sábado, 10 de abril de 2010

Nine, o filme


Nine é um musical da Broadway que virou filme, que por sua vez é uma releitura do filme 81/2, de Fellini. Resumindo: Como mostrar de maneira fácil o cinema italiano para os americanos.
Adoro filmes musicais hollywoodianos, desde os antiguinhos como Cantando na chuva, Funny Girl, até os mais modernos como Chicago, Moulin Rouge, Romance e cigarros, Rent, também curto os franceses 8 femmes, Les chansons d'amour, On connait la chanson, Pas sur la bouche, entre outros.
Nine e 81/2 narra a história de um diretor de cinema em crise existencial, ele tem um timeline para terminar um filme, a produção contrata atores, figurinistas, maquiladores, a atriz principal, ele tem um agenda de reuniões e entrevistas, todos acreditando que ele já tem o roteiro pronto, mas não. Lembranças do passado assombram-no e lidar com o presente, a esposa, as amantes e todo aquele staff do cinema e da mídia faz com que ele entra em parafuso. O filme italiano é tão bacana que passa a confusão do personagem para o espectador, porque o filme é tão confuso como a mente dele.
O elenco de Nine foi bem escolhido, no papel do diretor está o Daniel Day Lewis (no filme de Fellini era o Marcelo Mastroianni). Vou cometer a heresia de dizer que prefiro o Daniel, o Mastroianni era daquela época do ator-galã, cheio de charme, caras e bocas, igual ao Clark Gable, de O vento levou ou o francês Alain Delon, não sou chegada a esses tipos. Já o Daniel é mais dramático e teatral.
O papel da mamma ficou com a belíssima Sophia Loren, até depois de velha tá um arraso.
A Nicole Kidman que já tem experiência em filme musical, ela fez Moulin Rouge.
A atriz francesa Marion Coutillard que trabalhou em Piaf - Um hino ao amor.
A Penélope Cruz, chouchou do Almodovar.
A atriz britânica, Judi Dench que é ótima.
A Kate Hudson e a Fergie que são mais ou menos.
O ator mirim que interpreta o cineasta na infância é muito parecido com o ator do filme italiano, quase um clone.
Veja o trailer aqui: http://www.youtube.com/watch?v=y_5_lzags3I

Um comentário:

  1. Eu também gosto muito de musicais... esse eu não conhecia!!
    Ótimo post!!

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir