metamorfose ambulante? Ou prefere ter aquela velha opinião formada sobre tudo, como cantava Raul?
Nenhum comentário:
Postar um comentário