sexta-feira, 16 de abril de 2010

Desafio Literário: autor latino-americano

No Desafio literário 2010, para o mês de abril, foi sugerida a leitura de um escritor latino-americano, como eu tinha lido apenas um livro do Gabriel Garcia Marquez, o "Cem anos de solidão" que está entre os 5 melhores livros que já li na vida, optei por ler outro, desta vez li "Memórias de minhas putas tristes", é um livro fácil de ler, tem apenas 37 páginas. O livro narra a vida de um velhinho jornalista/ escritor que acabou de fazer 91 anos e se apaixonou por uma garotinha virgem que ia se prostituir para ajudar nas contas da família, era a primeira vez que ele tinha se apaixonado por alguém, nunca é tarde para o amor, não é?

Segue algumas frases soltas, extraídas do livro:

No ano de meus noventa anos quis me dar de presente uma noite de amor louco com uma adolescente virgem. Lembrei de Rosa Cabarcas, a dona de uma casa clandestina que costumava avisar aos seus bons clientes quando tinha alguma novidade disponível. Nunca sucumbi a essa nem a nenhuma de suas muitas tentações obscenas, mas ela não acreditava na pureza de meus princípios. Também a moral é uma questão de tempo, dizia com um sorriso maligno, você vai ver.

Virgens sobrando neste mundo só os do seu signo, dos nascidos em agosto.

A idade não é a que a gente tem, mas a que a gente sente.

O sexo é o consolo que a gente tem quando o amor não nos alcança.
com as brisas me chegou a má notícia de que Delgadina não ia passar o Natal comigo, mas com sua família. Se tem uma coisa que detesto nesse mundo são as festas obrigatórias em que as pessoas choram porque estão alegres, os fogos de artifício, as musiquinhas chochas, as grinaldas de papel de seda que não têm nada a ver com um menino que nasceu há dois mil anos num estábulo indigente.

Havia achado, sempre, que morrer de amor não era outra coisa além de uma licença poética. Naquela tarde, de regresso para casa outra vez, sem o gato e sem ela, comprovei que não apenas era possível, mas que eu mesmo, velho e sem ninguém, estava morrendo de amor.


É isso, próximo mês tem mais!

10 comentários:

  1. Leitura fa'cil e ra'pida!!! E pelo visto bem interessante. Ate' Maio!!

    ResponderExcluir
  2. Tem um tom meio machista, o que você acha?

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dani, concordo sobre o machismo, não generalizando, mas de uma certa forma é o retrato do homem latino-americano que se acha mucho macho e pegador, independente da idade rsrs

    ResponderExcluir
  4. Esse livrinho é gostoso de ler mesmo,como praticamente tudo de García Marquez, inclusive os "difíceis" de se ler. Esse livro li há muitos anos e só lembro mesmo da sensação do livro, não lembro mais os detalhes.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana
    Também gostei desse livro; apesar de curtinho, a história é bem interessante.

    ResponderExcluir
  6. Ei Ana,

    Cem anos de solidão também está na minha lista de favoritos, este ainda não li e não sabia que era tão curtinho assim.

    Quero ler, achei as frases lindas :)

    bjoo

    ResponderExcluir
  7. Ô homem que escreve bem demais! Esse ainda não li. Deveria tê-lo escolhido para o desafio.
    Excelente participação!

    ResponderExcluir
  8. Como eu disse a Mabia do blog Maxibolsa, que também escolheu este livro para o Desafio, vou lê-lo assim que digerir as outras obras do Garcia Marquez.

    Até porque depois de sua resenha deu vontade de puxar uma poltrona para perto da janela, sentar encostada em almofadas, pegar o livro e mergulhar na história. :)

    Grande abraço pra ti, Ana, e depois eu volto, tá?

    ResponderExcluir