segunda-feira, 19 de julho de 2010

Harold and Maude


Que filme mais doido esse! Em português o filme foi traduzido como "Ensina-me a viver", narra a história de duas pessoas muito excêntricas, o jovem Harold com 20 anos e a Maude prestes a fazer 80. Harold é obcecado pela morte, seu passatempo é simular suicídio, comprou um carro funerário e sempre vai a enterros, nessa de ir a enterros, encontra a Maude, uma velhinha doida de pedra, rouba carros, mora em um vagão de trem, posa para artistas, tem um passado de militante,etc. Eles são o oposto, enquanto ela tenta viver ao máximo, ele tenta morrer.
Harold tem uma mãe dondoca, que quer as coisas certinhas, tenta arrumar uma esposa para ele, leva-o para fazer terapia, compra carro luxo para tentar agradá-lo. Ele tem um tio militar que tenta ingressá-lo na carreira, conta vantagens sobre a guerra.
Olha o que a Maude falou para o policial depois de roubar um carro, uma pá e uma árvore:
Não seja tão profissional.Você deixa de ser você mesmo quando está sendo profissional demais. Essa é a maldição de quem tem um emprego no governo.
E quando ela serve bebida para o Harold, ele diz:
Com certeza estou descambando para os vícios.
Maude: Vício, virtude. É melhor não ser tão rigoroso assim.Você sabota a si mesmo pela sua vida afora. Veja isso por cima da moralidade. Se você aplicar isso para a vida, então você estará se privando de viver isso completamente.
Harold: Eu não tenho vivido. Eu tenho morrido umas vezes.

Queria muito ter uma avó ou uma vizinha como a Maude ou aquela velhinha do Tomates Verdes Fritos que acaba despertando em você a vontade de viver e de se arriscar. Teve a Semana da Diversidade Sexual, no canal GNT, em um dos episódios era sobre homossexuais de Jerusalém, a terra santa. Lá tem uma menina palestina que namora com uma judia (corajosas!), a palestina disse que é melhor viver morrer vivendo que viver morrendo, ou seja é preferivel morrer fazendo o que quer/ gosta a viver uma vida morta sem sentido.
A trilha sonora do filme á muito boa também, foi feita pelo Cat Stevens.Segue abaixo o vídeo com a música "Trouble" + cenas do filme.


O filme é mórbido, hilário, ácido, confronta personagens da sociedade, tais como: militarismo e a necessidade da guerra, a psicanálise, a igreja, o que é certo ou errado, etc. Amodorei!

Um comentário:

  1. Sempre ouvi muito falar deste filme, e apesar da curiosidade, nunca tive a oportunidade de ver. Gostei da sua resenha sobre ele e vou procurar o filme para finalmente conhecer os famosos Harold e Maude.

    ResponderExcluir